Entrar

Questões de Concurso: Antropologia

Confira aqui questões de Antropologia para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


Quanto ao conceito de cultura, tal como tem sido elaborado pela moderna antropologia, julgue os itens subsequentes e assinale a alternativa correta.

I A coerência de um hábito cultural somente pode ser analisada a partir do sistema a que pertence.

II Um trabalho fundamental para a compreensão desse problema é o livro “O Pensamento Selvagem”, de Claude Lévi-Strauss, que refuta a abordagem evolucionista de que as sociedades simples dispõem de um pensamento mágico que antecede o científico e que, portanto, lhe é inferior.

III A cultura é um processo acumulativo que resulta de toda a experiência histórica das gerações anteriores. É um processo que limita ou estimula a ação criativa do indivíduo.

IV A nossa herança cultural, desenvolvida por meio de inúmeras gerações, sempre nos condicionou a agir depreciativamente em relação ao comportamento daqueles que agem fora dos padrões aceitos pela maioria da comunidade.

🧠 Mapa Mental
O evolucionismo foi um dos conceitos que permaneceu por muitos anos em aspecto central de análise nos estudos antropológicos. Sobre esse conceito, assinale a alternativa correta.
🧠 Mapa Mental

As proposições que se seguem dizem respeito ao conceito de cultura, tal como tem sido elaborado pela moderna antropologia.

I. Os fenômenos que os antropólogos chamam de culturais são aqueles que têm a natureza de erudição, como a arte, a filosofia e a ciência.

II. A cultura é um processo acumulativo que resulta de toda a experiência histórica das gerações anteriores; é um processo que limita ou estimula a ação criativa do indivíduo. I

II. As diferenças culturais entre os povos são determinadas pelas diferenças raciais e ambientais, havendo, por exemplo, uma correlação significativa entre a distribuição de caracteres genéticos e a distribuição dos comportamentos culturais.

IV A cultura é como uma lente através da qual o homem vê o mundo.

Assinale a opção que identifica apenas as proposições verdadeiras.

🧠 Mapa Mental

A respeito dos conceitos centrais da vertente analítica do Evolucionismo no estudo da Antropologia, julgue os itens a seguir.

I Hoje em dia, podem ser rejeitados os fundamentos teóricos do Evolucionismo, mas não se deve esquecer que foram estes primeiros estudiosos os introdutores da pesquisa de campo, ou trabalho de campo, processo que ainda hoje norteia os métodos e técnicas de pesquisa antropológica.

II Para os teóricos do Evolucionismo, as sociedades humanas deviam ser comparadas entre si por meio de seus costumes. Mas tais costumes são definidos pelo investigador e não são situados lado a lado, de modo horizontal.

III O Evolucionismo considera que os costumes têm uma substância comum, uma individualidade e, evidentemente, um fim. Mas o fim não é jamais discutido pelos teóricos do século XIX, porque é sempre encarado como a encarnação da sociedade branca, tecnológica e europeia onde viviam esses pesquisadores.

IV Para os teóricos evolucionistas as sociedades se desenvolvem de modo linear, irreversivelmente, como eventos, que podem ser tomados como causas; e outros, como consequências.

V Para os evolucionistas, é o contexto que vai permitir situar cada costume como uma ilustração crítica de momentos ou estágios socioculturais específicos.

A quantidade de itens certos é igual a

🧠 Mapa Mental

Considerando os parâmetros consagrados da antropologia social e cultural, julgue os itens a seguir.

I Como inventor de mundos, o homem é certamente animal. Outros não poderão conhecer senão aqueles mundos possibilitados pelos seus órgãos de sentido, pelas suas estruturas cerebrais, pelas suas condições de vida.

II Uma diferença central entre homens e animais relaciona-se à capacidade humana de simbolizar e, por meio da linguagem, acumular conhecimentos, que são transmitidos de geração a geração.

III Sem a socialização e o aprendizado cultural, o homem, tal qual o conhecemos, seria física e mentalmente inviável.

IV Hoje em dia, pode-se rejeitar o evolucionismo social, mas não se deve esquecer ter sido essa a vertente analítica que fundiu, definitivamente, o nós e os outros em uma só espécie.

V Muito longe das coisas em si, a apreensão que os homens têm do mundo é antropocêntrica. O antropocentrismo é a condição inicial e final de toda relação do homem com o universo.

A quantidade de itens certos é igual a

🧠 Mapa Mental

Assinale como verdadeira (V) ou falsa (F) as afirmações sobre o relativismo cultural.

( ) O relativismo cultural é uma filosofia moral problemática porque implica sua auto-negação.

( ) A perspectiva relativista pressupõe uma rígida igualdade entre valores absolutos e valores universais.

( ) O etnocentrismo é um fenômeno universal e está associado à propensão dos homens a considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural.

( ) A filosofia relativista é absolutamente necessária na antropologia para demonstrar que por trás de diferenças aparentes os homens são culturalmente iguais.

( ) Apesar de representar um obstáculo à perspectiva antropológica de buscar pelo ponto de vista nativo, os juízos etnocêntricos são índices de integração social.

Escolha a opção correta

🧠 Mapa Mental
O antropólogo Roberto da Matta, em sua tese, apresenta o famoso “jeitinho brasileiro” como uma prática cultural e social do Brasil e, ao mesmo tempo, salienta tal prática como negativa, como uma forma de fraudar regras e normativas no intuito de tirar vantagens. Antes de Roberto da Matta, Sérgio Buarque de Holanda conceituou essa prática como:
🧠 Mapa Mental

A respeito dos métodos e técnicas de pesquisa em Antropologia, assinale a alternativa correta.

🧠 Mapa Mental
Texto associado.

Grande parte das preocupações teóricas contemporâneas da
antropologia diz respeito à possibilidade de superar dicotomias e
binarismos postulados pela antropologia clássica. Nesse contexto,
julgue o seguinte item.

Pierre Bourdieu, ao propor o conceito de habitus, pretende superar limitações encontradas tanto pelo estruturalismo quanto pela fenomenologia, por meio do que ele denomina uma teoria da prática.

🧠 Mapa Mental