Entrar

Questões de Concurso: Análise de sistemas elétricos

Confira aqui questões de Análise de sistemas elétricos para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


O relé é um dispositivo de proteção de sistemas elétricos de potência. A respeito dos relés, não é correto afirmar que:

🧠 Mapa Mental

A respeito do problema de controles e limites relacionados aos estudos de fluxo de potência, analise as afirmativas a seguir

I. O controle de tensão em barras remotas pode ser executado por injeção de reativos.

II. O controle da frequência nas barras de geração é realizado somente através do ajuste da corrente de armadura das máquinas síncronas.

III. Os transformadores com controle automático de tap são utilizados no controle de frequência e tensão entre as barras no qual estão conectados.

Assinale:

🧠 Mapa Mental

A proteção desempenha um papel importante quanto à confiabilidade de um sistema elétrico. Com relação à proteção, considere as afirmativas a seguir:

I. A proteção de retaguarda é instalada para salvar o sistema no caso de falta da proteção primária.
II. Na ocorrência de um curto-circuito, quando os tempos de chaveamento são levemente superiores aos tempos de extinção do curto pela proteção primária, pode-se afirmar que existe falta de sincronismo.
III. Os circuitos de conexão de relés direcionais para proteção de trechos de circuitos de transmissão e transformadores são sempre os mesmos em qualquer configuração das bobinas.

Assinale:

🧠 Mapa Mental

As constantes generalizadas de circuito de uma linha de transmissão monofásica são A = 0,80 ? 1,5°, B = 145 ? 85°O, C = 0,0025 ?89,7° S e D = 0,80 ?1,5°. Considere que a linha está em vazio, em regime permanente, e a tensão no terminal emissor é igual a 100 ? 0° kV. Então, o valor, em kV, do módulo da tensão no terminal receptor da linha é

🧠 Mapa Mental

Duas subestações de alta tensão X e Y são interligadas por uma linha de transmissão. Para efeito de análise, cada fase da linha pode ser representada por um modelo elétrico constituído dos parâmetros resistência (R), capacitância (C) e indutância (L) e que se encontra descrito em:

🧠 Mapa Mental

Uma subestação que se liga à rede pública de distribuição de média tensão e disponibiliza ao usuário baixa tensão possui dois transformadores em paralelo e atende a uma demanda total de 1125 kVA. Dados dos transformadores:
Trafo 1: potência de 500 kVA nominais e impedância percentual de 2,5%.
Trafo 2: potência de 750 kVA nominais e impedância percentual de 3%.
Com base nos dados acima, a distribuição de cargas para as unidades de transformação 1 e 2 são dadas pelas demandas parciais, em kVA, respectivamente, por

🧠 Mapa Mental

Normalmente em um sistema de potência, a operação de proteção convencional permite um retorno a um Estado Operacional Satisfatório, sem ajuda de qualquer outro recurso. No entanto, no caso de perturbações severas, a atuação dos Esquemas de Proteção de Sistemas - EPS são necessários.

Ocorrendo uma variação intensa de tensão, o EPS deve atuar, para recuperar o sistema, do seguinte modo:

🧠 Mapa Mental

Uma linha de transmissão é protegida por relé de distância alimentado por transformador de potencial com relação de 230 kV / 115 V e por transformador de corrente de 500 A / 5 A. Se a impedância da linha que o relé protege é de 20?80° , a impedância secundária é de:

🧠 Mapa Mental

Uma linha de transmissão de 120 km de extensão possui impedância em série própria igual a 0,02 + j0,05 [O/km] e impedância mútua entre as fases de j0,02 [O/km]. A impedância de sequência direta para essa linha, em ohms, é

🧠 Mapa Mental