Questões de Concursos Públicos: Técnicas em Laboratório

Encontre aqui questões Técnicas em Laboratório de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

A prova da catalase é rotineiramente utilizada para a discriminação inicial de cocos Gram positivos, sendo os resultados esperados para essa prova em relação às bactérias dos gêneros Staphylococcus, Enterococcus e Streptococcus, respectivamente:
São características da técnica de ELISA (ensaio de imunoabsorção enzimática), EXCETO
Um tubo contendo agar TSI (Tríplice Açúcar Ferro) inoculado com Pseudomonas aeruginosa, após incubação de 18-24h, a 35oC, se apresentará com o meio na base e no ápice, respectivamente:
Sobre os erros mais comuns que ocorrem frequentemente no processo de coleta de sangue, assinale a INCORRETA:
As vidrarias volumétricas são construídas para conter precisamente um dado volume líquido e, com exceção das pipetas, possuem forma de pera, fundo chato e gargalo comprido. Podem ser providas ou não com tampa esmerilhada e normalmente são feitas de vidro resistente e com qualidade química que não altere o produto no seu interior. Constitui um recipiente adequado e preciso para o preparo e aferição de soluções analíticas
Em relação ao diagnóstico laboratorial das duas espécies de Neisseria clinicamente mais importantes, considere as seguintes afirmativas: I Amostras clínicas suspeitas de conterem N. gonorrhoeae não devem ser transportadas em refrigeração. II Placas de semeadura primária de amostras clínicas suspeitas de conterem N. gonorrhoeae ou N. meningitidis devem ser incubadas em jarras com umidade e atmosfera de 5% de CO2. III As bactérias das espécies N. gonorrhoeae e N. meningitidis se apresentam como cocobacilos gram positivos intracelulares. IV Testes de oxidação de açúcares são utilizados no diagnóstico diferencial de espécies de Neisseria. Uma característica que diferencia N. gonorrhoeae de N. meningitidis é a capacidade que N. meningitidis apresenta de utilizar a maltose, diferentemente da N. gonorrhoeae, que apresenta resultado negativo para essa prova. Das afirmativas acima, apenas: 
Entre os testes de sensibilidade aos antimicrobianos, o método de difusão em agar é um dos mais rotineiramente utilizados pelos laboratórios de microbiologia. Em relação aos parâmetros que podem interferir na confiabilidade dos resultados obtidos por esse método, considere as seguintes afirmativas: I A espessura do meio de cultura distribuído em placas de Petri deve ser de cerca de 4 mm. II É recomendado que os frascos de discos de antimicrobianos sejam retirados do freezer ou geladeira 1 a 2 horas antes de serem utilizados, de modo a atingirem a temperatura ambiente. III Em placas de 150 mm de diâmetro podem ser colocados até 15 discos de antimicrobianos, para evitar sobreposição dos halos de inibição. IV Se um disco de antimicrobiano cair muito próximo à parede da placa de Petri, o mesmo poderá ser movido rapidamente para outra posição mais adequada, na superfície do agar. Das afirmativas acima, apenas:
Em relação ao diagnóstico laboratorial de bactérias pertencentes ao gênero Streptococcus, considere as seguintes afirmativas: I Testes rápidos, baseados em imunoensaios, a partir de secreção de orofaringe, apresentam alta especificidade para detecção de antígenos de S. pyogenes, mas são menos sensíveis que a cultura dessa secreção em meio agar Sangue. II S. agalactiae apresentam beta-hemólíse, são bacitracina sensíveis e incapazes de hidrolisar o hipurato de sódio. III S. pneumoniae apresentam alfa-hemólise em agar sangue, são optoquina sensíveis e bile solúveis. Das afirmativas I, II e III, apenas: 
Cultura de orofaringe é um dos exames referentes ao trato respiratório superior mais solicitado ao laboratório de microbiologia. Entre os vários agentes bacterianos capazes de causar faringite, o mais frequente é: