Questões de Concursos Públicos: Modelagem de Processos de Negócio

Encontre aqui questões Modelagem de Processos de Negócio de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

O ponto crucial na análise de processos de trabalho é a determinação

Na gestão por processo,

I. a organização otimiza a cadeia de processos e assegura o melhor desempenho do sistema integrado, a partir da mínima utilização de recursos e do máximo índice de acertos.

II. identifica-se os processos críticos de negócio; para que a organização existe; quais os recursos necessários para gerar produtos que a organização deseja produzir e ofertar ao mercado.

III. identifica-se na organização as categorias básicas: 1) de processos de negócios ou de clientes; 2) organizacionais ou de integração; e 3) gerenciais.

IV. a hierarquia dos processos é definida pelo seu grau de relevância estratégica e operacional e são estruturados em macroprocessos, processos, atividades e tarefas.

V. é importante a modelagem dos processos organizacionais com base no conhecimento dos processos críticos da concorrência.

Está correto o que consta SOMENTE em
Quanto ao Gerenciamento de Incidentes e Problemas (ITIL v3) analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta: 

I. Problema: é a existência de um erro cuja causa é desconhecida. 
II. Incidente: é uma interrupção não planejada de um serviço de TI ou uma redução da qualidade de um serviço de TI. 
III. Os incidentes são sintomas que apontam para uma doença mais grave, chamada de problema.

O modelo de processos de negócio de uma organização, desenhado com BPMN, indica a necessidade de mostrar as atividades realizadas pelo departamento de vendas e sua interação com a área de contabilidade que também realiza suas atividades quando acionada no processo. Assim, considerando a organização como uma Pool, para mostrar quem realiza cada atividade departamental nessa Pool, a notação dispõe, no BPD, do símbolo

Com vistas ao aumento da confiabilidade de sistemas e processos, os gestores buscam antecipar-se à ocorrência de falhas, intervindo. Existem situações nas quais a intervenção é realizada conforme a necessidade e é muito dispendiosa, seja em razão dos custos dos procedimentos realizados, seja devido às paradas dos recursos, que não ficam disponíveis para a operação. Trata-se do seguinte procedimento de prevenção de falhas e aumento de confiabilidade:
Relacione os principais elementos descritivos dentro do BPMN, da coluna da esquerda, com o seu respectivo símbolo básico da coluna da direita:
(1) eventos
(2) gateways
(3) atividades
(A) retângulo
(B) losango
(C) círculo
Assinale a alternativa que apresenta a correlação correta.
Texto associado.

A respeito de mapeamento de processos, julgue os próximos
itens.

Um fluxograma dentro de uma organização mostra como se faz o trabalho e analisa problemas cuja solução é compatível com o exercício de uma administração racional. Trata-se da representação gráfica sequencial de um trabalho, caracterizando as operações e os responsáveis pelo processo.

Um analista de processo de negócio realizou a modelagem de alguns processos de uma instituição financeira. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I - O modelo AS-IS representa o estado atual do processo.

II - O modelo TO-BE representa o estado desejado do processo.

III - A modelagem é utilizada também para auxiliar as organizações a compreenderem seu próprio negócio, permitindo a identificação de problemas e melhorias.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

Na análise e modelagem de processos de negócios, os processos que afetam positiva ou negativamente a relação com os clientes denominam-se processos