Questões de Concursos Públicos: Comunicação Social

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Uma empresa multinacional, com mais de 35 anos no Brasil e líder de mercado, se instalou desde sua chegada em um bairro periférico de uma região metropolitana do sudeste brasileiro. Com o crescimento populacional, o entorno foi ocupado por população de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social. Em uma determinada época, os colaboradores da empresa passaram a reclamar com as chefias do elevado índice de assaltos nos horários de almoço, entrada e saída. Esta situação foi publicada por importantes veículos de comunicação. Sobre este cenário, considere: I.A empresa pode investir em uma política de responsabilidade social na comunidade, com cursos de capacitação e letramento, construção de centros comunitários para práticas esportivas e culturais e reformas de espaços públicos, inclusive com a participação dos colaboradores PORQUE II.o investimento em responsabilidade social, pode gerar imagem positiva nos diversos stakeholders: nos colaboradores, que teriam outra imagem da comunidade; nos moradores do entorno, que teriam a empresa como parceira; no poder público que, ao se beneficiar dos investimentos, pode auxiliar a empresa nos eventos e colaborar para tentar diminuir os índices de vulnerabilidade social e, finalmente, nos consumidores finais que estariam adquirindo produtos com um selo de cidadania.

Os novos cenários tecnológicos romperam com as noções tradicionais de espaço e tempo e fizeram surgir conceitos novos, entre eles, os de ciberespaço e inteligência coletiva, abordados por Pierre Lévy. Em relação a esses novos conceitos, assinale a opção correta.

Uma empresa fabricante de tintas constatou que estava em segundo lugar no mercado de varejo. A assessoria de comunicação desta empresa, depois de uma série de pesquisas entre os stakeholders, diagnosticou que o fator preço não era o mais relevante na decisão de compra. As pesquisas também mostraram que não havia diferenças quanto à percepção da qualidade dentre as marcas líderes do mercado. A principal concorrente desta indústria trabalhava com uma faixa de preços muito semelhante. Em consulta aos departamentos industrial e comercial, verificou-se que não havia a possibilidade de fazer uma alteração radical na política de preços que diferenciassem sensivelmente as duas empresas. Ambas tinham igual tempo de presença no mercado e investiam números semelhantes em publicidade. A empresa líder do mercado havia ganhado e mantido, há dois anos, o selo de empresa amiga da criança e divulgava peças publicitárias com os projetos sociais atendidos. A partir deste cenário,

Em relação à gestão da responsabilidade social corporativa, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta. I– A responsabilidade social corporativa faz parte dos negócios e do processo de decisão das organizações, devendo ser declarada em todos os documentos que expressam sua missão, valores, princípios e objetivos sociais. II– Processos de comunicação limitados criam dificuldades para a implementação de programas e ações sociais, o que implica em condições não favoráveis ao desenvolvimento da responsabilidade social corporativa. III– A responsabilidade social corporativa deve estar alinhada ao planejamento tático–operacional da organização, de modo a auxiliar a criação de um mapa de relações com os stakeholders. Tal procedimento possibilita a identificação dos stakeholders relevantes, das questões–chave sociais e ambientais, das prioridades e objetivos para cada stakeholder, e a formulação de um plano de ação. IV– As culturas do segredo, da exclusão e de manutenção do poder sobre as operações se constituem em resistências ao desenvolvimento de uma cultura organizacional voltada para a responsabilidade social corporativa. V– Os processos de avaliação do desempenho social das organizações devem prescindir de abordagens quantitativas, valorizando abordagens qualitativas, além da inclusão da percepção dos stakeholders em relação ao comportamento social da empresa.

Cada vez mais utilizada pelos veículos de comunicação para criar o aspecto visual da informação, a infografia envolve um conceito moderno, em que se aliam imagem e texto para oferecer ao leitor a melhor percepção do assunto tratado. O termo infográfico vem do inglês informational graphics e o seu uso revolucionou o layout das páginas dos jornais, revistas e sites. (Fonte: http://www.abi.org).

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Analisando o infográfico como um recurso jornalístico pode-se afirmar que

Uma empresa fabricante de vidros está instalada em um bairro residencial há mais de 30 anos. Com o aumento da demanda, houve crescimento dos processos fabris e máquinas que emitem ruídos mais altos, e são mais poluidoras, tiveram de ser instaladas nas áreas vizinhas às residências. A empresa, que no passado tinha imagem positiva na comunidade, passou a receber reclamações por carta e pelo fale conosco do site institucional. Para mitigar os problemas gerados com esta situação a empresa deve realizar I.pesquisa de percepção de imagem com a comunidade, seguida de ações mitigadoras no processo fabril. II.ações de responsabilidade social com a comunidade (cursos de capacitação, alfabetização, formação de empreendedores, reformas de praças e espaços públicos). III.fechamento dos canais de interação do site institucional e migração para a rede social Linked in. IV.nova pesquisa de percepção de imagem e reputação após as ações de mitigação e responsabilidade social. V.campanha publicitária agressiva contra a concorrente para desviar a atenção da comunidade. Está correto o que consta APENAS em

Ícone, índice e símbolo, dentro da classificação dos signos proposta por Charles Sanders Peirce, em suas teorias sobre semiótica, referem-se à relação do signo

A comunicação de massa tem como pressuposto a disseminação de informação para o máximo possível de pessoas, que atuam no processo como espectadores heterogêneos. Considerando esta afirmativa como base, avalie as questões abaixo e assinale a opção correspondente.

( ) Instrumentos originários da comunicação de massa como jornais, revistas e vídeos são os ideais para a comunicação dentro de uma organização, por permitirem atingir um grande número de pessoas.
( ) Apesar de fornecer informações de caráter geralmente superficial e fugidio, a imprensa é a principal protagonista do mercado de informação em uma sociedade já que o público dos meios de comunicação de massa é necessariamente passivo.
( ) O controle e a previsibilidade possibilitados pela posse do sistema de disseminação de informação tornam a imprensa segmentada um atrativo para quem está ou deseja o poder.

Do ponto de vista da nova retórica apresentada por Perelman e Olbrechts-Tyteca, o orador deve:

Na contemporaneidade o tema " Responsabilidade Social" tem conquistado crescente importância para discussão nas organizações. Analise as afirmativas, colocando entre parênteses a letra " V" , quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra " F" , quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) No Brasil, o florescimento das organizações do terceiro setor e a consequente expansão do trabalho voltado para o social, a partir da década de 80, inaugurou a discussão da temática responsabilidade social na área das Relações Públicas e instituiu uma nova dimensão da práxis das Relações Públicas.
( ) Responsabilidade Social é o cumprimento de uma obrigação política e social por parte das organizações.
( ) Os processos de avaliação do desempenho social das organizações devem prescindir de abordagens qualitativas, valorizando abordagens qualitativas, além da inclusão da percepção dos stakeholders em relação ao comportamento social da empresa..
( ) O balanço social constitui um instrumento de acompanhamento e monitoramento capaz de demonstrar, por meio de indicadores sociais, as práticas de Responsabilidade Social.
( ) Embora vigore hoje uma nova mentalidade, muitos comportamentos empresariais são ainda guiados mais por uma percepção filantrópica do que por um engajamento ou compromisso social.