A relação do baiano Dorival Caymmi com a música teve início quando, ainda menino, cantava no coro da igreja com voz de baixo-cantante. Esse pontapé inicial foi o estímulo necessário para a construção, já em terras cariocas, entre reis e rainhas do rádio, de um estilo inconfundível quase sem seguidores na música popular brasileira.
No Rio, em 1938, depois de pegar um lia (navios que faziam transporte de passageiros do norte do país em direção ao sul) em busca de meihores oportunidades de emprego, Dorival Caymmi chegou a pensar em ser jornalista e ilustrador. No entanto, para felicidade de seu amigo Jorge Amado, acabou sendo cooptado pelo mar de melodias e poesias que circulava em seu rico processo de criação.
A obra de Caymmi é equilibrada peta qualidade: melodia e letra apresentam um grande poder de sintetizar o simples, eternizar o regional, declarar em música as tradições de sua amada Bahia, O mar, Itapoã, as festas do Bonfim e da Conceição da Praia, os fortes em ruínas, tudo sobrevive em Caymmi, que cresceu ouvindo histórias nas praias da Bahia, junto aos pescadores, convivendo com o drama das mulheres que esperam seus maridos voltarem (ou não) em saveiros e jangadas.
(André Diniz Almanaque do samba Rio de Janeiro. Jorge Zahar Ed , 2006 p 78
O texto deixa claro que Dorival Caymmi
a) tornou-se conhecido cantor de rádio, entre os cariocas, tal como havia projetado, ao sair da Bahia.
b) recebeu apoio e incentivo de Jorge Amado, para conseguir sucesso como cantor no Rio de Janeiro.
c) ê reconhecido na música popular brasileira pela originalidade e pela qualidade de suas composições.
d) era músico já bastante famoso e respeitado na Bahia quando se transferiu para o Rio de Janeiro.
e) conseguiu fama e prestigio como jornalista, antes de tomar-se músico conhecido no Rio de Janeiro.