Entrar

Questões de Concurso: Biblioteconomia

Confira aqui questões de Biblioteconomia para Concurso grátis com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de questões resolvidas e organizadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


Caracteriza o perfil dos farmacêuticos responsáveis em drogarias e avalia o conhecimento da legislação da área por meio de pesquisa com 100 farmacêuticos selecionados por sorteio de 175 drogarias de Ribeirão Preto, São Paulo. A coleta de dados foi feita por meio de entrevista face a face, orientada por um questionário para avaliar conhecimentos e atitudes. Os dados foram processados e analisados utilizando-se Epi Info e Stata e houve busca de associações entre variáveis dependentes e independentes, usando o teste do qui-quadrado de Pearson e o teste exato de Fisher. A maioria dos farmacêuticos era de mulheres (64%) entre 22 e 29 anos (47%), formadas há cerca de três anos, com habilitação na área industrial (36%) ou em análises clínicas (29%). O conhecimento dos farmacêuticos sobre a legislação sanitária foi avaliado como insuficiente para 28% deles, regular para 50% e bom para 22%. Observou-se baixo conhecimento sobre a exigência legal da permanência de farmacêuticos nas drogarias durante todo o horário de funcionamento, suas atribuições, venda de antibióticos e aplicação de penicilina. Constatou-se que a maioria tem dificuldades com a conceituação de medicamentos genéricos e similares. O baixo nível de conhecimento não se associou com nenhuma variável independente, mostrando que está generalizado, ou seja, presente entre farmacêuticos de várias faixas etárias, de ambos os sexos, independente do tempo de formado e instituição formadora, modalidade de formação etc. Conclui-se que a formação na área de medicamentos, durante a graduação e, sobretudo, o estágio em farmácia são deficientes. Fazse necessária a divulgação de informações sobre a legislação sanitária para o pleno exercício da profissão, sem ameaças penais ou prejuízo da população.

Conforme as normas vigentes, o texto acima é exemplo de resumo

🧠 Mapa Mental
Considerando o processo evolutivo das bibliotecas, que passaram a diversificar o tipo de material que reúnem e a forma como disseminam a informação, julgue os itens seguintes. A biblioteca digital é aquela que, além do catálogo em linha, possui os documentos de seu acervo armazenados de forma digital para leitura na tela ou download.
🧠 Mapa Mental
Segundo o Código de Catalogação em vigor (AACR2R), na catalogação de uma coletânea de regulamentos de tribunais que constituírem leis de mais de uma jurisdição, quando se verifica a menção clara a uma entidade envolvida na compilação desses regulamentos, é necessário fazer:
🧠 Mapa Mental
Considerando os aspectos conceituais e processuais da biblioteca digital, julgue os itens subsequentes. Os repositórios digitais de acesso aberto regulam o acesso aos conteúdos que disponibilizam por meio de licenças livres, tais como as licenças creative commons.
🧠 Mapa Mental

Julgue os itens seguintes, relativos a bibliotecas digitais. Nesse sentido, considere que, nos itens em que for empregada, a sigla OAI-PMH refere-se a Open Archives Initiative – Protocol for Metadata Harvesting.

A Biblioteca Digital Jurídica do STJ é uma das bibliotecas digitais jurídicas integrantes do consórcio BDJur, cuja integração deve-se, entre outros aspectos, à adoção do formato bibliográfico MARC.

🧠 Mapa Mental
No continuum entre biblioteca tradicional e biblioteca digital, são usadas tanto fontes de informação eletrônicas quanto em papel. O enunciado acima refere-se à denominada
🧠 Mapa Mental

As questões de direitos de autor na formação e no desenvolvimento de uma biblioteca digital estão fundamentadas no preceito de que o(a)

🧠 Mapa Mental
Acerca dos sistemas de informação automatizados nacionais e internacionais, julgue os itens que se seguem. A Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) integra o acervo indexado pelo LexML.
🧠 Mapa Mental