Entrar

Questões de Concurso: Pedagogia

Confira aqui questões de Pedagogia para Concurso grátis com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de questões resolvidas e organizadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


Assinale a alternativa correta em relação à afirmação “Pessoas são pessoas através de pessoas” dita por R. Rossetti-Ferreira.
🧠 Mapa Mental

Pode-se descrever a hipoacomodação como:

🧠 Mapa Mental
Leia o fragmento a seguir.

Um professor constrói suas aulas a partir de temas geradores, que são extraídos da problematização da prática de vida dos educandos, possibilitando um esforço de compreensão do vivido e tem como objetivo despertar uma nova forma da relação com a experiência vivida.

Assinale a opção que mostra a tendência pedagógica caracterizada acima. 
🧠 Mapa Mental

Em relação à educação quilombola e à Lei n.º 9.394/1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, assinale a opção correta.

🧠 Mapa Mental

A Teoria do Desenvolvimento de Vygotsky aponta para os seguintes níveis de desenvolvimento:

🧠 Mapa Mental

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei n.º 9.394/96 estabelece a obrigatoriedade de oferta de educação infantil __________ às crianças de até __________ de idade.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do parágrafo acima.

🧠 Mapa Mental

A partir das concepções pedagógicas, julgue os itens subseqüentes.

A Lei n.º 5.692/1971, que organizou a educação brasileira durante um longo período, é uma manifestação da tendência liberal tecnicista nas políticas educacionais

🧠 Mapa Mental

Julgue o item que se segue, relacionados ao desenvolvimento infantil na primeira infância. 

A capacidade de estabelecer vínculos com o outro é uma característica básica do ser humano e possibilita ao indivíduo, desde a primeira infância, o acesso a um conjunto de informações que esse outro lhe propicia.

🧠 Mapa Mental

Julgue o item que se segue, relacionados ao desenvolvimento infantil na primeira infância. 

Promover contextos favorecedores de interações sociais NÃO é responsabilidade das instituições de educação infantil, cuja função primordial é preparar cognitivamente a criança para o seu ingresso no ensino fundamental.

🧠 Mapa Mental