Questões de Concursos Públicos: Prefeitura de Guaíra PR

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O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)-Lei nº 8.069/90, uma lei decorrente do Art. 227 da Constituição Federal, parte da concepção da criança como sujeito de direitos e de deveres. O ECA prevê, no Art.112, várias medidas que podem ser aplicadas pela autoridade competente uma vez verificada a prática de ato infracional, que não se confunde com a indisciplina escolar. Em qualquer circunstância, quer seja em relação ao ato infracional como ao ato indisciplinar. A escola deve ter presente, o seu caráter

De acordo com os blocos de conteúdos relacionados nos Parâmetros Curriculares Nacionais, faça a relação dos itens abaixo e assinale a alternativa correta.

I - Esportes, jogos, lutas e ginástica.

II - Atividades rítmicas expressivas.

III - Conhecimento sobre o corpo.

a) Vivência da aplicação dos princípios básicos na construção de desenhos coreográficos.

b) Compreensão dos mecanismos e fatores que facilitam a aprendizagem motora.

c) Compreensão e vivência dos aspectos relacionados a repetição e a qualidade do movimento na aprendizagem do gesto esportivo.

Com a preocupação dos Parâmetros Curriculares Nacionais para garantir uma coerência com a concepção exposta e de efetivar os objetivos da Educação Física, foram eleitos alguns critérios para seleção dos conteúdos propostos. São eles:

Após diversos resultados negativos nas avaliações externas sobre a competência leitora e escritora das nossas crianças, passamos a nos perguntar: por que as crianças não têm se alfabetizado, mesmo freqüentando a escola? O que fazer? Assinale a alternativa que aponta causas desse fracasso e medidas para reverter o quadro numa perspectiva diferente da dos PCNs , respectivamente:

A Lei de Diretrizes e Bases nº 9394/96 em seu artigo 1º apresenta os conceitos de educação e ensino. Nesta conformidade, os conceitos de educação e ensino diferem quanto à sua amplitude e abrangência, a saber:

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a Educação Escolar compõe-se de:

Não são Orientações Didáticas dos Parâmetros Curriculares Nacionais para os professores:

Os novos marcos da educação infantil pós LDB (Lei nº 9394/96) como parte inicial da educação básica, implica

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação contempla a Educação Física como proposta pedagógica da escola, sendo que para o aluno do curso noturno a participação em aula é

A legislação educacional estabelece como uma das competências e obrigações do professor "zelar pela aprendizagem dos alunos". Uma das necessárias atitudes de "zelo pela aprendizagem" é a realização, pelo professor, da sondagem sobre o que o aluno já sabe e o que o aluno não sabe, e precisa aprender. Precisa fazer um diagnóstico sobre o que os alunos sabem para decidir o quê e como ensiná-los, o que deve ser feito, verificando