Questões de Concursos Públicos: CETAM Encontre aqui questões CETAM de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. CETAM Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 1 Q23681 | Eca, Direito da Criança e do Adolescente, Técnico de Tecnologia da Informação, CETAM, FCC, Ensino Médio Para responder à questão, considere a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional − LDB (Lei no 9.394/1996). Essa Lei destaca um entendimento mais amplo da função social da educação, quando afirma que a educação deve a) ser organizada em função da economia e do progresso da nação. b) ter como objetivo principal o desenvolvimento do mercado de trabalho. c) exercitar o papel de comprometer o educando nas ações da comunidade escolar. d) visar o desenvolvimento do educando e de sua família. e) vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 2 Q23683 | Eca, Direito da Criança e do Adolescente, Técnico de Tecnologia da Informação, CETAM, FCC, Ensino Médio Para responder à questão, considere a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional − LDB (Lei no 9.394/1996). Destacará a educação tecnológica básica, a compreensão do significado da ciência, das letras e das artes; o processo histórico de transformação da sociedade e da cultura; a língua portuguesa como instrumento de comunicação, acesso ao conhecimento e exercício da cidadania. O texto acima refere-se a) ao currículo do ensino médio. b) ao currículo do ensino técnico. c) aos objetivos da educação nacional. d) aos principais elementos da educação profissional empreendedorista. e) aos componentes da primeira etapa da educação de jovens e adultos. Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 3 Q23679 | Matemática, Técnico de Tecnologia da Informação, CETAM, FCC, Ensino Médio O quociente entre a menor e a maior fração do conjunto C = {1/2, 2/5, 3/4, 5/6, 1/3}, nessa ordem, é igual a) ao triplo de uma fração pertencente à C. b) à metade de uma fração pertencente à C. c) ao dobro de uma fração pertencente à C. d) a uma fração pertencente à C. e) à terça parte de uma fração pertencente à C. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 4 Q23676 | Matemática, Técnico de Tecnologia da Informação, CETAM, FCC, Ensino Médio Ana e Bruna estão em uma fila. Nessa fila, faltam exatamente 8 pessoas para serem atendidas antes de Ana e há exatamente 7 pessoas para serem atendidas depois de Bruna. Nessa fila há exatamente 3 pessoas entre Ana e Bruna. Apenas com essas informações, é correto concluir que existem duas possibilidades para o total de pessoas na fila que são a) 12 ou 20. b) 12 ou 18. c) 20 ou 21. d) 20 ou 22. e) 14 ou 21. Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 5 Q23687 | Pedagogia, Técnico de Tecnologia da Informação, CETAM, FCC, Ensino Médio Maria da Penha, 38 anos, funcionária de indústria de tecido, com diploma do ensino fundamental regular, no início do ano foi comunicada que todos os empregados deveriam apresentar o certificado do ensino médio e especialização em área afim. Nesta situação hipotética, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, Maria da Penha precisa a) concluir primeiramente um curso de qualificação profissional e, em seguida, frequentar o ensino médio regular. b) demonstrar o término do ensino médio, por meio de certificado, para poder se inscrever em curso profissional. c) realizar curso de qualificação profissional e, ao concluí-lo, matricular-se em curso de educação de jovens e adultos. d) frequentar o curso de educação de jovens e adultos do ensino médio articulado à educação profissional tecnológica. e) prestar o Exame Nacional de Ensino Médio − ENEM e, em seguida, matricular-se em um curso de educação tecnológica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 6 Q23680 | Matemática, Técnico de Tecnologia da Informação, CETAM, FCC, Ensino Médio Com sua promoção no trabalho, Renato teve um aumento de 16% no seu salário, passando a receber R$ 2.807,20. O salário, em reais, que Renato recebia antes do aumento era um valor compreendido entre a) 2.350,00 e 2.360,00. b) 2.415,00 e 2.425,00. c) 2.395,00 e 2.415,00. d) 2.375,00 e 2.395,00. e) 2.425,00 e 2.440,00. Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 7 Q23670 | Português, Técnico de Tecnologia da Informação, CETAM, FCC, Ensino Médio Texto associado.Considere o texto abaixo para responder à questão. Muitos nativos e ribeirinhos da Amazônia acreditavam − e ainda acreditam − que no fundo de um rio ou lago existe uma cidade rica, esplêndida, exemplo de harmonia e justiça social, onde as pessoas vivem como seres encantados. Elas são seduzidas e levadas para o fundo do rio por seres das águas ou da floresta (geralmente um boto ou uma cobra sucuri), e só voltam ao nosso mundo com a intermediação de um pajé, cujo corpo ou espírito tem o poder de viajar para a Cidade Encantada, conversar com seus moradores e, eventualmente, trazê-los de volta ao nosso mundo. (HATOUM, Milton. Órfãos do Eldorado. São Paulo, Companhia das Letras, 2008, p. 106)Infere-se do texto que o narrador a) destaca, por meio de associações harmoniosas de palavras, ritmos e imagens, o conteúdo verídico da lenda narrada. b) critica o fato de que, mesmo com o avanço tecnológico dos dias de hoje, as populações ribeirinhas ainda acreditem em lendas. c) evidencia a importância que certas lendas, como a narrada no fragmento, tiveram na formação da identidade dos nativos da Amazônia. d) reproduz uma lenda amazônica, distanciando-se do material narrado, o que se evidencia pelo fato de considerá-lo uma crença de povos da Amazônia. e) apresenta aquilo que presencia a partir de sua participação ativa nos acontecimentos narrados, o que permite concluir que é um dos personagens da narrativa. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 8 Q23677 | Matemática, Técnico de Tecnologia da Informação, CETAM, FCC, Ensino Médio Analise as três afirmações relativas a operações com inteiros não negativos: I. Em uma divisão em que o maior resto possível é 8, o divisor é igual a 7. II. Em uma divisão em que o dividendo é 88, e o quociente é igual ao divisor, o maior resto é igual a 7. III. O produto de um número de quatro algarismos por outro de três algarismos terá, no máximo, 7 algarismos. Está correto o que se afirma APENAS em a) I e II. b) I e III. c) II e III. d) II. e) III. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 9 Q23682 | Eca, Direito da Criança e do Adolescente, Técnico de Tecnologia da Informação, CETAM, FCC, Ensino Médio Para responder à questão, considere a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional − LDB (Lei no 9.394/1996). Na educação especial: I. Haverá, quando necessário, serviços de apoio especializado, na escola regular, para atender às peculiaridades da clientela de educação especial. II. O atendimento educacional será feito em classes, escolas ou serviços especializados, sempre que, em função das condições específicas dos alunos, não for possível a sua integração nas classes comuns de ensino regular. III. O atendimento às crianças e aos adolescentes com deficiência estará garantido de zero a dezoito anos de idade. IV. A oferta de educação especial, dever constitucional do Estado, tem início na faixa etária de zero a seis anos, durante a educação infantil. Está correto o que consta APENAS em a) I e II. b) III e IV. c) I, II e IV. d) II, III e IV. e) I e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 10 Q23684 | Pedagogia, Técnico de Tecnologia da Informação, CETAM, FCC, Ensino Médio A partir da Lei no 11.741/2008, a educação profissional técnica de nível médio será desenvolvida a) como uma modalidade educacional, articulando cursos técnicos específicos com as várias etapas da educação de jovens e adultos. b) articulada ao ensino médio, dentre outras formas. c) como uma modalidade particular da educação básica, efetuada por meio de matrícula própria aos cursos oferecidos. d) não mais como uma etapa do ensino fundamental e ensino médio, mas sim como modalidade da educação de jovens e adultos. e) na forma de cursos complementares ao desenvolvimento da educação básica e do ensino superior. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro Próximo →🖨️ Imprimir questões
1 Q23681 | Eca, Direito da Criança e do Adolescente, Técnico de Tecnologia da Informação, CETAM, FCC, Ensino Médio Para responder à questão, considere a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional − LDB (Lei no 9.394/1996). Essa Lei destaca um entendimento mais amplo da função social da educação, quando afirma que a educação deve a) ser organizada em função da economia e do progresso da nação. b) ter como objetivo principal o desenvolvimento do mercado de trabalho. c) exercitar o papel de comprometer o educando nas ações da comunidade escolar. d) visar o desenvolvimento do educando e de sua família. e) vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
2 Q23683 | Eca, Direito da Criança e do Adolescente, Técnico de Tecnologia da Informação, CETAM, FCC, Ensino Médio Para responder à questão, considere a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional − LDB (Lei no 9.394/1996). Destacará a educação tecnológica básica, a compreensão do significado da ciência, das letras e das artes; o processo histórico de transformação da sociedade e da cultura; a língua portuguesa como instrumento de comunicação, acesso ao conhecimento e exercício da cidadania. O texto acima refere-se a) ao currículo do ensino médio. b) ao currículo do ensino técnico. c) aos objetivos da educação nacional. d) aos principais elementos da educação profissional empreendedorista. e) aos componentes da primeira etapa da educação de jovens e adultos. Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
3 Q23679 | Matemática, Técnico de Tecnologia da Informação, CETAM, FCC, Ensino Médio O quociente entre a menor e a maior fração do conjunto C = {1/2, 2/5, 3/4, 5/6, 1/3}, nessa ordem, é igual a) ao triplo de uma fração pertencente à C. b) à metade de uma fração pertencente à C. c) ao dobro de uma fração pertencente à C. d) a uma fração pertencente à C. e) à terça parte de uma fração pertencente à C. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
4 Q23676 | Matemática, Técnico de Tecnologia da Informação, CETAM, FCC, Ensino Médio Ana e Bruna estão em uma fila. Nessa fila, faltam exatamente 8 pessoas para serem atendidas antes de Ana e há exatamente 7 pessoas para serem atendidas depois de Bruna. Nessa fila há exatamente 3 pessoas entre Ana e Bruna. Apenas com essas informações, é correto concluir que existem duas possibilidades para o total de pessoas na fila que são a) 12 ou 20. b) 12 ou 18. c) 20 ou 21. d) 20 ou 22. e) 14 ou 21. Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
5 Q23687 | Pedagogia, Técnico de Tecnologia da Informação, CETAM, FCC, Ensino Médio Maria da Penha, 38 anos, funcionária de indústria de tecido, com diploma do ensino fundamental regular, no início do ano foi comunicada que todos os empregados deveriam apresentar o certificado do ensino médio e especialização em área afim. Nesta situação hipotética, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, Maria da Penha precisa a) concluir primeiramente um curso de qualificação profissional e, em seguida, frequentar o ensino médio regular. b) demonstrar o término do ensino médio, por meio de certificado, para poder se inscrever em curso profissional. c) realizar curso de qualificação profissional e, ao concluí-lo, matricular-se em curso de educação de jovens e adultos. d) frequentar o curso de educação de jovens e adultos do ensino médio articulado à educação profissional tecnológica. e) prestar o Exame Nacional de Ensino Médio − ENEM e, em seguida, matricular-se em um curso de educação tecnológica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
6 Q23680 | Matemática, Técnico de Tecnologia da Informação, CETAM, FCC, Ensino Médio Com sua promoção no trabalho, Renato teve um aumento de 16% no seu salário, passando a receber R$ 2.807,20. O salário, em reais, que Renato recebia antes do aumento era um valor compreendido entre a) 2.350,00 e 2.360,00. b) 2.415,00 e 2.425,00. c) 2.395,00 e 2.415,00. d) 2.375,00 e 2.395,00. e) 2.425,00 e 2.440,00. Resolver questão 🗨️ Comentários 2 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
7 Q23670 | Português, Técnico de Tecnologia da Informação, CETAM, FCC, Ensino Médio Texto associado.Considere o texto abaixo para responder à questão. Muitos nativos e ribeirinhos da Amazônia acreditavam − e ainda acreditam − que no fundo de um rio ou lago existe uma cidade rica, esplêndida, exemplo de harmonia e justiça social, onde as pessoas vivem como seres encantados. Elas são seduzidas e levadas para o fundo do rio por seres das águas ou da floresta (geralmente um boto ou uma cobra sucuri), e só voltam ao nosso mundo com a intermediação de um pajé, cujo corpo ou espírito tem o poder de viajar para a Cidade Encantada, conversar com seus moradores e, eventualmente, trazê-los de volta ao nosso mundo. (HATOUM, Milton. Órfãos do Eldorado. São Paulo, Companhia das Letras, 2008, p. 106)Infere-se do texto que o narrador a) destaca, por meio de associações harmoniosas de palavras, ritmos e imagens, o conteúdo verídico da lenda narrada. b) critica o fato de que, mesmo com o avanço tecnológico dos dias de hoje, as populações ribeirinhas ainda acreditem em lendas. c) evidencia a importância que certas lendas, como a narrada no fragmento, tiveram na formação da identidade dos nativos da Amazônia. d) reproduz uma lenda amazônica, distanciando-se do material narrado, o que se evidencia pelo fato de considerá-lo uma crença de povos da Amazônia. e) apresenta aquilo que presencia a partir de sua participação ativa nos acontecimentos narrados, o que permite concluir que é um dos personagens da narrativa. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
8 Q23677 | Matemática, Técnico de Tecnologia da Informação, CETAM, FCC, Ensino Médio Analise as três afirmações relativas a operações com inteiros não negativos: I. Em uma divisão em que o maior resto possível é 8, o divisor é igual a 7. II. Em uma divisão em que o dividendo é 88, e o quociente é igual ao divisor, o maior resto é igual a 7. III. O produto de um número de quatro algarismos por outro de três algarismos terá, no máximo, 7 algarismos. Está correto o que se afirma APENAS em a) I e II. b) I e III. c) II e III. d) II. e) III. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
9 Q23682 | Eca, Direito da Criança e do Adolescente, Técnico de Tecnologia da Informação, CETAM, FCC, Ensino Médio Para responder à questão, considere a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional − LDB (Lei no 9.394/1996). Na educação especial: I. Haverá, quando necessário, serviços de apoio especializado, na escola regular, para atender às peculiaridades da clientela de educação especial. II. O atendimento educacional será feito em classes, escolas ou serviços especializados, sempre que, em função das condições específicas dos alunos, não for possível a sua integração nas classes comuns de ensino regular. III. O atendimento às crianças e aos adolescentes com deficiência estará garantido de zero a dezoito anos de idade. IV. A oferta de educação especial, dever constitucional do Estado, tem início na faixa etária de zero a seis anos, durante a educação infantil. Está correto o que consta APENAS em a) I e II. b) III e IV. c) I, II e IV. d) II, III e IV. e) I e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
10 Q23684 | Pedagogia, Técnico de Tecnologia da Informação, CETAM, FCC, Ensino Médio A partir da Lei no 11.741/2008, a educação profissional técnica de nível médio será desenvolvida a) como uma modalidade educacional, articulando cursos técnicos específicos com as várias etapas da educação de jovens e adultos. b) articulada ao ensino médio, dentre outras formas. c) como uma modalidade particular da educação básica, efetuada por meio de matrícula própria aos cursos oferecidos. d) não mais como uma etapa do ensino fundamental e ensino médio, mas sim como modalidade da educação de jovens e adultos. e) na forma de cursos complementares ao desenvolvimento da educação básica e do ensino superior. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro