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Questões de Concurso: CBM SC

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O coração de um jovem saudável, entre 15 e 20 anos, costuma bater no mínimo 60 e no máximo 90 vezes por minuto. Mas se esporadicamente sua frequência cardíaca ultrapassa ou cai abaixo de tal faixa, isso não quer dizer que você tem algum tipo de doença. "O coração está ligado ao cérebro e ao corpo por estímulos nervosos e são eles que dizem o quanto ele precisa trabalhar", afirma o cardiologista Antônio Carlos Carvalho, da Unifesp (mundoestranho.abril.com.br). Usando as informações do texto, qual a ordem de grandeza de batimentos cardíacos de um jovem, durante um dia?

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R.L.S., sexo masc., 33 anos, foi admitido no PS da Santa Casa, vítima de TCE, decorrente de colisão carro x moto, sendo a vítima o motociclista, trazido pela Unidade de Resgate do Bombeiro. Foi relatado, pelo 1º socorrista da viatura, que a vítima encontrava -se consciente no local do acidente porém confusa, com abertura ocular ao chamado verbal e resposta motora de localização e retirada ao estímulo doloroso. Durante o transporte, só abria os olhos ao estímulo doloroso, apresentava sons incompreensíveis e decorticava Ao chegar ao pronto socorro a vítima se encontrava sem resposta Analisando o caso, indique a pontuação total da Escala de Coma de Glasgow da avaliação da vítima, na chegada ao pronto socorro:

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Em um vestibular o candidato realiza 3 provas, e o critério de aprovação é dado através da média e do desvio padrão dessas. Se um candidato obteve nas provas: 58 pontos, 69 pontos e 74 pontos, então a média e o desvio padrão aproximado das notas desse candidato são, respectivamente:

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O Desfibrilador Automático Externo (DEA) é um aparelho eletrônico portátil que diagnostica automaticamente as potencialmente letais arritmias cardíacas de fibrilação ventricular e taquicardia ventricular em um paciente. Além de diagnosticar, ele é capaz de tratá-las, através da desfibrilação, uma aplicação de corrente elétrica que para a arritmia, fazendo com que o coração retome o ciclo cardíaco normal. Em relação ao DEA, analise as afirmativas abaixo: I – O dispositivo executa análise automática de ECG em um tempo de 7 à 12 segundos e indica se há necessidade de uma desfibrilação. II – Sua forma de onda monofásica, controlada por corrente, opera na faixa de energia de 140 a 360 Joules. III – O suprimento de energia com bateria não recarregável de lítio conta com uma durabilidade de até 5 anos, 110 descargas ou monitoração por até 24 horas. IV – Seu único defeito é não reconhecer artefatos e marca-passo. A alternativa em que consta somente afirmativas verdadeiras é:

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Para encher uma caixa d?água, que está inicialmente vazia, duas bombas juntas demoram 24 horas. Se somente uma for colocada para funcionar, ela demorará 20 horas a menos que a outra demoraria sozinha. Em quanto tempo cada uma delas enche a caixa sozinha?

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Texto associado.

Leia a carta a seguir para responder às questões de 1 a 5.

Entendo que há um longo processo histórico-cultural sobre o qual muitos falam na superfície, mas poucos têm coragem de pensá-lo em profundidade: somos muito mal educados no sentido dos resultados efetivos aos quais chegam os processos de Ribeirão Preto, 16 de novembro de 2013. Oi Maria, Fico no regalo por nossa interlocução verdadeira, pois além do sentido dado pela fisiologia, a palavra sinapse indica, do latim synapsis, e do grego súnapsis, a ação de juntar, ligação, união. É o que temos a nos unir para fugir e nos manter longe das famigeradas e desagradáveis conversas fáticas apontadas por você. Você faz, em torno desse conteúdo, uma série de perguntas iniciais que expõem o nosso comportamento médio humano de uma forma dura e verdadeira, muito distante da hipocrisia que costuma cercar as relações que costumo denominar "de superfície". Não somos verdadeiros o tempo todo porque convivemos na quase totalidade desse mesmo tempo em "autoengano", conforme diz o prof. Eduardo Gianetti em seu livro homônimo (1997), ou seja, mentindo excessivamente para nós mesmos! Veja o que ele diz sobre esse ato comum e corriqueiro: "se enganar outro ser humano é uma ação que pressupõe um descompasso de informação, enganar a si mesmo não seria uma impossibilidade lógica? Se posso enganar o outro, é pelo fato de ele não saber algo que conheço. [...] A aparente contradição é afastada quando percebemos que o fulcro do auto-engano está na capacidade que temos de sentir e de acreditar sinceramente que somos aquilo que não somos. [...] Abandonados a ele, perdemos a dimensão que nos reúne às outras pessoas e possibilita a convivência social". E Gianetti conclui, incisivo: aí está a origem "dos sofrimentos que muitas vezes causamos a nós mesmos e às pessoas que nos cercam". Fui longo nessa citação, eu sei, mas entendo que ela se faz necessária quando reconhecemos no pensamento do outro aquilo que explica com fundamento o que já pensamos sobre o real, afinal, o conhecimento é uma construção coletiva. Respondo às suas quatro primeiras perguntas com tal menção, pois ela resume o que penso sobre a nossa falta de verdade individual e cotidiana! Mas ainda não respondi a outra pergunta central que você fez e a reproduzo agora: "Por que a sociedade impõe que usemos máscaras em diferentes contextos sociais?" Essas tais "máscaras sociais" são verdadeiramente complexas, pois temos nelas internalizados, e em tempo interativo simultâneo, os três principais elementos que compõem a dinâmica central da vida cotidiana, quais sejam, indivíduo, sociedade e cultura. Na sociologia, denominamos essas "máscaras" de "face" em função dos estudos de um cientista social canadense, ErvingGoffman. Em seu texto "A elaboração da face: uma análise dos elementos rituais na interação social", Goffman nos coloca em uma condição permanente: somos atores sociais em ação teatral constante no palco social. Em sua concepção, o nosso semblante (a "face") expõe a representação que fazemos dos nossos personagens diante de um público, de forma que ele o define assim: é "o valor social positivo que uma pessoa efetivamente reclama para si mesma através daquilo que os outros presumem ser a linha por ela tomada durante um contato específico". Isso significa que a nossa "face" é uma imagem desenhada e construída por nós mesmos por muito tempo e nos mais diversos tipos de interação pública em função de atributos sociais previamente aprovados e, por isso, ela é partilhada por outros indivíduos. Daí ela conotar, para além dos seus significados usuais de palavra, dignidade, autorrespeito e prestígio. Em conclusão, a nossa "face social" define-se pelo que possuímos de mais pessoal que é, simultaneamente, para Goffman, um mero empréstimo que nos foi dado pela cultura e pela sociedade, de modo que é possível perdê-la no caso de não nos comportarmos para bem merecê-la, conforme a ótica social. Por esse motivo, sinceramente, não sei se tenho ou uso menos máscaras do que você! Percebe a profundidade do problema? Se somarmos a ideia de "auto-engano" de Gianetti ao conceito de "face" de Goffman, teremos elementos de trabalho para uma discussão profunda sobre a condição do indivíduo humano, nós, na vida social complexa dos nossos dias... Quer dar seguimento a ela? Proponha... [...] Você perguntou por fruto de "observação empírica e indignada": "O homem sempre foi ruim, egoísta, sem senso de coletividade e de amor ao próximo, ou hoje apenas temos a impressão de que esses sentimentos predominam devido à rápida transmissão de informação?" "Há mais maldade hoje do que antigamente?" Ressalvo, apesar de resistir ao caminho da resposta afirmativa, também não quero ser meramente otimista! As leituras que tenho em Antonio Gramsi levam-me a insistir em pensar com os critérios do "pessimismo da razão e do otimismo da vontade"! socialização primária e secundária, isto é, família e escola não têm sido bem sucedidas nos seus atos diários de "fazer gente". Isso significa que não nos educamos para a autonomia a partir dos paradigmas da prática da cooperação e do respeito ao indivíduo, mas sim para viver formas básicas de dependência familiar e pessoal ciumentas, possessivas e competitivas baseadas na máxima do provérbio da neurose individualista e insaciável da escassez, "A farinha tá pouca, no meu pirão primeiro!". Não acato a clássica ideia de Hobbes de que os homens são "maus por natureza", lobos de si próprios por possuírem poder de violência ilimitado; mas também não entendo que o homem seja bom pela mesma natureza e que é a sociedade que o corrompe, como defendeu Rousseau. A meu ver, os filósofos do "contrato social" erraram na origem, mesmo que Rousseau tenha refletido muito sobre a educação, no ponto exato em que exaltaram o individualismo como princípio e base da condição existencial humana. Se nascemos presos a ele e focados apenas no leite do peito da mãe para sobreviver, e isso é um fato, essa condição concreta inicial não justifica que a nossa educação reproduza culturalmente essa condição humana primordial e primária. Por isso, educar vem, em sua etimologia, do latim, "educare", que significa "educar, instruir" e "criar". Essa palavra, composta por "ex", "fora", e "ducere", "guiar, conduzir, liderar", denota a ideia de que introduzir alguém ao mundo por meio da educação significa levar a pessoa para fora de si mesma, ou seja, construir com ela condições e pontes para que viva plenamente aquilo que mais existe para além dela mesma. Partindo dessa matriz, posso afirmar que não damos à educação a importância que ela tem para a prática da cooperação no lugar da competição, essa é a verdade e o fenômeno não é apenas brasileiro! É isso que temos que transformar para que eu venha a discordar plenamente do que você reclama em queixa pertinente: "A honra importa? Já lhe respondo: Não! O que importa, infelizmente, é o carro que se tem, a casa que se tem, a roupa que se veste, o lugar (e não a comida) em que se come e a cultura que se ingere". "Não importa o que fez para ter essa vida, não importa se passou por cima de pessoas para ganhar esse dinheiro; importa essa aparência..." Não sei se houve mesmo, Maria, esse tempo das "pessoas mais antigas" no qual "o nome valia a honra", pois me parece que a única "honra" que lá valia era, e é, a dos que ocupavam, e ocupam, os andares de cima da sociedade, justamente os que menos valiam, e valem, por ter menos palavras e princípios éticos nos quais se confiar. [...]

Meu abraço é um convite!

João

FERREIRA, DELSON. "Condição humana e educação". Ribeirão Preto, SP, nov. de 2013. (não publicado)

Analise as informações abaixo sobre o texto e assinale a alternativa correta: I – O remetente da carta sente verdadeiro prazer em poder conversar com sua interlocutora. II – O remetente da carta afirma que os diálogos com a destinatária são um elo de amizade e os afastam de conversas fáticas. III – Da leitura atenta da carta, deduz-se que as "conversas fáticas" sejam vazias de significado podendo até serem falsas. IV – O remetente da carta faz uma longa narração de episódios cotidianos da sociedade moderna. V – Por meio dos argumentos usados pelo remetente, pode-se considerá-lo um homem culto e estudioso. VI – O autor da carta limita-se apenas a parafrasear os teóricos por ele citados.

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A definição mais apropriada e aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de garantir as necessidades básicas da geração atual, sem comprometer a capacidade de sobrevivência das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos naturais para o futuro. De acordo com essa definição que surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor mecanismos para a harmonização do desenvolvimento econômico e a conservação ambiental, é correto afirmar que:

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O pneumotórax aberto é um ferimento da parede torácica que permanece aberto, estabelecendo comunicação entre o meio interno e externo, e equilibrando a pressão intrapleural com a atmosfera.Nessa situação, o tratamento imediato pré-hospitalar mais indicado, mas que também pode ser utilizado intra-hospitalar em caso de fluxo intenso é denominado

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