Questões de Concursos Públicos: Governança de TI

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Um software de gerência de configuração deve ser capaz de:

Entre as ferramentas ordinariamente utilizadas na gestão de projetos pelas organizações, pode-se citar o COBIT, que

O PMBOK mapeia os processos de gestão de projeto em 5 grupos e em 9 áreas de conhecimento. Numa dessas áreas de conhecimento são encontrados os processos de desenvolvimento do plano do projeto, de execução do plano do projeto e de controle de mudanças no projeto. Essa área de conhecimento é identificada por

Assinale a alternativa que apresenta os principais componentes da arquitetura de Tecnologia da Informação.

Sobre a gestão estratégica de TI e o alinhamento estratégico entre TI e negócios, é correto afirmar:

Determinado gerente de projetos, ao analisar a documentação de um projeto de infraestrutura de rede, observou que o gerenciamento de recursos humanos descreve os processos necessários para

Analise as seguintes afirmações a respeito de gerência de projetos:

I. Operação é um empreendimento temporário destinado à criação de um produto ou serviço.
II. Os processos são iterativos, por natureza.
III. O escopo do projeto, prazo e custos são restrições típicas com as quais o gerente de projetos tem de lidar.

Assinale a opção correta.

Analise as afirmativas a seguir, a respeito do ITIL (INFORMATION TECHNOLOGY INFRASTRUCTURE LIBRARY).

I. A ITIL define os processos a serem implementados na área de TI e demonstra as melhores práticas que podem ser utilizadas no Gerenciamento de Serviços.
II. A ITIL descreve a base para a organização dos processos de TI, visando à sua orientação para o Gerenciamento de Serviços de TI; em particular, os objetivos, atividades gerais, pré-requisitos necessários e resultados esperados dos vários processos.
III. A ITIL é composta por um conjunto de melhores práticas para a definição de processos necessários ao funcionamento de uma área de TI, visando permitir o máximo alinhamento entre ela e as demais áreas de negócio para garantir agregação de valor à organização.

Assinale:

O Service Desk, muitas vezes chamado de Help Desk, é uma das principais unidades de um departamento de informática, já que é o ponto de contato direto entre o departamento de informática e os usuários. Grande parte da imagem da TI dentro de uma empresa devese à eficiência e à eficácia desse serviço. No tocante às funções do Service Desk, definidas pelo ITIL, assinale a opção INCORRETA.

Acerca de gerenciamento de projetos, assinale a opção correta.