Entrar

Questões de Concurso: Agronomia

Confira aqui questões de Agronomia para Concurso grátis com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de questões resolvidas e organizadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


O método de irrigação por inundação é o mais simples e, por isso, o mais usado. A inundação contínua ou permanente é o principal método de irrigação na cultura do arroz. Para a manutenção de uma lâmina de água sobre o terreno, este deve ser sistematizado e dividido em tabuleiros delimitados por diques. Quanto às condições topográficas, o tamanho dos tabuleiros deve ser tal que a diferença em elevação, nas duas direções, entre o ponto mais alto e o mais baixo, não deve exceder dois terços da altura da lâmina média que se deseja manter no tabuleiro.

Considere que o terreno para o cultivo de arroz irrigado por inundação, após ser sistematizado, apresente declividade de 0,2% em uma direção e de 0,04% em outra; que o projeto preveja a construção de tabuleiros retangulares; e que o manejo da água se concilie com a manutenção de uma lâmina média de 15 cm.

Com base nessas informações, as dimensões que o tabuleiro deverá ter são

🧠 Mapa Mental

O agronegócio brasileiro vem crescendo nos últimos anos e conquistando mais mercados internacionais em decorrência da maior competitividade dos produtos. Essa situação é o resultado da adoção de novas tecnologias, de manejos produtivos adequados a realidade do país e da qualidade dos produtos.

Acerca das medidas que os os gestores das várias etapas da cadeia produtiva devem adotar para garantir esse bom desempenho, julgue os próximos itens.

Selecionar, dentro de um rebanho de bovinos, os reprodutores e matrizes para garantir um aumento da heterose desse rebanho, tendo como conseqüência o nascimento de filhos mais produtivos e com maior vigor híbrido em função do aumento de pares de genes heterozigotos e redução de pares de genes homozigotos.

🧠 Mapa Mental

Para a avaliação de _______________ o critério empregado deverá ser o de reposição, isto é, avaliação pelo custo de formação. O custo de formação compreende o custo da muda e das despesas necessárias ao plantio e à manutenção, até a idade em que se iniciaria nova produção, caso o pomar já estivesse em produção; Caso contrário, até a idade em que a avaliação está sendo feita.

🧠 Mapa Mental

No procedimento de vistoria, o avaliador percorre o imóvel, descreve os diferentes usos nele existentes e todas as benfeitorias reprodutivas e não-reprodutivas. Como resultado, obtém-se um quadro de áreas com suas respectivas ocupações, bem como a descrição das benfeitorias existentes. Com relação a vistorias e fatores relacionados a esse procedimento, julgue os itens a seguir.

Considere a seguinte situação hipotética.

Em uma vistoria, um engenheiro de avaliações checou as divisas do imóvel sob avaliação com seu GPS, comparando-as com os dados do memorial descritivo obtido no cartório de registro de imóveis (CRI) da região. Foi verificada a existência de um ocupante que se declarou o verdadeiro proprietário daquele local, embora o imóvel esteja localizado dentro da área descrita no memorial do CRI.

Nessa situação, o engenheiro deverá descontar da área total avaliada a área declarada pelo ocupante.

🧠 Mapa Mental

Na região Sul do Brasil, existem muitas granjas de suínos e de aves em áreas relativamente pequenas. Essa concentração, causada por limitações topográficas, baixa disponibilidade de terra para a atividade agropecuária e aumento da escala de produção, contribui para a contaminação dos recursos naturais. Com o intuito de amenizar esse problema, novas tecnologias estão sendo adotadas. Nesse contexto, julgue os itens seguintes.

No caso de pequenos e médios criadores, para evitar o potencial poluente das explorações intensivas tradicionais de suínos confinados, uma alternativa viável é o sistema intensivo de criação de suínos ao ar livre (SISCAL) junto com a técnica de criação de suínos sob cama. No SISCAL, o pastoreio rotativo é o mais indicado para preservar a cobertura vegetal e o solo, sendo os capins coast-cross, pangola e setária recomendados nessa situação.

🧠 Mapa Mental

Considere que um ensaio experimental tenha sido instalado para avaliar o efeito de 5 níveis de substituição do milho pelo sorgo com baixo teor de tanino no desempenho e na qualidade dos ovos de galinhas poedeiras comerciais, e que o delineamento experimental utilizado tenha sido em blocos ao acaso, com 3 repetições de 20 aves cada. A partir dessas informações, julgue o item subsequente.

Para melhorar a sensibilidade do experimento, deve-se aumentar o número de aves por parcela em relação ao aumento do número de repetições.

🧠 Mapa Mental

Com referência às doenças denominadas míldios e oídios, julgue os itens seguintes.

O controle dos agentes causais dos míldios de alface, cucurbitáceas e soja pode ser feito com sucesso utilizando produtos químicos registrados com princípios ativos semelhantes àqueles utilizados para o controle da requeima da batata, causada por Phytophthora infestans, pois esses organismos guardam proximidade filogenética.

🧠 Mapa Mental

Em um campo de produção de sementes de soja transgênica cujos descritores são bem definidos, a semeadura foi realizada em época diferente da recomendada, utilizando-se, para irrigação, um equipamento do tipo pivô-central com linha de aspersão de 400 metros de comprimento.

Considerando essas informações, julgue os itens a seguir.

Considere que a irrigação tenha sido realizada entre 0 h e 19 h, de modo que o sistema de irrigação, cuja eficiência é de 80%, aplique uma quantidade de água equivalente a evapotranspiração máxima de 7 mm/dia. Nessa situação, e tomando 3,14 como valor aproximado para B, a demanda de água será superior a 230 m3/h.

🧠 Mapa Mental

Assinale a alternativa correta sobre os grupos do PRONAF.

I. Grupo A: Agricultores familiares assentados pelo Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA), público-alvo do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) e os reassentados em função da construção de barragens. Conseguem financiamento das atividades agropecuárias e não agropecuárias.

II. Grupo B (Microcrédito Rural): Agricultores familiares com renda bruta anual familiar de até R$ 6 mil. Conseguem financiamento das atividades agropecuárias e não agropecuárias no estabelecimento rural ou áreas comunitárias próximas.

III. Grupo A/C: Agricultores familiares assentados pelo Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA) ou público-alvo do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) que já tenham contratado a primeira operação no Grupo A. Conseguem financiamento do custeio das atividades agropecuárias, não agropecuárias e de beneficiamento ou industrialização da produção.

🧠 Mapa Mental