Questões de Concursos Públicos: Tecnologista da Carreira de Desenvolvimento Tecnológico

Encontre aqui questões Tecnologista da Carreira de Desenvolvimento Tecnológico de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

Com relação a processos genéricos de troca de calor, julgue os itens a seguir.

Considerando-se que, em processos de troca de calor por convecção natural, o número de Grashof seja um grupo adimensional cuja interpretação física é similar à que se dá ao número de Reynolds em fenômenos de troca de calor por convecção forçada, é correto afirmar que quanto maior for o número de Grashof, maior será a importância dos efeitos associados ao empuxo líquido em relação à ação das forças viscosas do escoamento.

Acerca de arquiteturas de sistemas, julgue os seguintes itens. Nos sistemas distribuídos peer-to-peer, não há distinção entre os processos clientes e os servidores. Os processos envolvidos em uma tarefa interagem cooperativamente como pares, sem distinção entre clientes e servidores. Há sistemas peer-to-peer nos quais diversos processos são executados em diferentes máquinas e middleware gerenciam os recursos distribuídos.
No que se refere a bancos de dados, julgue os itens de 29 a 34. No modelo relacional, um conjunto de atributos FK do esquema da relação é uma chave estrangeira de R1 que faz referência à relação R2 se satisfizer as seguintes condições: os atributos de FK têm os mesmos domínios dos atributos da chave primária PK de R2; um valor de FK em uma tupla t1 do estado corrente de R1 é igual a um valor de PK para uma tupla t2 no estado corrente de R2 ou é null.
Pivôs centrais são sistemas circulares de irrigação bastante utilizados no Brasil para produção de grãos, sementes, gramas e hortaliças, entre outros produtos. Considerando-se um pivô central com raio de 100 m cujo centro localiza-se na linha do Equador, julgue os itens seguintes. Em um mapa temático na escala de 1:10.000, a área do pivô central medirá 3,14 cm2.
Acerca de modelos multivariados, julgue os itens a seguir. A estatística F revela se há interação entre variáveis em um modelo multivariado e possibilita o aumento da percepção acerca dos impactos da alteração de um valor em determinada variável nas demais variáveis do modelo.
No que se refere a bancos de dados, julgue os itens de 29 a 34. Há sistemas de gerenciamento de banco de dados (SGBDs) orientados a objetos que identificam cada objeto via um identificador único (OID). Nesses casos, cada OID é tipicamente imutável, isto é, o valor de um OID não deve ser modificado. Por isso, o valor de um OID normalmente não é igual ao endereço físico de armazenamento do objeto e independe de valores modificáveis de atributos do objeto.

Um profissional da área de ecologia foi contratado para elaborar um mapa de uma área hipotética de proteção permanente (APP) no sul do estado do Pará. Para subsidiar esse trabalho, os seguintes dados foram fornecidos ao profissional:

área da APP: 36.000 ha;

padrão de exatidão cartográfica (PEC): 0,5 mm;

datum a ser utilizado: oficial do Brasil;

projeção cartográfica a ser utilizada: UTM.

Julgue os itens subsequentes, relativos a essa situação.

PEC de 0,5 mm exige a elaboração de mapas com legendas compostas de, no mínimo, cinco classes.
O sensoriamento remoto, tendo-se iniciado com a invenção da câmara fotográfica, que, inicialmente presa em pombos-correio e balões estacionários, registrava imagens aéreas, experimentou uma revolução no início da década de 70 do século passado, com o lançamento dos satélites de recursos naturais terrestres, que, mesmo consumindo muitos investimentos e energia no lançamento, orbitam por vários anos em torno da Terra com o mínimo de demanda de energia, por trabalharem a grandes altitudes, onde não há resistência do ar. A respeito do sensoriamento remoto e dos satélites, julgue os itens que se seguem. O avanço tecnológico dos seguintes segmentos principais determinou a evolução do sensoriamento remoto por satélites: sensores — instrumentos que compõem o sistema de captação de dados e imagens; sistema de telemetria — sistema de transmissão de dados e imagens dos satélites para estações terrestres; sistemas de processamento — equipamentos computacionais e software destinados ao armazenamento e processamento dos dados; lançadores — bases de lançamento e foguetes que transportam e colocam em órbita os satélites.