Questões de Concursos Públicos: FEAES PR

Encontre aqui questões FEAES PR de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

Um dos desafios éticos no cotidiano dos profissionais de saúde é a comunicação. Tanto que muitas dificuldades ocorrem na interação entre esses profissionais, o paciente, seus familiares ou acompanhantes. São características de uma comunicação eficaz e efetiva:

I. Clareza.

II. Objetividade.

III. Simplicidade.

Está(ão) CORRETA(S):

Com a crescente mudança no cenário do mercado de trabalho, as políticas de formação profissional sofreram modificação e atualmente a necessidade de aquisição de novos conhecimentos e habilidades pelo trabalhador é uma exigência para as organizações. Nas instituições de saúde, essas políticas surgem por meio dos programas de educação permanente. Sobre educação permanente, afirma-se:

I. Educação permanente consiste na aprendizagem dentro do ambiente de trabalho em que o aprender e o ensinar são incorporados pelo trabalhador.

II. A educação permanente promove a aquisição de conhecimentos pelo trabalhador

 baseado nas necessidades de organização.

III. Entende-se como educação permanente a promoção de capacitação e treinamento, objetivando a mudança de comportamento.

IV. A educação permanente constitui-se num programa responsável pela capacitação e pela promoção da melhoria da habilidade de toda a equipe de trabalho.

Está(ão) CORRETA(S):

A Hipernatremia ocorre quando as perdas de H2O forem maiores do que a perdas de Na+ ou quando a ingestão de água for insuficiente. Em geral, as consequências são desidratação e hiperosmolaridade, e tardiamente o acúmulo efetivo de Na+, tal como no hiperaldosteronismo. De acordo com o enunciado, assinale os principais sinais e sintomas observados num paciente com Hipernatremia:

As diretrizes para a reanimação cardiopulmonar (RCP) e o atendimento cardiovascular de emergência (ACE), aprovadas em 2010, apresentam mudanças quanto às ações a serem realizadas pelos profissionais da saúde. Assinale a alternativa que contém as principais mudanças:

O dimensionamento de pessoal de enfermagem é uma preocupação constante dos enfermeiros, bem como dos próprios administradores de serviços de saúde, por interferir diretamente na eficácia, na qualidade e no custo da assistência à saúde (FUGULIN, GAIDZINSKI e CASTILHO, 2010). Nesse sentido, avalie as assertivas a seguir:

I. Conhecer a demanda do cliente, ou seja, estar ciente da complexidade assistencial requerida para a realização dos cuidados.

II. Auxiliar a gerência na aplicação de um método capaz de sistematizar o inter-relacionamento e a mensuração das variáveis que interferem na carga de trabalho da equipe de enfermagem.

III. Elaborar a divisão das atividades a serem realizadas pelo trabalhador da enfermagem por turno de trabalho.

IV. Participar ativamente do processo de educação permanente dos trabalhadores de enfermagem sob seu comando.

Indicam CORRETAMENTE as responsabilidades de todos os enfermeiros:

A resolução COFEN n. 311/07, Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, aponta no art. 25 que é dever e responsabilidade de todos os profissionais de enfermagem registrar no prontuário do paciente as informações inerentes e indispensáveis ao processo de cuidar. Os registros no prontuário devem ser legíveis, objetivos, completos, precisos, claros, concisos, sem rasuras, de modo a garantir a continuidade dos cuidados. Em relação aos registros de enfermagem, avalie as afirmativas que seguem:

I. É proibido registrar fatos e outras situações relacionadas a juízo de valor.

II. Todo profissional é responsável pela assinatura dos registros e/ou procedimentos por ele executados, uma vez que é proibido realizar e/ou delegar esse ato a outras pessoas.

III. As anotações devem ser realizadas somente ao final de cada turno.

IV. A evolução de enfermagem realizada pelo profissional de nível médio (auxiliares e técnicos de enfermagem) deve ser vistada pelos enfermeiros.

V. É proibida a utilização de qualquer tipo de abreviaturas.

Está(ão) CORRETA(S):

Paciente de 65 anos dá entrada no serviço de emergência, queixando-se de dor no peito, de início súbito, ao realizar uma caminhada. Escala de dor no momento da caminhada: cerca de 4hs: 10 / 10. Fez uso de medicação para dor (AAS 500mg) por orientação de uma vizinha, sem sucesso. Apresenta no momento dor, escala 8/10 iniciada hoje. É hipertenso prévio, em uso irregular de medicação. Dados vitais: FC: 80 bpm; FR: 23 mpm; PA: 150x95 mmHg; T axilar: 36,8ºC. Com relação ao Protocolo de Manchester, identifique a classificação e as condições de risco deste paciente elencadas acima:

Assinale a alternativa CORRETA em relação ao exercício da enfermagem:

Na gestão do processo de trabalho, o enfermeiro faz uso de diversos meios e instrumentos gerenciais e/ou assistenciais, os quais têm por objetivos:

I. Estabelecer diretrizes do serviço de enfermagem, bem como colaborar no alcance dos objetivos da instituição de saúde.

II. Auxiliar na identificação dos problemas organizacionais do serviço de enfermagem visando a um processo de tomada de decisão baseado em evidências.

III. Dar maior visibilidade ao trabalho da enfermagem.

IV. Utilizar os instrumentos que garantam a qualidade do cuidado de enfermagem e da assistência à saúde.

V. Planejar e implementar programas de educação continuada visando o desenvolvimento dos trabalhadores.

Estão CORRETOS os objetivos indicados:

“Investimento na capacitação dos recursos humanos, sobretudo na aplicação técnica, não se traduz obrigatoriamente na mudança de comportamento humano e, consequentemente, na melhoria prestada à assistência à saúde”. (NISHIO; BAPTISTA, 2009, p. 20). Essa definição diz respeito à (ao):