Entrar

Questões de Concurso: CEM Marinha

Confira aqui questões de CEM Marinha para Concurso grátis com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de questões resolvidas e organizadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


Um mol de gás perfeito e monoatômico sofre uma transformação adiabática em que a variação da energia interna entre os estados inicial e final é 300R onde R é a constante universal dos gases perfeitos. Se a temperatura do gás no estado final é igual a 300K, assinale a opção que fornece a temperatura do gás no estado inicial.
🧠 Mapa Mental
Os campos F : R2 ? R2 e G : R2 ? R2 têm derivadas parciais contínuas em todo o plano e, para toda curva fechada, simples, derivável e percorrida no sentido anti-horário y :[0,1] ? R2, tem-se ?y F. dr = ?y G .dr. Nessas condições, é correto afirmar que:
🧠 Mapa Mental
Sobre uma plataforma cilíndrica de raio R com altura H em relação ao solo constrói-se um tanque cilíndrico com mesmo raio R e altura 3/7. Esse tanque está totalmente cheio de água e em sua lateral faz-se um pequeno orifício circular situado a uma distância h do topo do tanque, por onde a água escapa atingindo o solo em um ponto A. Admitindo que a única força que age no sistema é a força da gravidade, suposta constante no local, assinale a opção que expressa o valor de h para o qual o ponto A esteja o mais distante possível do cilindro.
🧠 Mapa Mental
Num campo magnético uniforme não nulo B, de direção e sentido do eixo Ox, são lançadas, a partir da origem, três partículas iguais, de mesma carga q > 0. A primeira é lançada com velocidade v1 ? 0 perpendicular ao campo B, a segunda com velocidade v2 ? 0 de mesma direção e sentido de B, a terceira com velocidade v3 = v1 + v2. Para cada n = 1, 2, 3, a trajetória da enésima partícula é descrita por un(t) = (xn(t),yn(t),Zn(t)), t ? 0. Sendo assim, desprezando-se a influência de cada partícula no movimento das outras duas, é correto afirmar que:
🧠 Mapa Mental
A janela sempre teve um grande papel no processo de composição arquitetônica, seja ela distribuída em uma série de aberturas, criando ritmo na fachada, seja em uma cortina de vidro cujas áreas envidraçadas se tornam a parede propriamente dita. Todavia, o excesso de radiação (direta e difusa) dessas soluções, dependendo da localização do edifício, podem trazer problemas quanto ao desempenho térmico e ao consumo energético. Uma das estratégias de bloqueio da radiação difusa é a redução das áreas envidraçadas, minimizando a visão do céu. Por essa razão, entende-se que a proporção entre as superfícies transparentes e opacas da fachada é de grande importância para o desempenho térmico do edifício. Sendo assim, essa proporção é dada pelo índice:
🧠 Mapa Mental