Entrar

Questões de Concurso: Prefeitura de Lagarto SE

Confira aqui questões de Prefeitura de Lagarto SE para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


Três lâmpadas acendem em intervalos regulares. A primeira a cada 5 segundos, a segunda a cada 6 segundos e a terceira a cada 15 segundos. Se, em um dado instante, as três acenderem ao mesmo tempo, depois de quantos segundos as lâmpadas voltarão a acender simultaneamente?
🧠 Mapa Mental
Numa caixa havia três bolas pretas, duas vermelhas e uma branca. João retirou três bolas da caixa. Sabendo que nenhuma delas era branca, podemos necessariamente afirmar sobre as três bolas retiradas que
🧠 Mapa Mental
Analise as assertivas e, em seguida, assinale a alternativa que aponta as corretas.

De acordo com o artigo 214 da Constituição Federal, a lei estabelecerá o plano nacional de educação, de duração decenal, com o objetivo de articular o sistema nacional de educação em regime de colaboração e definir diretrizes, objetivos, metas e estratégias de implementação para assegurar a manutenção e desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis, etapas e modalidades por meio de ações integradas dos poderes públicos das diferentes esferas federativas que conduzam a

 I. erradicação do analfabetismo.

 II. universalização do atendimento escolar.

III. melhoria da quantidade do ensino.

 IV. formação para o trabalho acadêmico.

V. promoção humanística, científica e tecnológica do País.

VI. estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação como proporção do produto interno bruto.
🧠 Mapa Mental
Analise as assertivas e, em seguida, assinale a alternativa que aponta as corretas.

 I. Quanto menores, mais as crianças precisam de orientação e de ajuda dos professores e dos funcionários que estiverem próximos no momento.

II. A aprendizagem dos movimentos para uma correta escovação dos dentes e da língua, usar o fio dental, bochechar e cuspir a água, é construída pela observação e orientação do adulto e pela própria experiência da criança ao ter oportunidade de manusear esses materiais e a água.

III. É também função do professor auxiliar as crianças a identificarem situações de risco, tais como subir em locais muito altos, utilizar bases pouco firmes para escalar, utilizar objetos pontiagudos ou cortantes sem monitoração, aproximar-se de fontes de calor (fogão, forno, aquecedor, fogueira, velas etc.).

IV. Uma criança saudável não é apenas aquela que tem o corpo nutrido e limpo, mas aquela que pode utilizar e desenvolver o seu potencial biológico, emocional e cognitivo, próprio da espécie humana, em um dado momento histórico e em dada cultura.
🧠 Mapa Mental
Assinale a alternativa correta quanto ao uso de mal/mau.
🧠 Mapa Mental
Informe se é falso (F) ou verdadeiro (V) o que se afirma abaixo e, a seguir, assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) A alimentação não saudável nos primeiros anos de vida e durante a fase escolar é responsável pelo baixo peso, atraso no crescimento e desenvolvimento físico e mental, além de favorecer a repetência escolar e o desenvolvimento de doenças, tais como: infecções, doenças do coração, obesidade, hipertensão arterial e diabetes, que poderão comprometer a vida adulta.

( ) A promoção da alimentação saudável é recomendada para todas as faixas etárias e, particularmente, na infância, quando os hábitos alimentares estão sendo formados e as ações para educá-los de como comer melhor têm maiores probabilidades de sucesso.

( ) A alimentação para a criança em idade escolar, em virtude das suas necessidades nutricionais, deve atender em todos os pontos (energia, carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, minerais e fibras).

( ) A escola não deve assumir a responsabilidade na promoção da saúde dos escolares, seja orientando ou estimulando a produção e o fornecimento de refeições e lanches de qualidade, pois essa é uma responsabilidade das famílias.

( ) Algumas condições podem comprometer o estado nutricional destas crianças, seja por excesso de alimentos calóricos ou pela falta de alimentos, como por exemplo: ingestão inadequada, doenças nutricionais (ex.: anemia, falta de vitamina A e iodo), fatores psicológicos, sociais e modo de vida.
🧠 Mapa Mental