“Apesar das mudanças que vêm ocorrendo e sendo sugeridas no âmbito do sistema educacional brasileiro, a sala de aula, nosso principal ambiente de aprendizagem, continua anacrônica. Grande parte das práticas pedagógicas atuais ainda privilegia o ensino transmissivo, às custas de uma ênfase na aprendizagem mediada pelo professor e suas escolhas de recursos educacionais.”
GUIMARÃES, A. de M.; DIAS, R. In: COSCARELLI, C. (org.) Novas tecnologias, novos textos, novas formas de pensar . Belo Horizonte: Autêntica, 2002, p. 24.
São modificações na prática educativa sugeridas pelos autores, EXCETO:
a) Utilização de estratégias de aprendizagem, que envolvem tomada de decisões com base no raciocínio, na afetividade e nas interações sociais para atingir metas e objetivos específicos.
b) Uso do potencial educativo das tecnologias da informação e comunicação, como estratégia para a transferência das informações pelo professor para o conjunto de alunos.
c) Valorização das múltiplas inteligências (lógica, linguística, musical, espacial, interpessoal, intrapessoal e cinestésica), a fim de promover uma educação integral do aprendiz.
d) Criação dos ambientes de aprendizagem, ou seja, sistemas de ensino e aprendizagem integrados e abrangentes capazes de promover o engajamento dos alunos.
e) Reengenharia da sala de aula, com as ações educativas redirecionadas para colocar o aluno como agente do processo de (re)construção de conhecimentos e saberes no contexto escolar.