Questões de Concursos Públicos: AGU Encontre aqui questões AGU de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF! Filtrar questões 💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros. AGU Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Filtrar Limpar filtros 1 Q19421 | Noções de Ética, Ética na Administração Pública, Agente Administrativo, AGU, IDECAN, Ensino Médio "Para que haja conduta ética é preciso que a pessoa conheça a diferença entre bem e mal, certo e errado, permitido e proibido, virtude e vício. A pessoa não só conhece tais diferenças, mas também reconhece-se como capaz de julgar o valor dos atos e das condutas e de agir em conformidade com os valores morais, sendo por isso responsável por suas ações e sentimentos e pelas consequências do que faz e sente. Tem a capacidade para avaliar e pesar as motivações pessoais, as exigências feitas pela situação, as consequências para si e para os outros, a conformidade entre meios e fins, a obrigação de respeitar o estabelecido ou de transgredi-lo, se o estabelecido for imoral ou injusto." (CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2000. Adaptado.) Com base no texto, assinale a alternativa que identifica corretamente condições indispensáveis para a conduta ética. a) Vontade e busca da felicidade. b) Bondade e sentido inato de justiça. c) Competência profissional e virtude. d) Consciência moral e responsabilidade. e) Habilidade e conhecimento acadêmico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 2 Q171599 | Raciocínio Lógico, Matrizes, Bibliotecário, AGU, IDECAN, Ensino Médio Dadas as matrizes A = ( aij)2x3 em que aij = i - j e B = ( bij)3x2 em que bij = i2 - j. Seja a matriz C a matriz resultante do produto das matrizes A e B, nesta ordem. Assim, o elemento C11 será a) 17. b) 18. c) 19. d) –18. e) –19. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 3 Q19391 | Raciocínio Lógico, Agente Administrativo, AGU, IDECAN, Ensino Médio Observe a sequência: 49, 64, 81, 100, ... Qual será o sétimo termo? a) 144. b) 169. c) 196. d) 225. e) 256. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 4 Q336469 | Matemática, Aritmética e Algebra, Agente Administrativo, AGU, IDECAN, Ensino Médio Seja A uma matriz 2 x 3 e B uma matriz 3 x 2. A matriz C, resultante do produto da matriz A pela B, nesta ordem, é uma matriz de ordem a) 2 x 2. b) 2 x 3. c) 3 x 2. d) 3 x 3. e) Não é possível fazer o produto. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 5 Q193066 | Ética na Administração Pública, Agente Administrativo, AGU, IDECAN, Ensino Médio Sobre ética e moral, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.( ) A ética, como parte da filosofia, é um tipo de saber que justifica conceitualmente as ações do homem, considerado ser livre e racional, capaz de dar para si mesmo um conjunto de normas e valores a serem respeitados. ( ) A ética e a moral dizem respeito tanto ao âmbito subjetivo, das escolhas pessoais, quanto ao da vida coletiva, e se ocupam de temas como a responsabilidade individual, a justiça, o juízo sobre as leis e as instituições fundamentais de nossa sociedade, entre outros. ( ) A moral é o campo dos comportamentos espontâneos e das reações involuntárias, determinados por fatores biológicos e psicológicos, que não são modificáveis, pois não são passíveis de argumentação e validação. A sequência está correta em a) V, V, F. b) V, F, F. c) F, V, V. d) F, V, F. e) F, F, V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 6 Q117790 | Raciocínio Lógico, Equivalência Lógica e Negação de Proposições, Analista de Sistemas, AGU, IDECAN, Ensino Médio Afirmar que não é verdade que “se Pedro não é brasileiro, então João é corintiano” é equivalente a dizer que a) ou Pedro é brasileiro ou João não é corintiano. b) Pedro não é brasileiro e João não é corintiano. c) Pedro não é brasileiro ou João não é corintiano. d) se João não é corintiano, então Pedro é brasileiro. e) se Pedro não é brasileiro, então João é corintiano. Resolver questão 🗨️ Comentários 5 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 7 Q729573 | Direito Internacional, Fundamento do Direito Internacional Público, Advogado da União, AGU, CESPE, Ensino Médio Ao longo da história, empregaram-se diversas denominações para designar o Direito Internacional. Os romanos utilizavam a expressão ius gentium (direito das gentes ou direito dos povos). Entretanto, pode-se afirmar que foi na Europa Ocidental do século XVI que o Direito Internacional surgiu nas suas bases modernas. A Paz de Vestfália (1648) é considerada o marco do início do Direito Internacional, ao viabilizar a independência de diversos estados europeus. O Direito Internacional Público surgiu com o Estado Moderno. Quando da formação da Corte Internacional de Justiça, após a II Guerra Mundial, indagou-se quais seriam as normas que poderiam instrumentalizar o exercício da jurisdição internacional (fontes do Direito Internacional Público). Assim, o Estatuto da Corte Internacional de Haia, no art. 38, arrolou as fontes das normas internacionais. Com relação ao Direito Internacional, julgue os itens a seguir O elemento objetivo que caracteriza o costume internacional é a prática reiterada, não havendo necessidade de que o respeito a ela seja uma prática necessária (opinio juris necessitatis). Certo Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 8 Q225559 | Direito Previdenciário, Salário maternidade, Procurador, AGU, CESPE, Ensino Médio Texto associado.A respeito do custeio do RGPS e do salário-de-contribuição,julgue os itens subseqüentes.Considere que Maria receba salário-maternidade. Nessa situação, não haverá desconto da contribuição previdenciária do valor desse benefício. Certo Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 9 Q710964 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, AGU, IDECAN, Ensino Médio, 2019 Texto associado. A despeito das mudanças educacionais no Brasil, a educação brasileira ainda possui traços claramente identificáveis da Pedagogia tradicional. Considerando as ideias de Saviani (2008), assinale a alternativa correta. a) No Brasil, a Pedagogia tradicional predomina entre 1549 e 1822, quando a família real se transfere para o Brasil, provocando, assim, a necessidade de ampliação do número de escolas e renovação da educação brasileira. b) Essa corrente pedagógica, que se apresenta nas vertentes religiosa e leiga, predomina na educação brasileira no período que vai do descobrimento do Brasil até a década de 1930, pois, a partir de 1932, já se nota a coexistência entre Pedagogia Tradicional e Pedagogia Nova. c) Embora haja duas vertentes da Pedagogia Tradicional – religiosa e leiga –, apenas a vertente religiosa é identificada na educação brasileira. Isso se deve à forte influência dos padres jesuítas, precursores da educação escolar no Brasil. d) A vertente religiosa da Pedagogia Tradicional foi utilizada no Brasil apenas para fins de catequização dos indígenas. e) A Pedagogia Tradicional jamais poderia ser leiga visto que suas raízes estão fincadas na tradição religiosa católica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro 10 Q19281 | Meio Ambiente, Proteção do Meio Ambiente em Normas Infraconstitucionais, Advogado da União, AGU, CESPE, Ensino Superior Acerca da criação e da gestão de florestas públicas nacionais, julgue o item subsequente. As três modalidades de gestão de florestas públicas nacionais para produção sustentável são a concessão florestal ao setor privado, a destinação de florestas públicas às comunidades locais, além da gestão direta governamental pelo órgão competente integrante do Sistema Nacional de Unidades de Conservação. Certo Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro Próximo →🖨️ Imprimir questões
1 Q19421 | Noções de Ética, Ética na Administração Pública, Agente Administrativo, AGU, IDECAN, Ensino Médio "Para que haja conduta ética é preciso que a pessoa conheça a diferença entre bem e mal, certo e errado, permitido e proibido, virtude e vício. A pessoa não só conhece tais diferenças, mas também reconhece-se como capaz de julgar o valor dos atos e das condutas e de agir em conformidade com os valores morais, sendo por isso responsável por suas ações e sentimentos e pelas consequências do que faz e sente. Tem a capacidade para avaliar e pesar as motivações pessoais, as exigências feitas pela situação, as consequências para si e para os outros, a conformidade entre meios e fins, a obrigação de respeitar o estabelecido ou de transgredi-lo, se o estabelecido for imoral ou injusto." (CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Ática, 2000. Adaptado.) Com base no texto, assinale a alternativa que identifica corretamente condições indispensáveis para a conduta ética. a) Vontade e busca da felicidade. b) Bondade e sentido inato de justiça. c) Competência profissional e virtude. d) Consciência moral e responsabilidade. e) Habilidade e conhecimento acadêmico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
2 Q171599 | Raciocínio Lógico, Matrizes, Bibliotecário, AGU, IDECAN, Ensino Médio Dadas as matrizes A = ( aij)2x3 em que aij = i - j e B = ( bij)3x2 em que bij = i2 - j. Seja a matriz C a matriz resultante do produto das matrizes A e B, nesta ordem. Assim, o elemento C11 será a) 17. b) 18. c) 19. d) –18. e) –19. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
3 Q19391 | Raciocínio Lógico, Agente Administrativo, AGU, IDECAN, Ensino Médio Observe a sequência: 49, 64, 81, 100, ... Qual será o sétimo termo? a) 144. b) 169. c) 196. d) 225. e) 256. Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
4 Q336469 | Matemática, Aritmética e Algebra, Agente Administrativo, AGU, IDECAN, Ensino Médio Seja A uma matriz 2 x 3 e B uma matriz 3 x 2. A matriz C, resultante do produto da matriz A pela B, nesta ordem, é uma matriz de ordem a) 2 x 2. b) 2 x 3. c) 3 x 2. d) 3 x 3. e) Não é possível fazer o produto. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
5 Q193066 | Ética na Administração Pública, Agente Administrativo, AGU, IDECAN, Ensino Médio Sobre ética e moral, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.( ) A ética, como parte da filosofia, é um tipo de saber que justifica conceitualmente as ações do homem, considerado ser livre e racional, capaz de dar para si mesmo um conjunto de normas e valores a serem respeitados. ( ) A ética e a moral dizem respeito tanto ao âmbito subjetivo, das escolhas pessoais, quanto ao da vida coletiva, e se ocupam de temas como a responsabilidade individual, a justiça, o juízo sobre as leis e as instituições fundamentais de nossa sociedade, entre outros. ( ) A moral é o campo dos comportamentos espontâneos e das reações involuntárias, determinados por fatores biológicos e psicológicos, que não são modificáveis, pois não são passíveis de argumentação e validação. A sequência está correta em a) V, V, F. b) V, F, F. c) F, V, V. d) F, V, F. e) F, F, V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
6 Q117790 | Raciocínio Lógico, Equivalência Lógica e Negação de Proposições, Analista de Sistemas, AGU, IDECAN, Ensino Médio Afirmar que não é verdade que “se Pedro não é brasileiro, então João é corintiano” é equivalente a dizer que a) ou Pedro é brasileiro ou João não é corintiano. b) Pedro não é brasileiro e João não é corintiano. c) Pedro não é brasileiro ou João não é corintiano. d) se João não é corintiano, então Pedro é brasileiro. e) se Pedro não é brasileiro, então João é corintiano. Resolver questão 🗨️ Comentários 5 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
7 Q729573 | Direito Internacional, Fundamento do Direito Internacional Público, Advogado da União, AGU, CESPE, Ensino Médio Ao longo da história, empregaram-se diversas denominações para designar o Direito Internacional. Os romanos utilizavam a expressão ius gentium (direito das gentes ou direito dos povos). Entretanto, pode-se afirmar que foi na Europa Ocidental do século XVI que o Direito Internacional surgiu nas suas bases modernas. A Paz de Vestfália (1648) é considerada o marco do início do Direito Internacional, ao viabilizar a independência de diversos estados europeus. O Direito Internacional Público surgiu com o Estado Moderno. Quando da formação da Corte Internacional de Justiça, após a II Guerra Mundial, indagou-se quais seriam as normas que poderiam instrumentalizar o exercício da jurisdição internacional (fontes do Direito Internacional Público). Assim, o Estatuto da Corte Internacional de Haia, no art. 38, arrolou as fontes das normas internacionais. Com relação ao Direito Internacional, julgue os itens a seguir O elemento objetivo que caracteriza o costume internacional é a prática reiterada, não havendo necessidade de que o respeito a ela seja uma prática necessária (opinio juris necessitatis). Certo Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
8 Q225559 | Direito Previdenciário, Salário maternidade, Procurador, AGU, CESPE, Ensino Médio Texto associado.A respeito do custeio do RGPS e do salário-de-contribuição,julgue os itens subseqüentes.Considere que Maria receba salário-maternidade. Nessa situação, não haverá desconto da contribuição previdenciária do valor desse benefício. Certo Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 1 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
9 Q710964 | Pedagogia, Técnico em Assuntos Educacionais, AGU, IDECAN, Ensino Médio, 2019 Texto associado. A despeito das mudanças educacionais no Brasil, a educação brasileira ainda possui traços claramente identificáveis da Pedagogia tradicional. Considerando as ideias de Saviani (2008), assinale a alternativa correta. a) No Brasil, a Pedagogia tradicional predomina entre 1549 e 1822, quando a família real se transfere para o Brasil, provocando, assim, a necessidade de ampliação do número de escolas e renovação da educação brasileira. b) Essa corrente pedagógica, que se apresenta nas vertentes religiosa e leiga, predomina na educação brasileira no período que vai do descobrimento do Brasil até a década de 1930, pois, a partir de 1932, já se nota a coexistência entre Pedagogia Tradicional e Pedagogia Nova. c) Embora haja duas vertentes da Pedagogia Tradicional – religiosa e leiga –, apenas a vertente religiosa é identificada na educação brasileira. Isso se deve à forte influência dos padres jesuítas, precursores da educação escolar no Brasil. d) A vertente religiosa da Pedagogia Tradicional foi utilizada no Brasil apenas para fins de catequização dos indígenas. e) A Pedagogia Tradicional jamais poderia ser leiga visto que suas raízes estão fincadas na tradição religiosa católica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro
10 Q19281 | Meio Ambiente, Proteção do Meio Ambiente em Normas Infraconstitucionais, Advogado da União, AGU, CESPE, Ensino Superior Acerca da criação e da gestão de florestas públicas nacionais, julgue o item subsequente. As três modalidades de gestão de florestas públicas nacionais para produção sustentável são a concessão florestal ao setor privado, a destinação de florestas públicas às comunidades locais, além da gestão direta governamental pelo órgão competente integrante do Sistema Nacional de Unidades de Conservação. Certo Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 📎 Anexos 🏳️ Reportar erro