Há uma afirmativa no senso comum que diz: “de psicólogo e louco, todo mundo tem um pouco”; como, por exemplo, quando se ouve o problema de um amigo, ajudando a solucioná-lo. No entanto, o senso comum não é ciência. Para ser uma ciência, torna-se necessário fundamentá-lo em bases científicas.
Nesse contexto, é CORRETO afirmar:
a) A Psicologia é um ramo das ciências naturais que utiliza métodos científicos para o estudo do ser humano em toda a sua amplitude de mente e de corpo.
b) A Psicologia utiliza-se de técnicas como o tarô, a astrologia, a quiromancia, entre outras práticas associadas ao saber psicológico para resolução dos problemas humanos.
c) A Psicologia é uma área das Ciências Humanas que estuda o comportamento e a psiquê humana e vem se desenvolvendo na história desde 1875, quando Wilhelm Wundt criou o primeiro Laboratório de Experimentos em Psicofisiologia.
d) A psicologia é uma área das Ciências Sociais que parte de observações empíricas do comportamento humano no cotidiano com foco em condutas anormais como: fobias, alucinações, agressividade, descontrole emocional, entre outros aspectos.