Questões de Concursos Públicos: Prefeitura de Teresópolis RJ

Encontre aqui questões Prefeitura de Teresópolis RJ de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

Para que uma aprendizagem significativa possa acontecer, é necessário investir em ações que potencializem a disponibilidade do aluno para a aprendizagem, o que se traduz, por exemplo, no empenho em estabelecer relações entre seus conhecimentos prévios sobre um assunto e o que está aprendendo sobre ele.

(PCN, 1998)

A afirmação acima destacada, partindo de uma perspectiva construtivista, convida o professor a refletir que, ao iniciar uma nova situação de ensino-aprendizagem, devemos considerar que:

"O crescimento das cidades e a diversificação de suas atividades foram os requisitos mínimos da constituição de um movimento da classe trabalhadoraï", que variou em suas formas de organização e em suas relações com o poder político entre os séculos XIX e XX.

Analise as afirmações seguintes a respeito do movimento operário no Brasil:

I. Ao incipiente setor industrial correspondia um movimento operário nuclear, de organização horizontal, temendo as listas negras e, como muitos eram estrangeiros, sempre arriscados à desmoralizante deportação com base na legislação de costumes.

II. Em São Paulo, predominou o anarcossindicalismo praticante da ação direta, em luta por melhorias econômicas e por uma sociedade sem Estado, igualitária, organizada em comissões e federações de trabalhadores.

III. Na Era Vargas, assistiu-se ao crescimento do proletariado urbano-industrial e à imposição, por parte do Estado, do sindicalismo único por categoria profissional, de características corporativas, vinculado ao Ministério do Trabalho. Assinale:

A característica definidora da constituição humana não é um somatório entre fatores inatos e adquiridos e sim uma interação dialética que se dá, desde o nascimento, entre os seres humanos e o meio social e cultural em que se inserem. A perspectiva acima expressa uma concepção de aprendizagem:

16 Vigotsky afirma que o bom ensino é aquele que se adianta ao desenvolvimento, ou seja, que se dirige às funções psicológicas que estão em vias de se completarem.

(Rego, 2001)

Isso significa dizer que, na abordagem sociointeracionista, a qualidade do trabalho pedagógico está associada à:

"A chamada Escola Nova trouxe à baila a discussão da relação professor/aluno, (mas) não alterou, na prática, a relação de poder em sala de aula."

Assinale a alternativa correta sobre o objetivo do ensino da História para uma relação que inclua a realidade e os interesses próprios do aluno.