Questões de Concursos Públicos: AGE ES

Encontre aqui questões AGE ES de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

O saldo de uma conta do balanço patrimonial ou da demonstração do resultado do exercício pode estar errado para mais (superavaliado) ou para menos (subavaliado). Devido a esses riscos, o auditor deve testar todas as contas da contabilidade para verificar eventual superavaliação ou subavaliação. Para tanto, deve realizar os testes de auditoria. Julgue os seguintes itens, com relação a esses testes.

Devido aos riscos mencionados, o auditor deve direcionar seus testes para superavaliação e para subavaliação. A experiência tem demonstrado que é mais prático dirigir os testes principais de superavaliação para as contas devedoras.

Considerando os conceitos vinculados à amostragem aplicada a auditoria, julgue os itens subseqüentes.

Na amostragem por conglomerado, procede-se à seleção de itens, de maneira que haja sempre um intervalo prefixado entre cada item selecionado.

A aplicação dos procedimentos de auditoria deve ser realizada em razão da complexidade e do volume das operações, por meio de provas seletivas, testes e amostragens, cabendo ao auditor, com base na análise de riscos de auditoria e outros elementos de que dispuser, determinar a amplitude dos exames necessários à obtenção dos elementos de convicção que sejam válidos para o todo. Relativamente aos procedimentos técnicos básicos a serem considerados pelo auditor na aplicação dos testes, julgue os itens que se seguem.

A revisão analítica deve considerar se todas as transações estão registradas pelo método das partidas dobradas e se estão em conformidade com os princípios fundamentais de contabilidade.

   Em 31 de dezembro de 2002, o município de Vila Velha fez publicar lei instituindo a contribuição social para custear o serviço de iluminação pública do município, com início de vigência na mesma data, autorizando a sua cobrança a partir de 1.º de janeiro do ano seguinte. O estado do Espírito Santo, que possuía um imóvel naquele município, temendo sofrer o lançamento da obrigação tributária respectiva, ingressou com ação de rito ordinário, alegando que a referida contribuição social seria inconstitucional.

 A respeito da situação hipotética acima apresentada e à luz da Constituição Federal, julgue os itens que se seguem.

O temor do estado do Espírito Santo foi descabido, já que, independentemente da alegação de inconstitucionalidade da lei municipal, ele possui imunidade tributária recíproca quanto ao tributo considerado.

Com relação aos princípios constitucionais que informam a previdência social no Brasil, julgue os itens subseqüentes.

O postulado da universalidade da cobertura e do atendimento impede a concessão de benefícios diferenciados a segurados urbanos e rurais, ainda que possam existir peculiaridades e especificidades que diferenciem essas categorias de trabalhadores.

Considerando que a origem e a formação das camadas de solo influenciam de forma marcante as propriedades e o comportamento desses materiais, julgue os itens que se seguem.

O tálus é um tipo de solo sedimentar em que o agente de transporte dos grãos é a água.

Acerca dos princípios fundamentais de contabilidade e das demonstrações contábeis, julgue os itens a seguir.

Atualmente o parágrafo de ênfase do parecer do auditor deve fazer referência à observância dos princípios fundamentais de contabilidade, conforme as normas brasileiras de contabilidade.

Com relação ao planejamento e ao controle de obras, que são elementos fundamentais para o sucesso de um empreendimento, julgue os itens subseqüentes.

Em uma rede de PERT, as atividades a serem desenvolvidas são divididas em pequenas operações e postas seqüencialmente, em uma determinada precedência, formando as cadeias de produção.

O auditor deve aplicar procedimentos específicos em relação aos eventos ocorridos entre as datas do balanço e a do seu parecer, que possam demandar ajustes nas demonstrações contábeis ou a divulgação de informações nas notas explicativas. Considerando essas informações e as normas de auditoria independente das demonstrações contábeis, julgue os itens subseqüentes.

O auditor deve considerar em seu parecer os efeitos decorrentes de transações e eventos subseqüentes relevantes ao exame das demonstrações contábeis, mencionando-os como ressalva ou em parágrafo de ênfase, quando não ajustadas ou reveladas adequadamente.

A Cia. Alfa possui 100% das ações da Cia. Beta (subsidiária integral). Em um dado exercício, Alfa vendeu, à vista, um terreno a Beta. Por ser Beta uma subsidiária integral, o contador de Alfa não contabilizou a venda.

 Com base nessa situação, julgue os itens subseqüentes, considerando o procedimento do contador, à luz dos princípios contábeis.

As duas companhias são entidades jurídicas e contábeis independentes.