Questões de Concursos Públicos: Prefeitura de Suzano SP

Encontre aqui questões Prefeitura de Suzano SP de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

Texto associado.

Comprar menos é melhor do que comprar “verde”

Estudo indica que consumir em menor quantidade pode gerar efeitos mais positivos do que aderir à onda do consumo de produtos ditos sustentáveis.

      O direito de comprar o que o dinheiro honestamente juntado permite é um dos bons e inegociáveis avanços do capitalismo – e, no entanto, de um tempo para cá, o exagerado consumismo foi levado ao tribunal do bom comportamento, e com doses de razão. Um estudo publicado no periódico inglês Young Consumers, de pesquisadores de marketing da Universidade do Arizona (EUA), fez barulho ao sugerir que consumir menos traz efeitos mais positivos para o ambiente e para cada indivíduo do que simplesmente substituir produtos por versões que, em teoria, seriam ecologicamente corretas.

      Os analistas se debruçaram em dois perfis de pessoas: aquelas com o hábito de reaproveitar bens, em vez de sair às compras; e os adeptos da aquisição de produtos “verdes”. De acordo com os pesquisadores, o primeiro grupo, menos afoito, apresentou índices mais altos de bem-estar pessoal, além de ter modo de vida pouco danoso para a natureza.

      O resultado da pesquisa bate de frente com uma indústria vigorosa. De acordo com a consultoria Nielsen, estima-se que 64% de lares dos Estados Unidos já compraram itens enquadrados como sustentáveis. Não há levantamento brasileiro, mas por aqui também é tendência forte. A consciência ambiental é sempre louvável. Mas convém ter cautela.

      Há alternativas conservacionistas que são vendidas como tal, mas que não se comprovam “verdes”. É o caso de canudinhos de metal, cuja fabricação demanda energia equivalente à usada para criar noventa modelos de plástico (ressalta-se: ainda é melhor que não se use canudo algum, muito menos os de plástico). Outro exemplo é o das “eco bags”. Para valerem do ponto de vista sustentável, seria necessário usar cada uma 104 vezes. Disse a VEJA Sabrina Helm, coordenadora do estudo da Universidade do Arizona: “Temos que ser conscientes, pensando no que é realmente útil para nossas vidas”. Soa simplório, mas é conselho bom e eficaz.

(Jennifer Ann Thomas, 28 out 2019. Disponível em: https://veja.abril.com.br/ciencia/comprar-menos-e-melhor-do-que-comprar-verde/.)

O título do texto: Comprar menos é melhor do que comprar “verde”:
I. Qualifica o consumismo sustentável como uma atitude nula diante da realidade.
II. Antecipa um posicionamento do enunciador do texto acerca de assunto relacionado ao consumo.
III. Demonstra, por meio do emprego de aspas, o uso de um vocábulo cujo sentido produzido extrapola o usual.
IV. Estabelece uma comparação entre comportamentos diferentes atribuídos a indivíduos com características diferentes.
Estão corretas apenas
Sobre a gestão de pessoas nas organizações, a denominada Era da Informação representa uma transformação no pensamento administrativo, podendo-se afirmar que:
Camila viajou com um certo valor em dinheiro. Gastou 3 /7 do que tinha com passagem, 1/4 do restante com hospedagem; em seguida, gastou R$ 260,00 com alimentação e, ainda, lhe sobrou R$ 484,00. O valor em dinheiro que Camila levou na viagem é:
Um sorteio foi realizado entre cinco amigos: Alisson, Bruno, Carlos, Diego e Eric e apenas um foi contemplado. Deseja-se saber quem foi o vencedor; cada um deles afirmou:
• Alisson: “Não venci o sorteio”;
• Bruno: “Carlos é o vencedor”;
• Carlos: “Eric é o vencedor”;
• Diego: “Alisson disse a verdade”; e,
• Eric: “Bruno mentiu”.
Considerando que apenas um dos amigos mentiu e que todos os outros disseram a verdade, pode-se concluir que o vencedor do sorteio é:
Uma empresa oferece almoço para os seus funcionários. Considerando que em 8 dias foram gastos 72 kg de carne para servir 60 funcionários, nas mesmas condições, a quantidade de carne, em quilogramas, necessária para servir 50 funcionários durante 12 dias é:
Constitui-se em um direito dos pais ou responsáveis, assegurado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente,
Em uma pizzaria, cujo horário de funcionamento é de 20 horas às 23 horas, trabalham 7 pizzaiolos que produzem 60 pizzas diariamente. Caso essa pizzaria funcionasse das 18 horas às 22 horas, quantos pizzaiolos seriam necessários para produzir 1.120 pizzas semanalmente?