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Questões de Concurso: Câmara de Patrocínio MG

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Texto associado.

        Produção científica no Brasil: um salto no número de publicações


Além da participação de produtos inovadores e de alta tecnologia na matriz de exportações, outros dados, como a produção científica e o número de mestres, doutores e instituições de ensino, permitem avaliar a situação de um país em relação ao potencial de inovação.As publicações científicas e o número de estudantes, mestres e doutores são meios de avaliar o sistema acadêmico. Em franca evolução, a situação do Brasil nesses quesitos permite imaginar que existe uma base no país para, caso haja parceria com a indústria, deslanchar um período de inovação tecnológica.

Em 2008, 30.415 artigos e outros tipos de publicações científicas foram divulgados por brasileiros trabalhando no Brasil em revistas de circulação internacional cadastradas pelo Institute for Scientific Information (ISI). Foi um salto importante em relação aos cerca de 20 mil publicados em 2007.

Segundo o professor Carlos Cruz, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), esse salto, no entanto, deveu-se em grande parte ao cadastramento pelo ISI de novas publicações, editadas no Brasil, e não a um efetivo aumento da produção científica. Para analisar o desenvolvimento da publicação científica no Brasil ao longo dos anos, sem distorcer os dados, seria necessário, segundo Cruz, considerar apenas uma determinada coleção de revistas pelo período de tempo a ser analisado. Carlos Cruz afirma que, vista dessa maneira, a produção científica nacional vem crescendo sistematicamente desde 1994, exceto no período entre 2006 e 2009.

Outra observação feita pelo pesquisador da Fapesp é que a razão de crescimento do número de publicações vem caindo nos últimos anos. Enquanto o aumento na produção de trabalhos científicos entre 1994 e 1998 foi de 18% ao ano, entre 1998 e 2002 foi de 9,3%. Já no período entre 2003 e 2009, a produção científica no Brasil aumentou à razão de apenas 6% ao ano.

Outro dado revelador, segundo a análise de Carlos Cruz, é que 64% das publicações de cientistas brasileiros radicados no Brasil em periódicos científicos internacionais vêm de apenas oito universidades, quatro delas de São Paulo. A Universidade de São Paulo respondeu sozinha por 26% dessas publicações em 2008.

Se as estatísticas brasileiras cresceram, Espanha, Índia e Coreia do Sul mostram que seria possível um resultado ainda mais expressivo. Esses países produziram saltos espetaculares no mesmo período, consideradas as mesmas publicações. A produção científica da Coreia do Sul chama a atenção: até 1997, os acadêmicos daquele país publicavam menos do que os colegas do Brasil. No entanto, desde então, passaram à frente nos números e, a cada ano, aumentam a diferença.

Disponível em:<https://www.senado.gov.br/noticias/Jornal/emdiscussao/inovacao/ investimento-inovacao-tecnologicafinep-pesquisadores-brasil/producao-cientifica-no-brasil-umsalto-no-numero-de-publicacoes.aspx>  . Acesso em: 10 out. 2019.

Assinale a alternativa em que há opinião do autor expressa no texto. 
🧠 Mapa Mental
Texto associado.
“No dia 6 de julho de 2019, São Paulo testemunhou
mais uma vítima da debilidade das novas relações de
trabalho. Um motorista de aplicativo faleceu aos 33 anos,
após acidente vascular cerebral, durante uma entrega,
sem qualquer tipo de assistência, seja da empresa de
aplicativo ou dos serviços públicos.
O motorista passou mal no local da entrega, a cliente
chegou a entrar em contato com a central da empresa,
que se limitou a solicitar que ela desse baixa no pedido,
para que eles conseguissem cancelar as próximas
entregas do motorista, evitando prejuízo aos clientes do
aplicativo, afirmando nada poder fazer em relação ao
estado de saúde do “motorista parceiro”.
Considerando esse contexto, avalie as seguintes afirmativas e a relação proposta entre elas.
I. Os trabalhadores de aplicativo geralmente assumem a responsabilidade por danos causados a terceiros e a eles mesmos
PORQUE
II. uma das principais características dos modelos de economia colaborativa é a ausência de vínculo empregatício entre as empresas e seus colaboradores.
A respeito dessas afirmativas e da relação proposta entre elas, assinale a alternativa correta.
🧠 Mapa Mental
Texto associado.

        Produção científica no Brasil: um salto no número de publicações


Além da participação de produtos inovadores e de alta tecnologia na matriz de exportações, outros dados, como a produção científica e o número de mestres, doutores e instituições de ensino, permitem avaliar a situação de um país em relação ao potencial de inovação.As publicações científicas e o número de estudantes, mestres e doutores são meios de avaliar o sistema acadêmico. Em franca evolução, a situação do Brasil nesses quesitos permite imaginar que existe uma base no país para, caso haja parceria com a indústria, deslanchar um período de inovação tecnológica.

Em 2008, 30.415 artigos e outros tipos de publicações científicas foram divulgados por brasileiros trabalhando no Brasil em revistas de circulação internacional cadastradas pelo Institute for Scientific Information (ISI). Foi um salto importante em relação aos cerca de 20 mil publicados em 2007.

Segundo o professor Carlos Cruz, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), esse salto, no entanto, deveu-se em grande parte ao cadastramento pelo ISI de novas publicações, editadas no Brasil, e não a um efetivo aumento da produção científica. Para analisar o desenvolvimento da publicação científica no Brasil ao longo dos anos, sem distorcer os dados, seria necessário, segundo Cruz, considerar apenas uma determinada coleção de revistas pelo período de tempo a ser analisado. Carlos Cruz afirma que, vista dessa maneira, a produção científica nacional vem crescendo sistematicamente desde 1994, exceto no período entre 2006 e 2009.

Outra observação feita pelo pesquisador da Fapesp é que a razão de crescimento do número de publicações vem caindo nos últimos anos. Enquanto o aumento na produção de trabalhos científicos entre 1994 e 1998 foi de 18% ao ano, entre 1998 e 2002 foi de 9,3%. Já no período entre 2003 e 2009, a produção científica no Brasil aumentou à razão de apenas 6% ao ano.

Outro dado revelador, segundo a análise de Carlos Cruz, é que 64% das publicações de cientistas brasileiros radicados no Brasil em periódicos científicos internacionais vêm de apenas oito universidades, quatro delas de São Paulo. A Universidade de São Paulo respondeu sozinha por 26% dessas publicações em 2008.

Se as estatísticas brasileiras cresceram, Espanha, Índia e Coreia do Sul mostram que seria possível um resultado ainda mais expressivo. Esses países produziram saltos espetaculares no mesmo período, consideradas as mesmas publicações. A produção científica da Coreia do Sul chama a atenção: até 1997, os acadêmicos daquele país publicavam menos do que os colegas do Brasil. No entanto, desde então, passaram à frente nos números e, a cada ano, aumentam a diferença.

Disponível em:<https://www.senado.gov.br/noticias/Jornal/emdiscussao/inovacao/ investimento-inovacao-tecnologicafinep-pesquisadores-brasil/producao-cientifica-no-brasil-umsalto-no-numero-de-publicacoes.aspx>  . Acesso em: 10 out. 2019.

De acordo com o texto, é correto afirmar: 
🧠 Mapa Mental
Texto associado.
Produção científica no Brasil: um salto no número de publicações
Além da participação de produtos inovadores e de alta
tecnologia na matriz de exportações, outros dados, como
a produção científica e o número de mestres, doutores e
instituições de ensino, permitem avaliar a situação de um
país em relação ao potencial de inovação.As publicações
científicas e o número de estudantes, mestres e doutores
são meios de avaliar o sistema acadêmico. Em franca
evolução, a situação do Brasil nesses quesitos permite
imaginar que existe uma base no país para, caso haja
parceria com a indústria, deslanchar um período de
inovação tecnológica.
Em 2008, 30.415 artigos e outros tipos de publicações
científicas foram divulgados por brasileiros trabalhando
no Brasil em revistas de circulação internacional
cadastradas pelo Institute for Scientific Information (ISI).
Foi um salto importante em relação aos cerca de 20 mil
publicados em 2007.
Segundo o professor Carlos Cruz, da Fundação de
Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp),
esse salto, no entanto, deveu-se em grande parte ao
cadastramento pelo ISI de novas publicações, editadas
no Brasil, e não a um efetivo aumento da produção
científica. Para analisar o desenvolvimento da publicação
científica no Brasil ao longo dos anos, sem distorcer
os dados, seria necessário, segundo Cruz, considerar
apenas uma determinada coleção de revistas pelo
período de tempo a ser analisado. Carlos Cruz afirma
que, vista dessa maneira, a produção científica nacional
vem crescendo sistematicamente desde 1994, exceto no
período entre 2006 e 2009.
Outra observação feita pelo pesquisador da Fapesp é
que a razão de crescimento do número de publicações
vem caindo nos últimos anos. Enquanto o aumento na
produção de trabalhos científicos entre 1994 e 1998
foi de 18% ao ano, entre 1998 e 2002 foi de 9,3%. Já
no período entre 2003 e 2009, a produção científica no
Brasil aumentou à razão de apenas 6% ao ano.
Outro dado revelador, segundo a análise de Carlos
Cruz, é que 64% das publicações de cientistas
brasileiros radicados no Brasil em periódicos científicos
internacionais vêm de apenas oito universidades, quatro
delas de São Paulo. A Universidade de São Paulo
respondeu sozinha por 26% dessas publicações em
2008.
Se as estatísticas brasileiras cresceram, Espanha, Índia
e Coreia do Sul mostram que seria possível um resultado
ainda mais expressivo. Esses países produziram saltos
espetaculares no mesmo período, consideradas as
mesmas publicações. A produção científica da Coreia do
Sul chama a atenção: até 1997, os acadêmicos daquele
país publicavam menos do que os colegas do Brasil. No
entanto, desde então, passaram à frente nos números e,
a cada ano, aumentam a diferença.
De acordo com o texto, é correto afirmar:
🧠 Mapa Mental
Texto associado.
Para o futuro chegar mais rápido
É verdade: 15% de mulheres no Congresso é uma
cifra constrangedora, e coloca o Brasil no rodapé dos
rankings globais de participação feminina na política.
Mas é motivo de orgulho o aumento de 50% registrado
nas últimas eleições. [...]
Estaremos avançando? Na verdade, há bem pouco a se
celebrar.
Se seguirmos no ritmo atual, ainda serão necessários
108 anos para que o mundo alcance a igualdade de
gênero. A previsão – a maldição – é do Global Gender
Report, estudo anual do Fórum Econômico Mundial. É
uma projeção que precisa ser lida como um compêndio
gigantesco de corpos estuprados – perto de 500.000 por
ano só no Brasil, diz o IPEA –, de meninas sem acesso
à educação básica, de barrigas de grávida em corpinhos
ainda em formação, de noivas que deveriam estar
brincando – de boneca ou de carrinho.
Cento e oito anos é muito tempo. É tempo demais. Mas
há uma nova força entrando no tabuleiro. Uma palavra
cujo novo significado ainda não foi compreendido pela
geração que hoje está no poder: meninas.
Desde 2012, por iniciativa da ONU, 11 de outubro
é o Dia Internacional da Menina. É uma palavra em
transição, menina. Uma busca pelo termo no Google
Images revela um sem fim de garotinhas maquiadas,
quase sempre sozinhas e em um jogo de sedução com
a câmera. Nada poderia estar mais distante do que vejo.
Sou a coordenadora nacional do Girl Up, um movimento
global da Fundação ONU que treina, inspira e conecta
meninas para que sejam líderes na mudança em direção
a um mundo melhor, aqui definido pelos 17 Objetivos
para o Desenvolvimento Sustentável da ONU. Se você
está entre aqueles para quem o termo menina denota
condescendência, permita-me contar o que elas andam
aprontando.
Lia tem 16 anos e um dia me procurou com um contato
dentro da Globosat na mão. Era Copa do Mundo e ela,
que lidera o primeiro Clube Girl Up da capital fluminense,
queria fazer um evento para algumas dezenas de
meninas. Meia hora de Skype para pensar com ela
o teor da reunião: foi tudo que ofereci. Os adultos da
Globosat devem ter ficado embasbacados – como ficam
os adultos que ainda não entenderam do que elas são
capazes – quando um par de meninas sentou à sua
frente para negociar os detalhes de uma tarde que
envolveu tour pelos estúdios, jogo da Copa no telão
da sede e bate-papo com Glenda Kozlowski, uma das
maiores jornalistas esportivas do país.
Maria Antônia, 18 anos. Dinheiro da família para sair do
país, nem em sonho. Assim mesmo, enfiou na cabeça
que iria no Congresso de Liderança do Girl Up, que
todos os anos reúne cerca de 400 meninas dos cinco
continentes em Washington. Contando com uma rede
enorme – elas aprendem cedo o poder das redes –
Maria Antônia, idealizou e liderou o crowdfunding que
viabilizou sua ida. Em setembro esteve entre os 78
estudantes selecionados para participar do Parlamento
Jovem Brasileiro, sentando-se na cadeira da Presidência
da Câmara.
Bruna, também 18. Me ligou em abril pra contar que
havia agendado uma audiência pública na Câmara
Municipal de Goiânia para discutir denúncias de assédio
no ambiente escolar. O Clube que ela fundou na cidade
tem particular interesse por advocacy, e essas meninas
cavaram sozinhas o apoio da vereadora Dra. Cristina,
que encampou o plano do Clube.
A Marina eu conheci no fim de agosto, quando ela nos
procurou pelo Instagram pra falar de seu projeto. Ela
preencheu com absoluta facilidade os requisitos que
me permitiram justificar, à matriz americana do Girl Up,
a viagem a São João Evangelista, cidadela de 14.000
habitantes a seis horas de ônibus ao norte de Belo
Horizonte. Marina agendou visitas em cinco escolas
públicas da região. Uma delas – a escola onde a Marina
estudou – fica na zona rural. Ela tem 18 anos e a rotina
espartana começa todos os dias às 3 da manhã com o
estudo do inglês.
A diferença na renda familiar entre as quatro meninas é
abismal. A cor da pele não é a mesma, e enquanto uma
delas vive em um dos metros quadrados mais caros do
país, outra não tinha energia elétrica em casa até cinco
anos atrás. Mas não acredite nas imagens do Google:
elas não estão sozinhas.
Lia, Maria Antônia, Bruna e Marina se conhecem e estão
em um grupo de WhatsApp onde trocam informações
sobre processos seletivos de universidades no exterior,
um sonho partilhado pelas quatro. E elas são muitas,
muito mais do que eu poderia contar. Quando garantimos
às meninas uma vida livre de violências e asseguramos
seus direitos básicos, todo o potencial que por séculos
esteve enterrado aflora, originando um ciclo virtuoso
benéfico para todos nós.
É hora de atualizar o navegador. A sueca de 16 anos
que pode se tornar a pessoa mais jovem da História a
ser laureada com o Nobel da Paz, se realizar o feito,
ocupará o posto que hoje é de outra menina. Greta
Thunberg e Malala não são exceções: são expoentes
de uma onda poderosa, inteligente, conectada e
crescente. Meninas: são elas a força capaz de acelerar
os 108 anos que nos separam da igualdade de gênero.
Disponível em: . Acesso em: 14 out. 2019.

Assinale a alternativa em que o uso da crase ocorreu em decorrência de regência de palavra de classe gramatical diferente das demais.
🧠 Mapa Mental
Texto associado.
Produção científica no Brasil: um salto no número de publicações
Além da participação de produtos inovadores e de alta
tecnologia na matriz de exportações, outros dados, como
a produção científica e o número de mestres, doutores e
instituições de ensino, permitem avaliar a situação de um
país em relação ao potencial de inovação.As publicações
científicas e o número de estudantes, mestres e doutores
são meios de avaliar o sistema acadêmico. Em franca
evolução, a situação do Brasil nesses quesitos permite
imaginar que existe uma base no país para, caso haja
parceria com a indústria, deslanchar um período de
inovação tecnológica.
Em 2008, 30.415 artigos e outros tipos de publicações
científicas foram divulgados por brasileiros trabalhando
no Brasil em revistas de circulação internacional
cadastradas pelo Institute for Scientific Information (ISI).
Foi um salto importante em relação aos cerca de 20 mil
publicados em 2007.
Segundo o professor Carlos Cruz, da Fundação de
Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp),
esse salto, no entanto, deveu-se em grande parte ao
cadastramento pelo ISI de novas publicações, editadas
no Brasil, e não a um efetivo aumento da produção
científica. Para analisar o desenvolvimento da publicação
científica no Brasil ao longo dos anos, sem distorcer
os dados, seria necessário, segundo Cruz, considerar
apenas uma determinada coleção de revistas pelo
período de tempo a ser analisado. Carlos Cruz afirma
que, vista dessa maneira, a produção científica nacional
vem crescendo sistematicamente desde 1994, exceto no
período entre 2006 e 2009.
Outra observação feita pelo pesquisador da Fapesp é
que a razão de crescimento do número de publicações
vem caindo nos últimos anos. Enquanto o aumento na
produção de trabalhos científicos entre 1994 e 1998
foi de 18% ao ano, entre 1998 e 2002 foi de 9,3%. Já
no período entre 2003 e 2009, a produção científica no
Brasil aumentou à razão de apenas 6% ao ano.
Outro dado revelador, segundo a análise de Carlos
Cruz, é que 64% das publicações de cientistas
brasileiros radicados no Brasil em periódicos científicos
internacionais vêm de apenas oito universidades, quatro
delas de São Paulo. A Universidade de São Paulo
respondeu sozinha por 26% dessas publicações em
2008.
Se as estatísticas brasileiras cresceram, Espanha, Índia
e Coreia do Sul mostram que seria possível um resultado
ainda mais expressivo. Esses países produziram saltos
espetaculares no mesmo período, consideradas as
mesmas publicações. A produção científica da Coreia do
Sul chama a atenção: até 1997, os acadêmicos daquele
país publicavam menos do que os colegas do Brasil. No
entanto, desde então, passaram à frente nos números e,
a cada ano, aumentam a diferença.
Assinale a alternativa em que há opinião do autor expressa no texto.
🧠 Mapa Mental
Texto associado.


Considere a seguinte situação hipotética: Determinada instituição social, entidade assistencial imune ao pagamento de tributos, aluga um de seus imóveis a estacionamento de veículos, não sendo a locação a sua atividade típica. Nesse caso, é correto afirmar que
🧠 Mapa Mental
Texto associado.


A interposição de recurso face à uma decisão judicial gera determinados efeitos. 
Com relação aos efeitos recursais no Direito Processual Civil e sua classificação em cinco espécies, assinale a alternativa incorreta. 
🧠 Mapa Mental
“Segundo a Pesquisa de Orçamentos Familiares
(POF), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia
e Estatística (IBGE), 2,7%, das famílias no Brasil têm um
rendimento superior a 23 mil reais. Enquanto isso, 23,9%
recebem somente até 1.908 reais. A pesquisa mostra
ainda que, no rendimento das famílias que ganham
até 1.908 reais mensais, 24,3% vem de transferências
governamentais, como aposentadorias, pensões
públicas e privadas, bolsas de estudos e programas
sociais de transferência de renda. Se comparadas as
rendas recebidas entre famílias de áreas urbanas e
rurais, quem mora no campo recebe cerca de metade
da renda de quem mora na cidade. A renda média
nas famílias urbanas em 2018 foi de 5.806 reais e 24
centavos, enquanto, em famílias rurais, a renda média
foi de 3.050 reais e 49 centavos.”
Disponível em: <https://www.cartacapital.com.br/sociedade/ibge-27-das-familias-ganham-um-quinto-de-toda-a-renda-no- brasil/>. Acesso em: 14 out. 2019 (Adaptado).
A partir da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e de seus conhecimentos prévios, analise as afirmativas a seguir.
I. O Brasil é um dos países com maiores índices de desigualdade social no mundo.
II. Há no Brasil uma grande disparidade entre a renda concentrada nas mãos da camada com rendimentos mais altos e da camada que possui rendimentos mais baixos.
III. As famílias mais pobres dependem, em parte, de programas de transferência de renda do Governo Federal.
Estão corretas as afirmativas
🧠 Mapa Mental
Texto associado.

      Para o futuro chegar mais rápido

É verdade: 15% de mulheres no Congresso é uma cifra constrangedora, e coloca o Brasil no rodapé dos rankings globais de participação feminina na política. Mas é motivo de orgulho o aumento de 50% registrado nas últimas eleições. [...]

Estaremos avançando? Na verdade, há bem pouco a se celebrar.

Se seguirmos no ritmo atual, ainda serão necessários 108 anos para que o mundo alcance a igualdade de gênero. A previsão – a maldição – é do Global Gender Report, estudo anual do Fórum Econômico Mundial. É uma projeção que precisa ser lida como um compêndio gigantesco de corpos estuprados – perto de 500.000 por ano só no Brasil, diz o IPEA –, de meninas sem acesso à educação básica, de barrigas de grávida em corpinhos ainda em formação, de noivas que deveriam estar brincando – de boneca ou de carrinho.

Cento e oito anos é muito tempo. É tempo demais. Mas há uma nova força entrando no tabuleiro. Uma palavra cujo novo significado ainda não foi compreendido pela geração que hoje está no poder: meninas.

Desde 2012, por iniciativa da ONU, 11 de outubro é o Dia Internacional da Menina. É uma palavra em transição, menina. Uma busca pelo termo no Google Images revela um sem fim de garotinhas maquiadas, quase sempre sozinhas e em um jogo de sedução com a câmera. Nada poderia estar mais distante do que vejo.

Sou a coordenadora nacional do Girl Up, um movimento global da Fundação ONU que treina, inspira e conecta meninas para que sejam líderes na mudança em direção a um mundo melhor, aqui definido pelos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da ONU. Se você está entre aqueles para quem o termo menina denota condescendência, permita-me contar o que elas andam aprontando.

Lia tem 16 anos e um dia me procurou com um contato dentro da Globosat na mão. Era Copa do Mundo e ela, que lidera o primeiro Clube Girl Up da capital fluminense, queria fazer um evento para algumas dezenas de meninas. Meia hora de Skype para pensar com ela o teor da reunião: foi tudo que ofereci. Os adultos da Globosat devem ter ficado embasbacados – como ficam os adultos que ainda não entenderam do que elas são capazes – quando um par de meninas sentou à sua frente para negociar os detalhes de uma tarde que envolveu tour pelos estúdios, jogo da Copa no telão da sede e bate-papo com Glenda Kozlowski, uma das maiores jornalistas esportivas do país.

Maria Antônia, 18 anos. Dinheiro da família para sair do país, nem em sonho. Assim mesmo, enfiou na cabeça que iria no Congresso de Liderança do Girl Up, que todos os anos reúne cerca de 400 meninas dos cinco continentes em Washington. Contando com uma rede enorme – elas aprendem cedo o poder das redes – Maria Antônia, idealizou e liderou o crowdfunding que viabilizou sua ida. Em setembro esteve entre os 78 estudantes selecionados para participar do Parlamento Jovem Brasileiro, sentando-se na cadeira da Presidência da Câmara.

Bruna, também 18. Me ligou em abril pra contar que havia agendado uma audiência pública na Câmara Municipal de Goiânia para discutir denúncias de assédio no ambiente escolar. O Clube que ela fundou na cidade tem particular interesse por advocacy, e essas meninas cavaram sozinhas o apoio da vereadora Dra. Cristina, que encampou o plano do Clube.

A Marina eu conheci no fim de agosto, quando ela nos procurou pelo Instagram pra falar de seu projeto. Ela preencheu com absoluta facilidade os requisitos que me permitiram justificar, à matriz americana do Girl Up, a viagem a São João Evangelista, cidadela de 14.000 habitantes a seis horas de ônibus ao norte de Belo Horizonte. Marina agendou visitas em cinco escolas públicas da região. Uma delas – a escola onde a Marina estudou – fica na zona rural. Ela tem 18 anos e a rotina espartana começa todos os dias às 3 da manhã com o estudo do inglês.

A diferença na renda familiar entre as quatro meninas é abismal. A cor da pele não é a mesma, e enquanto uma delas vive em um dos metros quadrados mais caros do país, outra não tinha energia elétrica em casa até cinco anos atrás. Mas não acredite nas imagens do Google: elas não estão sozinhas.

Lia, Maria Antônia, Bruna e Marina se conhecem e estão em um grupo de WhatsApp onde trocam informações sobre processos seletivos de universidades no exterior, um sonho partilhado pelas quatro. E elas são muitas, muito mais do que eu poderia contar. Quando garantimos às meninas uma vida livre de violências e asseguramos seus direitos básicos, todo o potencial que por séculos esteve enterrado aflora, originando um ciclo virtuoso benéfico para todos nós.

É hora de atualizar o navegador. A sueca de 16 anos que pode se tornar a pessoa mais jovem da História a ser laureada com o Nobel da Paz, se realizar o feito, ocupará o posto que hoje é de outra menina. Greta Thunberg e Malala não são exceções: são expoentes de uma onda poderosa, inteligente, conectada e crescente. Meninas: são elas a força capaz de acelerar os 108 anos que nos separam da igualdade de gênero.

Disponível em:<https://brasil.elpais.com/brasil/2019/10/10/opinion/1570715827_ 082487.html > . Acesso em: 14 out. 2019.

Considerando as regras de pontuação das orações adjetivas, assinale a alternativa que apresenta, entre parênteses, comentário correto a respeito do sentido produzido pelo uso da vírgula. 
🧠 Mapa Mental