Entrar

Questões de Concurso: CODEMIG

Confira aqui questões de CODEMIG para Concurso grátis com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de questões resolvidas e organizadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


A Resolução n. 1.185/2009 do Conselho Federal de Contabilidade discorre sobre a apresentação das demonstrações contábeis. Analise as seguintes afirmações pertinentes à apresentação do Balanço Patrimonial.

I. A nomenclatura de contas utilizada e sua ordem de apresentação ou agregação de itens semelhantes podem ser modificadas de acordo com a natureza da atividade da empresa e de suas transações, no sentido de fornecer informação que seja relevante na compreensão da posição financeira e patrimonial da empresa.
II. Quando uma empresa fornece bens dentro de ciclo operacional claramente identificável, a classificação de ativos e passivos circulantes e não circulantes distingue os ativos líquidos que estejam continuamente em circulação como capital circulante dos que são utilizados nas operações de longo prazo da empresa.
III. Contas a pagar comerciais e apropriações por competência relativas a gastos com empregados são parte do capital circulante usado no ciclo operacional normal de uma empresa e devem ser classificadas como passivos circulantes mesmo que estejam para ser liquidados em mais de 12 meses após a data do balanço.

A partir dessa análise, estão CORRETAS as afirmativas.
🧠 Mapa Mental
O Decreto n. 6.022/2007 e a Resolução n. 1.299/2010 dispõem sobre o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped). Considere os preceitos dessas normas e analise as seguintes assertivas sobre o escopo e o funcionamento desse sistema e sobre as obrigações que ele cria para as empresas e seus respectivos profissionais responsáveis pela escrituração contábil e fiscal.

Em seguida, assinale com V diante das assertivas verdadeiras e com F diante das assertivas falsas.

( ) O Sped é um sistema administrado pela Secretaria da Receita Federal que tem como objetivo unificar as atividades de recepção, validação, armazenamento e autenticação de livros e documentos que integram a escrituração contábil e fiscal das empresas, mediante fluxo único computadorizado de informações.
( ) Os livros e documentos que integram a escrituração contábil e fiscal devem ser emitidos em forma digital e também mantidos sob a guarda e responsabilidade da empresa, mesmo tendo sido enviados eletronicamente para os usuários do Sped, na forma e prazos previstos na legislação aplicável.
( ) Cada um dos usuários do Sped, de acordo com suas competências de regulação, normatização, controle e fiscalização das empresas, estabelecem formalmente a obrigatoriedade, periodicidade e prazos para a apresentação dos livros e documentos que integram a escrituração contábil e fiscal.
( ) A escrituração contábil e fiscal só é válida se embasada em documentos de origem interna ou externa e deve conter informações que permitam identificar univocamente todos os registros que integram um mesmo lançamento contábil, além de histórico que represente a essência econômica de cada transação.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
🧠 Mapa Mental
Analise as seguintes afirmativas sobre dispositivos da estrutura conceitual para elaboração e divulgação de relatório contábil-financeiro (Resolução n. 1.374/2011 do Conselho Federal de Contabilidade) relacionados com o desempenho financeiro de empresas e assinale com V diante das assertivas verdadeiras e com F diante das assertivas falsas.

( ) Informações sobre o desempenho financeiro auxiliam os usuários a compreenderem a rentabilidade obtida sobre os seus recursos econômicos, que serve como indicativo de quão diligente a administração tem sido no desempenho de suas responsabilidades para tornar eficaz o uso dos recursos da empresa.
( ) O regime de competência retrata com propriedade os efeitos de transações sobre os recursos econômicos e reivindicações da empresa, nos períodos em que esses efeitos são produzidos, ainda que os recebimentos e pagamentos em caixa relativos a esses efeitos ocorram em períodos distintos.
( ) Informações sobre o desempenho financeiro da empresa, durante um período, também podem ser indicativos da extensão em que certos eventos tenham provocado aumento ou diminuição nos recursos econômicos e reivindicações da empresa, afetando, assim, sua capacidade de gerar entrada e saída de fluxos de caixa líquidos.
( ) Informações sobre os fluxos de caixa da empresa auxiliam a avaliar sua capacidade de gerar fluxos de caixa futuros, pois indicam como a empresa obtém e despende caixa, incluindo informações sobre distribuições em caixa para seus investidores, que podem afetar a liquidez e a solvência da entidade.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
🧠 Mapa Mental
A Lei n. 11.638/2007 incluiu a Demonstração do Valor Adicional (DVA) como uma das demonstrações financeiras que devem ser publicadas pelas companhias, com base na escrituração mercantil.
Analise as seguintes disposições dessa Lei em relação ao conteúdo e à obrigatoriedade de publicação da DVA.

I. Sua publicação é obrigatória apenas para as companhias com capital aberto e deve exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia.
II. Assim como as demais demonstrações exigidas pela Lei n. 6.404/1976, deve apresentar os valores correspondentes ao exercício anterior.
III. A riqueza gerada pela companhia precisa ser distribuída entre os seguintes elementos: empregados, financiadores, acionistas e governo.

A partir desta análise, tomando-se por base os preceitos da Lei n. 6.404/1976 e da Lei n. 11.638/2007, estão CORRETAS as afirmativas.
🧠 Mapa Mental
A Resolução n. 1.180/2009 do Conselho Federal de Contabilidade trata de Provisões, Passivos Contingentes e Ativos Contingentes.

No que tange à resolução supracitada, sobre provisões, é INCORRETO afirmar que
🧠 Mapa Mental
A Resolução n. 1.303/2010 do Conselho Federal de Contabilidade aprova a NBC TG 04, que trata o Ativo Intangível. Considere os preceitos dessa norma, analise as seguintes afirmativas sobre o tratamento contábil do período e do método de amortização dos ativos intangíveis e assinale com V diante das assertivas verdadeiras e com F diante das assertivas falsas:

( ) O valor amortizável de ativo com vida útil definida deve ser apropriado de forma sistemática ao longo da sua vida útil estimada e a amortização deve ser iniciada a partir do momento em que o ativo se encontrar no local e nas condições necessários para que possa funcionar da maneira pretendida pela administração.
( ) Diferentes métodos de amortização podem ser utilizados para apropriar de forma sistemática o valor amortizável de um ativo ao longo da sua vida útil, como por exemplo o método linear (também conhecido como método de linha reta), o método dos saldos decrescentes e o método de unidades produzidas.
( ) O período e o método de amortização de ativo com vida útil definida devem ser revisados pelo menos ao final de cada exercício e caso a vida útil prevista do ativo seja diferente das estimativas anteriores então o prazo de amortização deve ser alterado; e mesmo com alteração no padrão de consumo previsto o método de amortização deve ser mantido.
( ) Com o decorrer do tempo, o padrão dos benefícios econômicos futuros gerados pelo ativo que se espera ingressem na entidade pode mudar, mas se a vida útil não mudar, então, o método definido inicialmente para a amortização deve ser mantido até o final da vida útil do ativo para que o valor do ativo possa ser mensurado com confiabilidade.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
🧠 Mapa Mental
Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, associando as modalidades de arrendamento mercantil nas demonstrações contábeis de arrendatário e arrendador às regras para reconhecimento e registro de operações desses arrendamentos, tendo como base a Resolução n. 1.304/2010 do Conselho Federal de Contabilidade, que aprovou o CPC 06 (R1).

COLUNA I
1. Arrendamento mercantil financeiro nas demonstrações contábeis do arrendatário.            
2. Arrendamento mercantil financeiro nas demonstrações contábeis do arrendador.            
3. Arrendamento mercantil operacional nas demonstrações contábeis do arrendatário.            
4. Arrendamento mercantil operacional nas demonstrações contábeis do arrendador.  
 
COLUNA II
( ) Os custos diretos iniciais devem ser incluídos na mensuração inicial da conta a receber de arrendamento mercantil e reduzem o valor da receita reconhecida durante o prazo do arrendamento.
( ) Os pagamentos do arrendamento mercantil devem ser reconhecidos como despesa na base da linha reta durante o prazo do arrendamento, exceto se outra base sistemática for mais representativa do padrão temporal do benefício do usuário.
( ) Deve-se reconhecer os arrendamentos mercantis como ativos e passivos no balanço patrimonial por quantias iguais ao valor justo da propriedade arrendada ou, se inferior, ao valor presente dos pagamentos mínimos do arrendamento.
( ) Os custos diretos iniciais devem ser adicionados ao valor contábil do ativo arrendado e devem ser reconhecidos como despesa durante o prazo do arrendamento mercantil na mesma base da receita do arrendamento.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
🧠 Mapa Mental