Entrar

Questões de Concurso: Governança de TI

Confira aqui questões de Governança de TI para Concurso grátis com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de questões resolvidas e organizadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


Julgue o seguinte item, relativo a fundamentos da ITIL v3.

A central de serviços, importante função da ITIL, além de ser o ponto focal com o usuário de tecnologia da informação (TI), é responsável por fornecer habilidades técnicas para o suporte de serviços de TI e o gerenciamento de infraestrutura de TI.

🧠 Mapa Mental

Julgue o seguinte item, relativo a fundamentos da ITIL v3.

A ITIL não possui processo específico que realize gerenciamento financeiro, da contabilidade ou de cobrança de um provedor de serviço de tecnologia da informação (TI); no entanto, no desenvolvimento do caso de negócio, é viável incluir informações sobre custos e benefícios financeiros acerca dos serviços de TI envolvidos.

🧠 Mapa Mental

Com relação ao plano de continuidade de negócios, a assinatura digital e a auditoria, julgue o item a seguir.

São objetivos da auditoria a revisão e o exame independentes de registros e atividades do sistema, para testar a adequabilidade dos controles desse sistema, de modo a verificar se há obediência às políticas e aos procedimentos estabelecidos.

🧠 Mapa Mental

Julgue o próximo item, a respeito dos fundamentos de COBIT 5.

O COBIT aborda a governança e gestão da informação correlata a partir da perspectiva de toda a organização, ou seja, o sistema de governança corporativa de TI proposto pelo COBIT integra-se perfeitamente em qualquer sistema de governança, de modo que o COBIT permite regular e controlar tecnologias afins onde quer que essas informações possam ser processadas.

🧠 Mapa Mental

Acerca de fundamentos da ITIL v3, julgue o item que se segue.

Os volumes da ITIL são embasados nos seguintes ciclos de vida do serviço: estratégia de serviço; desenho de serviço; transição de serviço; operação de serviço; e melhoria de serviço continuada. Cada estágio do ciclo de vida do serviço influencia outros estágios e é influenciado por eles.

🧠 Mapa Mental

Julgue o próximo item, a respeito dos fundamentos de COBIT 5.

O COBIT divide os processos de governança e gestão de TI da organização em dois domínios, e inclui um modelo de referência de processo no qual a gestão é responsável pelo desenvolvimento, pela execução e pelo monitoramento das atividades, em consonância com a direção definida pelo órgão.

🧠 Mapa Mental
Um funcionário do Tribunal de Justiça do RN envia um email para a central de serviços registrando uma reclamação de que ocorre um erro durante o uso de um sistema específico, fazendo com que sua sessão seja encerrada. A fim de rastrear a causa desse problema, a ITIL V4 prevê o processo de
🧠 Mapa Mental
A ITIL representa um modelo de melhores práticas, orientado a serviços, constituído por um conjunto de cinco macroprocessos, que se integram em uma sequência lógica, na qual cada um deles contempla um conjunto de processos com objetivos específicos, diretrizes básicas e pré-requisitos. Entre os processos, dois são caracterizados a seguir. I. Processo da área de Entrega do Serviço que constitui a base para o gerenciamento dos serviços os quais a área de TI aprovisiona para a organização. É responsável por assegurar que os serviços de TI, dentro dos padrões acordados, serão entregues quando as áreas usuárias assim definirem. II. Processo da área de Suporte ao Serviço que está diretamente relacionado à infraestrutura de TI, sendo responsável pela criação de uma base de dados, constituída por itens como microcomputador, placa de rede, software, manuseio de equipamentos e procedimentos de trabalho. Os processos caracterizados em I e II são respectivamente denominados Gerenciamento de Nível de
🧠 Mapa Mental
Com a finalidade de controlar o cumprimento de regras de trabalho e monitorar os resultados das atividades desempenhadas por uma central de suporte técnico ao usuário de informática, uma empresa que segue a proposta da ITIL V3 edição 2011 deve alocar, ao menos, um profissional no papel de
🧠 Mapa Mental