Questões de Concursos Públicos: Educação Física

Encontre aqui questões Educação Física de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

Carlos, professor de educação física em uma escola na periferia de uma grande cidade, observou aumento substancial de massa muscular entre os seus alunos e desconfiou que eles estivessem utilizando anabolizantes. Mesmo após algumas conversas individuais, percebeu que não estava obtendo resultados significativos, provavelmente porque muitos desses jovens sentiam-se reféns da opinião de uma sociedade de consumo em que é crescente a importância atribuída à aparência corporal.

Diante desse cenário, o professor, em suas aulas, poderia adotar a seguinte estratégia:

A professora de educação física Kátia percebeu que, em uma de suas turmas, uma aluna de 16 anos passou a apresentar perda de quantidade significativa do peso corporal e, ao mesmo tempo, demonstrava necessidade compulsiva de realizar, de forma contínua e vigorosa, as atividades físicas propostas na aula. Ao término da última aula, essa aluna, interessada em realizar atividades físicas extras, procurou a professora. Aproveitando o momento de diálogo, a professora demonstrou preocupação com a grande perda de peso da aluna nas últimas semanas. A adolescente, então, confessou que, por estar "se achando muito gorda", havia iniciado, por conta própria, uma dieta vigorosa, e tomava anfetamínicos sem o conhecimento da sua mãe, para emagrecer mais rápido. Ela disse que até passava alguns dias ingerindo apenas líquidos. A professora notou que a pele da aluna estava seca e suas unhas, quebradiças.

Após orientá-la a buscar auxílio de profissionais da área de saúde, tais como nutricionistas e psicólogos, a professora se despediu da aluna. Refletindo sobre a situação e valendo-se de seus conhecimentos científicos, a professora levantou a hipótese de que a aluna poderia estar aproximando de um quadro de anorexia restritiva, em que a perda de peso é conseguida por meio de dietas, jejuns e exercícios físicos excessivos.

A professora avaliou o fato como uma alteração comportamental e comunicou-o à coordenação da escola e aos familiares da aluna. Em uma reunião, ela se prontificou a colaborar e ficou acordado que, entre as medidas a serem adotadas, incluía-se a de a professora Kátia ministrar uma palestra sobre a assunto para toda a turma.

Abordando a situação a partir de uma dimensão pedagógica e ética, sem expor a aluna, seria correto a professora Kátia problematizar para a turma que

I. os transtornos alimentares podem causar complicações clínicas que provocam alterações nos sistemas gastrointestinal (por exemplo, constipação), cardiovascular (por exemplo, arritmias), hematológico (por exemplo, anemia), reprodutivo (por exemplo, amenorreia) e metabólico (por exemplo, desidratação).

II. o modelo cultural predominante na nossa sociedade supervaloriza os corpos delgados, o que tem acarretado aumento da incidência de transtornos alimentares entre adolescentes, principalmente do sexo feminino. O "culto à magreza" associa esse padrão estético à ideia de liberdade, sucesso e aceitação social.

III. os meios de comunicação têm reforçado o padrão corporal magro, com o principal objetivo de auxiliar as campanhas de saúde cujo foco é combater a incidência de sobrepeso na população, o qual, por sua vez, pode associar-se a vários outros fatores de risco.

IV. a massa corporal abaixo da estabelecida como normal pode ser mantida por pessoas em fase de crescimento, principalmente adolescentes, de forma a se conter o aumento acelerado do número de obesos no Brasil; devese, porém, evitar estados de desnutrição.

É correto apenas o que se afirma em

No handebol, determinados lançamentos marcam o início ou o reinício da partida, a cobrança de faltas e a cobrança de laterais. São denominados como tiros de saída, lateral, de meta e de 7 metros. O tiro de 7 metros equivale ao lançamento que se caracteriza por um recurso de punição para violação de regras. Ele é

Durante um treinamento de corrida de rua, uma atleta pisa em um buraco e cai. No momento da queda, ela tenta se proteger colocando o braço estendido no chão. Quando você se aproxima para socorrê-la, percebe que seu braço está levemente fletido, inchado e com deformação na região do cotovelo. Nesse caso, para o correto atendimento de primeiros socorros, você deve

Sobre o esporte adaptado, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. Embora o sentido de competição esteja enraizado na prática desportiva, o profissional de Educação Física deve dar aos esportes adaptados o sentido mais amplo possível, adotando-o para abranger não só as experiências de competição, mas também as que envolvam atividades recreativas para o tempo de lazer e permitem ao deficiente ter uma vida saudável. Assim,

II. A modificação das atividades por parte do profissional de Educação Física deve permitir a participação do aluno, caso este não consiga realizar a tarefa em função da deficiência e valorizar com treinamento e incentivo dentro dos níveis de habilidade que os deficientes conseguem atingir.

Pode-se afirmar de acordo com Winnick (2004) sobre as proposições:

Luckesi, em Avaliação da aprendizagem escolar, diz que na aprendizagem há quatro objetivos fundamentais que decorrem do processo de assimilação ativa dos conteúdos e de desenvolvimento do educando. Avalie as assertivas abaixo relacionadas a esses processos, assinalando C, se correta, ou E, se errada.

( ) Revisitar conhecimentos e metodologias como forma de apresentar conteúdos cujo nível de dificuldade cause repetência escolar.

( ) Apropriar-se dinâmica e independentemente desses conhecimentos e metodologias, por meio da exercitação.

( ) Transferir inteligentemente esses conhecimentos e metodologias para situações-problema diversas daquelas com as quais os conhecimentos e metodologias foram produzidos e transmitidos.

( ) Produzir novas e criativas visões e interpretações da realidade.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Luckesi propõe que a avaliação do aproveitamento escolar seja praticada como uma atribuição de qualidade aos resultados da aprendizagem dos educandos, tendo por base seus aspectos essenciais e, como objetivo final, uma tomada de decisão que direcione o aprendizado e, consequentemente, o desenvolvimento do educando. Nesse sentido, o professor deverá:

 I. Coletar, analisar e sintetizar, da forma mais objetiva possível, as manifestações das condutas – cognitivas, efetivas, psicomotoras – dos educandos, produzindo uma configuração do efetivamente aprendido.

II. Atribuir uma qualidade a essa configuração da aprendizagem, a partir de um padrão (nível de expectativa) preestabelecido e admitido como válido pela comunidade dos educadores e especialistas dos conteúdos que estejam sendo trabalhados.

III. Baseado na qualificação, decidir sobre a forma de revisar os conteúdos apresentados, a fim de que os educandos possam acompanhar, de fato, o andamento dos conteúdos de cada disciplina; sem esquecer, no entanto, de que o grupo de alunos deve receber a mesma atenção, independentemente de nível de aprendizagem.

Quais estão corretas?

A frequência de comportamentos sedentários na população brasileira tem aumentado rapidamente nas últimas décadas, independentemente da faixa etária. Dada a relação entre comportamento sedentário e aumento de doenças crônicas degenerativas, o incentivo à prática de atividade física passa a ser uma ação permanente, entre outras, para prevenção de doenças e de agravos à saúde. Nesse contexto, avalie as asserções a seguir.

As aulas de Educação Física podem seguir um modelo que garanta a participação de todos os alunos, em ações reflexivas que possibilitem a experiência diversificada de práticas motoras, pois a escola é um local estratégico para intervenções em saúde, sendo possível atingir grande parcela de crianças, adolescentes e jovens.

PORQUE

Além do desenvolvimento de habilidades motoras, as aulas de Educação Física promovem a sociabilização e incentivam a adesão à prática de atividade física prazerosa que possa ser mantida em todas as fases da vida.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas sobre medidas e avaliação em Educação Física.

( ) Usualmente, utiliza-se a relação entre massa corporal e estatura como indicador de índice de massa corporal (IMC).

 ( ) As medidas de dobras cutâneas são utilizadas como uma forma direta de mensuração da adiposidade corporal.

( ) Os diâmetros ósseos podem ser medidos por meio de um instrumento denominado estadiômetro.

( ) A composição corporal é determinada pela quantificação dos principais componentes estruturais do corpo humano: osso, músculo e gordura.

( ) A estatura é o maior indicador do crescimento corporal, sendo mensurada considerando a distância entre as referências anatômicas do vértex e da região plantar.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.