Entrar

Questões de Concurso: ASCAR EMATER RS

Confira aqui questões de ASCAR EMATER RS para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


Quanto a aspectos considerados pertinentes às definições de sustentabilidade e de agricultura sustentável, considere as seguintes assertivas.

I. A sustentabilidade se refere à continuidade qualitativa e quantitativa do uso de recursos disponíveis nos sistemas.

II. A agricultura sustentável deve ser estável no uso da terra, necessitando afastar-se das instabilidades da economia.

III. A sustentabilidade implica na busca de um equilíbrio entre as atividades humanas, que sofrem influências do comportamento social e das tecnologias utilizadas, e as condições que a natureza oferece para a produção de alimentos.

IV. A agricultura sustentável requer a gestão dos recursos produtivos adequada, evitando-se a degradação ou contaminação do ambiente.

Quais estão corretas?

🧠 Mapa Mental
– As folhas longas da Espada-de-São Jorge mantêm-se eretas naturalmente, principalmente pela presença das
🧠 Mapa Mental

Com relação à perspectiva do Desenvolvimento Sustentável, analise as seguintes assertivas.

I. Pode ser considerado como um conceito redundante, uma vez que é o resultado natural do crescimento econômico, graças ao “efeito cascata”.

II. Tem como pilares: o social, o meio ambiente, o território, a viabilidade econômica e a governança democrática.

III. Deve ser pensado numa lógica de inserção na economia global, através de uma estratégia de desenvolvimento exógeno.

IV. Depende de um equilíbrio entre as metas de modernização e a promoção do pleno emprego.

Quais estão corretas?

🧠 Mapa Mental

Nos termos da Constituição Federal, em especial nas disposições do artigo 5º e seus parágrafos, analise as assertivas em relação aos tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos.

I. Necessitam de aprovação em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por dois terços de votos dos respectivos membros para ingressarem no ordenamento jurídico vigente.

II. Necessitam de aprovação em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros para ingressarem no ordenamento jurídico vigente.

III. Após a aprovação serão equivalentes às emendas constitucionais.

Quais estão corretas?

🧠 Mapa Mental
Nos termos do Código de Ética Profissional do Contador, o Profissional da Contabilidade deve, com relação à classe, observar as seguintes normas de conduta:
🧠 Mapa Mental
As questões 37, 38 e 39 referem-se à obra da EMATER/RS-ASCAR. Diretrizes para ação extensionista na EMATER/RS-ASCAR: a gestão do processo de planejamento. Disponível em: www.emater.tche.br

O processo de planejamento das ações é desencadeado basicamente pela interrelação dos seguintes elementos: políticas e programas públicos, valorização de parcerias estratégicas e de espaços participativos de representação social e das necessidades, problemas e linhas de ação definidas em contato direto com as unidades de planejamento. Neste contexto, o planejamento realizado pela EMATER/RS-ASCAR envolve os seguintes pressupostos:

I. Abrange comunidades rurais, municípios, grupos e associações de beneficiários.

II. Articula-se com instituições parceiras e populações beneficiárias.

III. Amplia o escopo da participação, por meio de processos e canais de discussão necessários à elaboração dos planos de desenvolvimento.

IV. Assume como base geográfica o território de um município, tendo em vista que o conjunto de municípios, ou mesmo de localidades de diferentes municípios, apresentam base geográfica diferenciada.

Quais estão corretas?

🧠 Mapa Mental

Paulo Freire pensou em um método de educação construído em etapas, a partir do diálogo entre educador e educando. As etapas do método de Freire são as seguintes:

I. Etapa de investigação: professor e aluno buscam, em conjunto, identificar palavras e temas mais significativos da vida do aluno, dentro de seu universo vocabular e da comunidade onde vive.

II. Etapa de tematização: o professor desafia e inspira o aluno a superar a visão mágica e acrítica do mundo, para uma postura conscientizada.

III. Etapa de problematização: momento da tomada de consciência do mundo, através da análise dos significados sociais dos temas e das palavras.

Quais estão corretas?

🧠 Mapa Mental
A enxurrada constitui parte da água da chuva que, ao precipitar-se sobre a terra, não penetra no solo, fluindo para as cotas mais baixas do terreno. Quais são os fatores que intervêm na formação de enxurradas?
🧠 Mapa Mental
As questões 33 e 34 referem-se à obra de Brandão, Carlos R. Em campo aberto. Escritos sobre a educação e a cultura popular. São Paulo: Cortez, 1995.

Segundo Brandão, a educação popular existe mesmo fora e à margem da escola, não se constituindo em modelo pedagógico único e paralelo, pois apresenta um domínio de ideias e práticas regidas pela diferença. Em seus estudos, Brandão aborda alguns significados assumidos pela educação popular, quais sejam:

I. Educação da comunidade primitiva anterior à divisão social do saber.

II. Educação do ensino público.

III. Educação das classes populares.

IV. Educação da sociedade igualitária.

Quais estão corretas?

🧠 Mapa Mental