Paciente do sexo feminino, 47 anos de idade, branca, dona de casa, procedente de Taguatinga-DF, hipertensa e dislipidêmica, foi atendida na unidade de pronto atendimento em decorrência de quadros convulsivos recorrentes. Após a anamnese e a avaliação dos exames complementares, iniciou-se o tratamento com fenobarbital (ácido fraco) por via oral. No entanto, por desatenção, a paciente ingeriu, nas últimas 24 horas, vários comprimidos de fenobarbital e foi encaminhada ao serviço de emergência.
Nessa situação hipotética, considerando suspeita de intoxicação pelo fenobarbital, assinale a alternativa que apresenta uma opção de tratamento farmacológico.
a) Iniciar o ácido acetilsalicílico, a fim de diminuir a ionização e a reabsorção renal do fenobarbital e facilitar o processo de excreção renal.
b) Empregar o cloreto de amônia com propósito de alcalinizar a urina, preferencialmente em dose única por via oral, o que resultará em redução na reabsorção renal do fenobarbital e em aumento na taxa de excreção renal.
c) Acidificar a urina com o ácido etilenodiaminotetracético (EDTA), com a finalidade de produzir uma reação de quelação com o fenobarbital.
d) Introduzir o carvão ativado por via intravenosa e aguardar a eliminação fecal do fenobarbital de modo gradual e contínuo.
e) Alcalinizar a urina com a infusão intravenosa de bicarbonato de sódio, com o intuito de promover a ionização do fenobarbital na urina e de viabilizar o aumento na excreção renal do fármaco.