Questões de Concursos Públicos: EEAR

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Dentre as alternativas abaixo, qual descreve a característica do gadolínio? 
Texto associado.
               “Cracolândia” drug addicts have already spread to more
                                  than 20 different areas in São Paulo
1              Five    days    after   a    police   operation  in  Cracolândia
         (Crackland)    in    the    center   of   São  Paulo,  drug   addicts
         have  spread  to  various parts of the region, such as Paulista
         avenue,  as  well   as  the space underneath the João Goulart
5       overpass, which is also known as the Minhocão.
                 The   officers   from   the   GCM   (the  Metropolitan  Civil
         Guard)   have  accompanied  the   movement  of   those  who
         belonged   to   the   “flow”  (fluxo)  –  a  term used to describe
         outdoor areas where people negotiate and consume drugs.
                   Fonte: Folha de São Paulo – Internacional – 26/05/2017
GLOSSARY
overpass = viaduto, elevado
The words “after”, “in”, “of” and “from”, in bold in the text, are __________.
Texto associado.
Leia:
1 – Eu vou tirar você de mim/Assim que descobrir /Com quantos nãos se faz um sim
2 – Vale todo um harém a minha bela/Em fazer-me ditoso ela capricha.../Vivo ao sol de seus olhos namorados,/Como ao sol de verão a lagartixa.
3 – Ilumina meu peito, canção./Dentro dele/Mora um anjo,/Que ilumina/O meu coração.
Nas sentenças acima, encontram-se, respectivamente, as seguintes figuras de linguagem:
Qual é o primeiro e o mais importante método básico utilizado para evitar a radiação desnecessária? 
Texto associado.
                                                           Como os campos
                                                                                                           Marina Colasanti
1                     Preparavam-se     aqueles     jovens    estudiosos    para    a   vida
             adulta,   acompanhando   um  sábio   e   ouvindo   seus ensinamentos.
             Porém,    como    fizesse   cada  dia   mais  frio  com  o  adiantar-se  do
             outono,   dele   se   aproximaram  e   perguntaram:
5                    – Senhor,   como   devemos  vestir-nos?
                      – Vistam-se   como   os   campos   -   respondeu   o   sábio.
                      Os   jovens    então   subiram    a    uma   colina   e   durante   dias
             olharam   para   os   campos.   Depois   dirigiram-se   à   cidade,   onde
             compraram   tecidos    de    muitas    cores   e   fios   de   muitas  fibras.
10         Levando     cestas    carregadas,   voltaram     para    junto    do    sábio.
                      Sob   o    seu    olhar,   abriram  os  rolos das sedas, desdobraram
             as   peças   de    damasco   e   cortaram   quadrados   de   veludo,  e os
             emendaram    com     retângulos    de    cetim.     Aos    poucos,   foram
             criando,    em   longas    vestes,   os   campos  arados, o vivo verde dos
15         campos      em    primavera,     o      pintalgado    da      germinação.    E
             entremearam    fios  de  ouro  no   amarelo  dos  trigais,  fios  de prata
             no   alagado   das   chuvas,   até   chegarem   ao   branco   brilhante da
             neve.   As   vestes   suntuosas  estendiam-se  como  mantos.   O  sábio
             nada   disse.
20                  Só    um    jovem    pequenino    não     havia    feito    sua    roupa.
             Esperava   que   o   algodão    estivesse    em    flor,   para   colhê-lo.   E
             quando   teve   os    tufos,  os  fiou.   E  quando  teve  os  fios, os teceu.
             Depois   vestiu   sua   roupa   branca   e    foi    para o campo trabalhar.
                      Arou   e   plantou.  Muitas   e   muitas  vezes  sujou-se  de terra. E
25         manchou-se    do    sumo   das   frutas   e   da   seiva   das   plantas.   A
              roupa   já   não   era    branca,    embora    ele   a   lavasse   no    regato.
              Plantou    e    colheu.   A    roupa    rasgou-se,    o    tecido   puiu-se.   O
             jovem    pequenino    emendou  os  rasgões   com  fios de  lã, costurou
             remendos   onde   o   pano   cedia.   E   quando  a  neve  veio, prendeu
30         em    sua   roupa   mangas   mais   grossas   para   se   aquecer.
                       Agora    a   roupa    do   jovem   pequeno  era  de tantos pedaços,
             que   ninguém   poderia   dizer   como    havia   começado.  E  estando
             ele   lá   fora   uma   manhã,   com   os   pés   afundados  na  terra para
             receber   a   primavera,   um   pássaro   o   confundiu  com  o  campo e
35         veio     pousar    no    seu   ombro.     Ciscou   de   leve    entre   os   fios,
             sacudiu    as    penas.    Depois    levantou     a     cabeça   e  começou  a
             cantar.
                       Ao longe, o sábio, que tudo olhava, sorriu.
                             Colasanti, M. Mais de 100 histórias maravilhosas - 1.ed. – São
                                                                                                        Paulo: Global, 2015
Por que o jovem pequenino foi o último discípulo a confeccionar sua roupa?
Leia os períodos e depois assinale a alternativa que classifica, correta e respectivamente, as orações adverbiais em destaque.
1 – A filha é traiçoeira como o pai.
2 – O Chefe de Estado agiu como manda o regulamento.
3 – Como era esperado, ele negou a participação no sequestro.
4 – Como não estava bem fisicamente, não participou da maratona.
Texto associado.
                     Homeless crack addict revitalizes small square in
                                             downtown São Paulo
1        A   homeless   man   has   chosen  to   occupy   his   free    time
          revitalizing  a  small square on the corner of avenues São João
          and  Duque  de  Caxias,  in  downtown  São  Paulo. He planted
          pau-brasil,  palm,  banana and avocado trees. He also planted
5        boldo, sweet potatoes, beans, peppers and ornamental plants,
          such  as  snake  plants. Residents noticed the square’s gradual
          changes  and  congratulated the author for the modifications.
Fonte: Folha de São Paulo Internacional – 21/03/2017
Choose the alternative that is NOT in the Simple Past:
Existem materiais sabidamente infectantes e envolvidos na transmissão do HIV. Assim, a exposição a alguns materiais constitui situação na qual a profilaxia pós-exposição está recomendada. 
Assinale a alternativa incorreta com relação aos materiais que estão envolvidos com a transmissão do HIV. 
Na incidência axiolateral de mandíbula, o ramo mandibular é visualizado com qual posicionamento da cabeça?