Questões de Concursos Públicos: Fisioterapia

Encontre aqui questões Fisioterapia de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

Com relação à anatomia da Tíbia, considere a alternativa incorreta:
Diversas síndromes neurológicas ou lesões cerebrais podem fornecer informações diagnósticas importantes, podendo sugerir imediatos transtornos específicos da função motora ou sensitiva, ou mesmo alguma doença especifica. Alguns tipos de marcha são tão característicos que podem evidenciar transtorno durante o exame inicial do fisioterapeuta. A marcha na qual há perda de sensação proprioceptiva nas pernas, devido a lesões de fibras aferentes em nervos periféricos, raízes dorsais e coluna dorsais da medula espinhal com dificuldade de ficar em pé ou caminhar é:
A incontinência urinária é uma falta de adequação entre as forças uretrais de retenção e as pressões intravesicais (forças de expulsão) durante a fase de enchimento. Sua fisiopatologia é complexa, multifatorial e requer cuidadosa indicação da reeducação perineal. Avalie as proposições que se seguem:
I- Na incontinência decorrente de instabilidade vesical não se faz necessária a utilização de medicamentos associados à reeducação perineal. II- Em casos de prolapso no estágio II em mulher jovem, muito ativa profissional e esportivamente que sofre de constrangimento social, a indicação é cirúrgica. III- A redução perineal bem conduzida em um prolapso no estágio I em uma mulher sedentária evita uma cirurgia.
É CORRETO o que se afirma em:
O músculo cardíaco, quando submetido a uma carga de exercício, desenvolve um trabalho que terá que vencer as forças determinadas pelo grau de resistência originada dos vasos sanguíneos. Esta resistência denominamos de:
Na avaliação de um paciente com doença cardíaca, um dos principais dados a ser considerado é o sopro cardíaco, pois diz respeito à disfunção da estrutura funcional do coração. Sobre sopro cardíaco é CORRETO afirmar que:
A mielomeningocele, também conhecida como espinha bífida aberta, é uma malformação congênita da coluna vertebral da criança em que as meninges, a medula e as raízes nervosas estão expostas. Sobre a Espinha Bífida aberta, analise os itens:

I. Assim como acontece com muitos outros problemas de saúde, esta condição parece resultar de uma combinação de fatores genéticos e ambientais, como histórico familiar de malformações da coluna vertebral e deficiência de ácido fólico.

II. Normalmente, durante o primeiro mês de gestação, os dois lados da espinha dorsal se fecham sobre a medula espinhal e todos os nervos e meninges que a acompanham. A coluna vertebral protege a medula, impedindo que ela sofra quaisquer tipos de danos.

III. Nos pacientes com mielomeningocele o enfoque fisioterapêutico tradicionalmente visa a melhora da força muscular, adequação do tônus, prevenção de contraturas, independência funcional, principalmente no que se refere à deambulação, e otimização do desenvolvimento infantil.

IV. Ter algum parente de sangue com histórico de mielomeningocele aumenta as chances de vir a ter um filho ou uma filha com a doença também, embora a maior parte dos casos da doença seja de crianças sem histórico familiar.

V. O ácido fólico é um importante nutriente para o desenvolvimento saudável de um bebê. O folato é a forma natural da vitamina B9. O ácido fólico é a forma sintética da vitamina B9, encontrado muito em suplementos e alimentos fortificados. A deficiência deste nutriente aumenta o risco de espinha bífida e de outros defeitos da coluna vertebral.

Estão CORRETAS:
A vibração é uma técnica de higiene brônquica. Sobre essa técnica, considere a alternativa incorreta:

Sobre o exame físico da amplitude do movimento articular, analise os itens, abaixo:

I - Cada articulação deve ser avaliada quanto ao grau de mobilidade que apresenta por meio do ângulo que as extremidades articulares formam entre si.

II - O exame de cada articulação deve comparar o grau de amplitude de movimento com valores mínimos considerados normais, ou com a articulação do lado oposto, caso não esteja comprometida.

III - No exame articular, deve-se realizar a avaliação minuciosa das principais articulações do corpo.

Está correto o que se afirma em:

Luxações do quadril são lesões pouco frequentes e graves. Elas são frequentemente associadas a fraturas pélvicas. Uma articulação do quadril normal é estável e forte. Uma luxação do quadril só pode ocorrer quando uma força intensa é aplicada à articulação do quadril como um trauma de alta energia como quedas ou acidentes automobilísticos. O tipo mais comum em emergências traumatológicas é:
Para avaliação do quadril, o fisioterapeuta coloca o paciente em decúbito lateral sobre o lado são. O examinador exerce pressão com as mãos apoiadas sobre a crista ilíaca aplicando todo peso do seu corpo. A descrição da ação do fisioterapeuta, caracteriza a manobra de: