Entrar

Questões de Concurso: IFES

Confira aqui questões de IFES para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


Em um período longo de seca, o valor médio de água presente em um reservatório pode ser estimado de acordo com a função: Q(t) = 4000 . 2-0,5 . t, onde t é medido em meses e Q(t) em metros cúbicos. Para um valor de Q(t) = 500, pode-se dizer que o valor de t é
🧠 Mapa Mental
O ASSASSINO ERA O ESCRIBA

Meu professor de análise sintática era o tipo do sujeito inexistente.
Um pleonasmo, o principal predicado de sua vida,
regular como um paradigma da 1ª conjunção.
Entre uma oração subordinada e um adjunto adverbial,
ele não tinha dúvidas: sempre achava um jeito
assindético de nos torturar com um aposto.
Casou com uma regência.
Foi infeliz.
Era possessivo como um pronome.
E ela era bitransitiva.
Tentou ir para os EUA.
Não deu.
Acharam um artigo indefinido na sua bagagem.
A interjeição do bigode declinava partículas expletivas,
conectivos e agentes da passiva o tempo todo.
Um dia, matei-o com um objeto direto na cabeça.
(LEMINSKI, Paulo. Caprichos e relaxos. São Paulo: Brasiliense, 1983.)

Após a leitura do poema, a cima, de Paulo Leminski, e análise de todas as referências gramaticais e figurativas usadas pelo autor para a construção da história, marque a opção CORRETA:
🧠 Mapa Mental
Silva (2010) apresenta as teorias do currículo em três categorias: tradicionais, críticas e pós-críticas. Sobre essas teorias, analise as seguintes sentenças:

I) As teorias tradicionais pretendem ser “teorias” neutras, científicas, desinteressadas. Assim, ao aceitar o status quo, os conhecimentos e os saberes dominantes, acabam por se concentrar em questões técnicas, “o que?” e o “como?”, ou seja, nas questões de organização e elaboração do currículo.
II) As teorias críticas, ao enfatizarem o conceito de discurso em vez do conceito de ideologia, efetuaram um importante deslocamento na nossa maneira de conceber o currículo.
III) As teorias críticas e as teorias pós-críticas argumentam que nenhuma teoria é neutra, científica ou desinteressada, mas que está implicada nas relações de poder. Sua questão central é: “por quê?”. Por que esse conhecimento e não outro? Estão preocupadas com as conexões entre saber, identidade e poder.
IV) As teorias pós-críticas, ao deslocarem a ênfase dos conceitos simplesmente pedagógicos de ensino e aprendizagem para os conceitos de ideologia e poder, nos permitiram ver a educação de uma nova perspectiva.
V) As teorias críticas sobre o currículo colocam em questão os pressupostos dos presentes arranjos sociais e educacionais; são teorias de desconfiança, questionamento e transformação radical, na tentativa de desenvolver conceitos que permitam compreender o que o currículo faz.

Assinale a alternativa que apresenta somente as sentenças CORRETAS.
🧠 Mapa Mental
De acordo com Libâneo, Oliveira e Toschi (2012), o art. 9º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/ 1996, estabelece que, entre outras atribuições, cabe à União “assegurar processo nacional de avaliação do rendimento escolar no ensino fundamental, médio e superior, em colaboração com os sistemas de ensino, objetivando a definição de prioridades e a melhoria da qualidade do ensino”. Tendo como base esse artigo e as considerações dos autores a respeito das avaliações da educação básica, analise as proposições:

I) Essa prescrição legal (art. 9º da LDB/96) impede que estados e municípios também possam ter iniciativas de avaliação de desempenho escolar em seus respectivos sistemas de ensino.
II) Os instrumentos de avaliação em curso na política educacional brasileira (como o Sistema de avaliação Básica – Saeb; o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem; e a Prova Brasil) visam a realização de avaliações de diagnóstico de qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro.
III) As diretrizes e parâmetros das avaliações nacionais em larga escala, pautadas em critérios quantitativos, contribuem para o processo de autoavaliação da escola, na medida em que consideram os fatores sociais, culturais e econômicos.
IV) O Sistema de avaliação Básica – Saeb, coleta dados sobre os alunos, professores e diretores de escolas públicas e privadas em todo o Brasil. É aplicado a cada dois anos, a alunos da 4ª e da 8ª séries do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio.
V) O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007, para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. Não se trata propriamente de uma prova; seus resultados são calculados com base no desempenho dos estudantes em avaliações do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e em taxas de aprovação. 

Assinale a alternativa que apresente somente as proposições CORRETAS.
🧠 Mapa Mental
Uma sequência didática é determinada como uma série ordenada e articulada de atividades. Para reconhecer a validade de uma sequência didática, pode-se fazer uma série de perguntas sobre as atividades propostas. Uma destas perguntas refere-se à existência de atividades que permitam criar zonas de desenvolvimento proximal e intervir. Analise as atividades propostas abaixo e assinale aquela que NÃO possibilita a criação de zonas de desenvolvimento proximal e intervenção.
🧠 Mapa Mental
A leitura do poema a seguir, de João Cabral de Melo Neto, conduzirá a questão:
O ENGENHEIRO


A luz, o sol, o ar livre
envolvem o sonho do engenheiro.
O engenheiro sonha coisas claras:
Superfícies, tênis, um copo de água.
O lápis, o esquadro, o papel;
o desenho, o projeto, o número:
o engenheiro pensa o mundo justo,
mundo que nenhum véu encobre.
(Em certas tardes nós subíamos
ao edifício. A cidade diária,
como um jornal que todos liam,
ganhava um pulmão de cimento e vidro.)

A água, o vento, a claridade
de um lado o rio, no alto as nuvens,
situavam na natureza o edifício
crescendo de suas forças simples.
(MELO NETO, João Cabral de, Serial e Antes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.)

O poeta João Cabral de Melo Neto se tornou um grande escritor brasileiro a partir de 1945. Escrevia, com muita concisão, sobre o mundo real, como é possível contatar na leitura de “O Engenheiro”.

Qual é a melhor assertiva abaixo que esclarece se esse texto é literário ou não?
🧠 Mapa Mental
Paro (2010, p. 205) discute a natureza do processo de produção pedagógico na escola. Nesse sentido, analise as seguintes sentenças:

I) A natureza do saber envolvido no processo educativo escolar não é nada mais que o saber historicamente acumulado. Assim sendo, esse saber não pode ser expropriado do trabalhador, sob a pena de descaracterizar-se o próprio processo pedagógico.
II) No processo pedagógico escolar, o produto da escola é a aula, ou seja, o ato de aprender, como uma atividade ou o processo através do qual se buscam determinados resultados.
III) O papel do educando no processo educativo escolar não pode restringir-se, entretanto, a sua condição de consumidor. Num processo pedagógico autêntico, o educando não apenas está presente, mas também participa das atividades que aí se desenvolvem.
IV) No processo pedagógico escolar, o que se constitui como efetivo produto é a real transformação na personalidade viva do educando, pois, se a educação realmente se efetivou, o aluno sai do processo diferente de como ele era quando aí entrou.
V) A administração escolar precisa saber buscar nos princípios da administração empresarial os objetivos que ela persegue, ou seja, os princípios, métodos e técnicas adequados ao incremento de sua racionalidade. 

Assinale a alternativa que apresente somente as proposições CORRETAS.
🧠 Mapa Mental
Leia a crônica de Clarice Lispector, a seguir para responder a questão:
ESCREVER AS ENTRELINHAS


Então escrever é o modo de quem tem a palavra como isca: a palavra pescando o que não é palavra. Quando essa não-palavra - a entrelinha - morde a isca, alguma coisa se escreveu. Uma vez que se pescou a entrelinha, poder-se-ia com alívio jogar a palavra fora. Mas aí cessa a analogia: A não-palavra, ao morder a isca, incorporou-a. O que salva então é escrever distraidamente.

(LISPECTOR, Clarice. A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.)

Está CORRETO afirmar sobre algumas expressões que compõem essa crônica de Clarice Lispector:
🧠 Mapa Mental
Com base nas análises das teorias críticas e pós-críticas do currículo, realizada por Silva (2010), analise as proposições e verifique quais são VERDADEIRAS (V) e quais são FALSAS (F):

( ) As teorias pós-críticas e as teorias críticas possibilitaram compreender o currículo para além dos conceitos técnicos, como os de ensino e eficiência, ou de categorias psicológicas, como as de aprendizagem e desenvolvimento, ou ainda de imagens estáticas como as de grade curricular.
( ) As teorias pós-críticas defendem que o currículo é espaço de poder, centrado no Estado, pois o conhecimento corporificado no currículo carrega as marcas das relações sociais de poder e reproduz as estruturas sociais.
( ) As teorias críticas enfatizam que o currículo é uma construção social, portanto, resultado de um processo histórico, por meio de processos de disputa e conflito social, em que certas formas curriculares tornaram-se consolidadas como o currículo.
( ) O currículo, para as teorias críticas, não pode ser compreendido sem uma análise das relações de poder, descentrado em toda rede social, ou seja, nos processos de dominação centrados na raça, na etnia, no gênero e na sexualidade.
( ) Com sua ênfase pós-estruturalista na linguagem e nos processos de significação, as teorias pós-críticas enfatizam o papel formativo do currículo. 

Assinale a opção que contém as proposições CORRETAS.
🧠 Mapa Mental
Libâneo, Oliveira e Toschi (2012), ao discutirem o sistema de organização e de gestão da escola, apresentam os conceitos básicos dos processos organizacionais na instituição escolar. De acordo com os pressupostos teóricos dos autores, assinale a alternativa INCORRETA:
🧠 Mapa Mental