Entrar

Questões de Concurso: Máquinas elétricas

Confira aqui questões de Máquinas elétricas para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


Um material ferromagnético de forma toroidal e seção circular é o núcleo de permeabilidade µ de uma bobina de N espiras percorridas por corrente i. O núcleo toroidal tem comprimento médio l e seção reta S. Nessa situação, o fluxo gerado é de:
Dados: µ = 2,0 x 10-3 H/m; N = 100 espiras
i = 3,0A; / = 24cm; S = 12,0 cm2 .

🧠 Mapa Mental

No transformador, o uso de núcleo laminado com isolação elétrica entre as chapas tem como objetivo

🧠 Mapa Mental

No motor CC do tipo shunt, o enrolamento shunt

🧠 Mapa Mental

Dois motores de corrente contínua têm potências e velocidades nominais iguais, um, com excitação em derivação, e outro, com excitação série. Com respeito a esses motores, analise as afirmações seguintes.
I No motor com excitação em derivação, a corrente de excitação é pequena em relação à corrente nominal.
II No motor com excitação série, a queda de tensão no enrolamento de excitação é pequena em relação à tensão nominal.
III Para ambos os motores, a queda de tensão no enrolamento de excitação é pequena.
É correto o que se afirma em

🧠 Mapa Mental

Com relação ao motor CC, analise as afirmativas a seguir:

I. São utilizados quando se deseja manter um controle fino de velocidade de um processo fabril, sem o uso de um conversor de frequência.
II. O motor série é um tipo de motor CC que, entre outras características, não podem operar em vazio.
III. O motor em derivação é um tipo de motor CC que, entre outras características, possui velocidade e conjugado constantes quando são alimentados por tensão constante.

Assinale:

🧠 Mapa Mental

Considere as afirmativas abaixo, em relação a motores síncronos:
I. Os geradores síncronos de tensão alternada necessitam sempre de uma alimentação de tensão contínua (ou de um imã permanente) para produzir potência elétrica.

II. Em um gerador síncrono, a velocidade do rotor é igual à do campo girante do estator independente do número de pólos.

III. Na partida de um motor síncrono de pequena potência, podemos usar a chave inversora estrela para delta (triângulo).

IV. Embora o motor síncrono seja construído apenas por enrolamentos bobinados (portanto, indutivo), ele consegue, em seu funcionamento, adiantar a corrente com relação à tensão no estator quando o campo do rotor tem sua corrente aumentada.

V. Em um motor síncrono com carga nominal, a rotação do rotor acha-se atrasada em relação ao campo girante, mas ambos têm a mesma velocidade.
A quantidade de afirmativas corretas é iguala:

🧠 Mapa Mental