Entrar

Questões de Concurso: ENADE

Confira aqui questões de ENADE para Concurso grátis com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de questões resolvidas e organizadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


O método de irrigação por inundação é o mais simples e, por isso, o mais usado. A inundação contínua ou permanente é o principal método de irrigação na cultura do arroz. Para a manutenção de uma lâmina de água sobre o terreno, este deve ser sistematizado e dividido em tabuleiros delimitados por diques. Quanto às condições topográficas, o tamanho dos tabuleiros deve ser tal que a diferença em elevação, nas duas direções, entre o ponto mais alto e o mais baixo, não deve exceder dois terços da altura da lâmina média que se deseja manter no tabuleiro.

Considere que o terreno para o cultivo de arroz irrigado por inundação, após ser sistematizado, apresente declividade de 0,2% em uma direção e de 0,04% em outra; que o projeto preveja a construção de tabuleiros retangulares; e que o manejo da água se concilie com a manutenção de uma lâmina média de 15 cm.

Com base nessas informações, as dimensões que o tabuleiro deverá ter são

🧠 Mapa Mental

Uma sociedade sustentável é aquela em que o desenvolvimento está integrado à natureza, com respeito à diversidade biológica e sociocultural, exercício responsável e consequente da cidadania, com a distribuição equitativa das riquezas e em condições dignas de desenvolvimento.

Em linhas gerais, o projeto de uma sociedade sustentável aponta para uma justiça com equidade, distribuição das riquezas, eliminando-se as desigualdades sociais; para o fim da exploração dos seres humanos; para a eliminação das discriminações de gênero, raça, geração ou de qualquer outra; para garantir a todos e a todas os direitos à vida e à felicidade, à saúde, à educação, à moradia, à cultura, ao emprego e a envelhecer com dignidade; para o fim da exclusão social; para a democracia plena.
TAVARES, E. M. F. Disponível em: .
Acesso em: 25 jul. 2013 (adaptado).

Nesse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Os princípios que fundamentam uma sociedade sustentável exigem a adoção de políticas públicas que entram em choque com velhos pressupostos capitalistas.

PORQUE

II. O crescimento econômico e a industrialização, na visão tradicional, são entendidos como sinônimos de desenvolvimento, desconsiderando-se o caráter finito dos recursos naturais e privilegiando-se a exploração da força de trabalho na acumulação de capital.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

🧠 Mapa Mental

Um microprocessador precisa verifi car o estado de um dispositivo de saída a cada 20 ms. Isto é feito por meio de um timer que alerta o processador a cada 20 ms. A interface do dispositivo inclui duas portas: uma para estado e uma para saída de dados. O microprocessador utiliza uma instrução para verifi car o estado do dispositivo, e outra para examinar o seu conteúdo. Se o dispositivo estiver pronto, é necessária mais uma instrução para enviar os dados ao dispositivo. O microprocessador possui uma taxa de clock de 8 MHz e todos os ciclos de instrução pertinentes são de 12 ciclos de clock.
STALLINGS, W. Arquitetura e Organização de Computadores, 8 ed., Pearson Prentice Hall, 2010.

Quanto tempo é necessário para se verifi car e atender o dispositivo?

🧠 Mapa Mental

Em condições de viveiro, mudas de eucalipto com 50 a 60 dias de idade podem apresentar desfolha intensa e manchas foliares angulares com aspecto de anasarca. Esse tipo de sintoma é típico do ataque da bacteriose Xanthomonas axonopodis.

Visando ao controle da doença em viveiro, avalie as afirmações que se seguem.

I. O patógeno necessita de água para infectar o hospedeiro. Dessa maneira, uma forma de controle da bacteriose é o manejo de irrigação, como por exemplo, uso de subirrigação que reduz a quantidade de doença.

II. Uso de água de irrigação, bandejas e tubetes, comprovadamente livres do patógeno, também constituem estratégias eficientes de controle de bacterioses em viveiros.

III. A utilização de dosagens mais elevadas de potássio pode reduzir a infecção.

IV. A utilização de produtos químicos como antibióticos, constitui, atualmente, a principal estratégia para controle da doença nos viveiros clonais de eucalipto.

V. No caso da Xanthomonas axonopodis, a resistência genética não pode ser usada, pois todas as espécies de eucalipto são suscetíveis ao patógeno.

É correto apenas o que se afirma em

🧠 Mapa Mental

A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 194, prevê que a seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social. São princípios que organizam a seguridade social a

I. universalidade da cobertura, sem pretensão de garantir direitos iguais a todos os cidadãos.

II. seletividade e distributividade na prestação de serviços, garantindo a discriminação positiva.

III. uniformidade e equivalência dos benefícios entre trabalhadores urbanos e rurais.

IV. irredutibilidade do valor dos benefícios, podendo ser menor que um salário mínimo.

V. diversidade das bases de financiamento.

É correto apenas o que se afirma em

🧠 Mapa Mental

No processo de fabricação de capacitores, podem aparecer bolhas de ar no interior do material usado como dielétrico. A ocorrência de bolhas no interior do dielétrico limita a máxima tensão de utilização do dispositivo.

PORQUE

O campo elétrico que surge quando o capacitor é submetido a uma diferença de potencial em seus terminais é maior no interior da bolha do que no interior do dielétrico e a ruptura dielétrica pode ocorrer para tensões mais baixas do que na situação de ausência de bolhas de ar.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

🧠 Mapa Mental

A linguagem gráfica EPC/ARIS é utilizada para modelar processos de negócios. Para isso, utiliza diversos recursos para descrever, representar ou indicar, por exemplo, atividades, funções, processos e fluxos. Nesse contexto, avalie as afirmações a seguir.

I. A ligação entre dois processos é indicada por um conector.
II. A descrição de um processo deve iniciar e terminar em um evento.
III. As funções, ou atividades, são representadas por um retângulo com bordas arredondadas.

É correto apenas o que se afirma em

🧠 Mapa Mental

O manejo pré-abate está diretamente ligado ao bem-estar animal, sendo que em diversos países vigora a adoção das técnicas de abate humanitário. Essas técnicas são definidas como o conjunto de procedimentos que garantem o bem-estar dos animais durante o embarque na propriedade rural e o manejo no frigorífico. Cumpre ressaltar que o abate humanitário não é só sinônimo de qualidade sanitária, mas também de qualidade ética, além de fazer parte da preocupação dos consumidores. Disponível em: . Acesso em: 4 set. 2013 (adaptado). Acerca do abate humanitário, avalie as afirmações que se seguem.

I. O transporte é uma das etapas importantes do abate humanitário e, se realizado de forma inadequada, poderá ocasionar grande estresse aos animais, o que pode comprometer a qualidade da carcaça.

II. Caso os procedimentos de abate provoquem estresse nos animais, há possibilidade de que sejam produzidas carnes de pior qualidade, devido à redução nas concentrações de glicogênio no músculo, que impede a produção de lactato e a queda do pH.

III. O uso de currais de espera nos frigoríficos deve ser evitado, pois os animais são entregues após serem submetidos ao jejum nas propriedades rurais.

IV. A insensibilização é uma etapa imprescindível ao abate humanitário e é responsável por deixar o animal inconsciente até o final da sangria. V. A produção de carne escura, firme e seca (DFD) pode ocorrer quando os animais são submetidos ao estresse e não possui relação com o tempo de prateleira.

É correto apenas o que se afirma em

🧠 Mapa Mental

Fornecer dados de receituário para pesquisas de mercado pode configurar infração ao Código de Ética da Profissão Farmacêutica. Empresas do ramo de pesquisa de mercado têm contatado farmácias e drogarias com o objetivo de fazer com que esses estabelecimentos repassem a elas, por meio de parcerias, dados sobre as receitas aviadas, obtendo assim os nomes dos médicos e de seus pacientes, e os medicamentos que foram prescritos e dispensados. O CRF-SP reforça que esta prática é incompatível com o exercício da profissão, e esclarece que o profissional envolvido nesse tipo de parceria pode infringir o Código de Ética da Profissão Farmacêutica.
Disponível em: . Acesso em: 08 ago. 2013.

Considerando os artigos e incisos transcritos do Código de Ética da Profissão Farmacêutica apresentados a seguir, avalie quais serão infringidos pelo farmacêutico que fornecer as informações mencionadas no texto.

I. Artigo 11, inciso I - colocar seus serviços profissionais à disposição das autoridades constituídas, se solicitado, em caso de conflito social interno, catástrofe ou epidemia, independentemente de haver ou não remuneração ou vantagem pessoal.

II. Artigo 11, inciso VI - guardar sigilo de fatos que tenha conhecimento no exercício da profissão, excetuando-se os de dever legal, amparados pela legislação vigente, os quais exijam comunicação, denúncia ou relato a quem de direito.

III. Artigo 13, inciso XX - respeitar o direito de decisão do usuário sobre sua própria saúde e bem-estar, excetuando-se o usuário que, mediante laudo médico ou determinação judicial, for considerado incapaz de discernir sobre opções de tratamento e(ou) decidir sobre sua própria saúde e bem-estar.

IV. Artigo 15, inciso VI - é vedado ao farmacêutico promover pesquisa na comunidade, sem o seu consentimento livre e esclarecido, e sem que o objetivo seja a proteção ou a promoção da saúde.

É correto apenas o que se apresenta em

🧠 Mapa Mental

No século XVI, chegaram à Europa alguns objetos de arte africana, mas despertaram curiosidade apenas por seu lado exótico.

A expansão do domínio colonial europeu na África, que se deu de forma mais intensa no final do século passado, contribuiu para o aumento do contato da Europa com a arte daquele continente e motivou diversas pesquisas antropológicas sobre os povos e as culturas africanas. Como resultado, a arte africana foi classificada em um conjunto variado de estilos, que, por aproximação com a arte europeia, foram chamados de naturalista, expressionista e abstrato. Mas essas denominações não são muito corretas, pois a arte africana nunca se organizou em tendências ou movimentos estéticos, conforme temos visto na evolução da arte ocidental.

Atualmente, considera-se de grande importância a escultura africana, como as terracotas, os trabalhos em bronze e madeira da Nigéria, da Costa do Marfim ou do Zaire.
PROENÇA, G. História da Arte. São Paulo: Ática, 2003, p. 157.

A cultura e a arte africana influenciaram a obra de vários artistas, entre eles Pablo Picasso, Fernand Léger e Braque, que

I. admitiram aproximação entre a arte africana e as suas pinturas.

II. apontaram a influência da arte africana como responsável pela origem do cubismo.

III. reconheceram, na arte africana, expressividade intensa, clareza de estrutura e simplicidade linear na técnica.

IV. compreenderam que o artista africano pinta ou esculpe com liberdade, e não de acordo com as tendências de um movimento estético.

É correto o que se afirma em

🧠 Mapa Mental