Entrar

Questões de Concurso: Técnico em Nutrição

Confira aqui questões de Técnico em Nutrição para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


Assinale a opção em que está corretamente indicada a ordem dos sinais de pontuação que devem preencher as lacunas da frase abaixo:

“Quando se trata de trabalho científico_____ duas coisas devem ser consideradas _____ uma é a contribuição teórica que o trabalho oferece_____a outra é o valor prático que possa ter.”
🧠 Mapa Mental
Leia com atenção as afirmativas abaixo e responda esta questão, assinalando entre as alternativas, a única que apresenta somente características da Educação Nutricional.

I Ênfase no processo de modificar e melhorar o hábito alimentar a médio e longo prazo.
II As mudanças necessárias ao controle de doenças, entre elas as relativas à alimentação, devem ser baseadas numa perspectiva de integração e de harmonização nos diversos níveis: físico, emocional e intelectual.
III Avaliação objetiva e subjetiva do paciente.
IV O objetivo do processo é estabelecido em função das prioridades impostas pelo paciente. 
V A doença e a consequente necessidade de mudança de hábito podem ser consideradas uma oportunidade de crescimento e desenvolvimento pessoal.
🧠 Mapa Mental
O parâmetro que avalia a adequação da oferta de proteínas e o grau de hipercatabolismo na avaliação nutricional é:
🧠 Mapa Mental
Em treinamento de Pessoal na área de Nutrição, temas de grande relevância, que devem ser tratados, são:

I Reaproveitamento de alimentos.
II Reeducação Alimentar.
III Alimentação Preventiva.
IV Equilíbrio Alimentar.
V Alimentação Preventiva, saúde e longevidade.

Dos item acima relacionados, devem ser trabalhados em treinamento de Pessoal na área de Nutrição:
🧠 Mapa Mental
 Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas da frase abaixo:

“Da mesma forma que os italianos e japoneses ____________no Brasil no século passado, hoje os brasileiros____________ para a Europa e para o Japão à busca de uma vida melhor; internamente os brasileiros____________ para o Sul, pelo mesmo motivo.”
🧠 Mapa Mental
A Organização Mundial de Saúde (OMS) estabelece algumas recomendações dietéticas que fundamentam as Diretrizes do Guia Alimentar para a população brasileira:

I Limitar o consumo de sal iodado e substitui-lo pelo sal sem iodo.
II Aumentar o consumo de frutas, legumes e verduras.
III Manter o equilíbrio energético e o peso saudável. * ,
IV Limitar o consumo de açúcares livres
V Limitar o consumo energético procedente das gorduras saturadas por insaturadas e eliminar as gorduras trans.

Dos itens elencados acima, constituem Diretrizes do Guia Alimentar da OMS, apenas:
🧠 Mapa Mental
Na Secretaria de Educação, o nutricionista é responsável pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), cujas ações são:

I Elaborar cardápios com refeições nutritivas e que respeite a diversidade da região.
II Atuar na educação alimentar e nutricional, por meio de palestras, dinâmicas ou debates.
III Efetuar o teste de aceitabilidade de um gênero alimentício, antes de introduzi-lo no cardápio escolar.
IV Capacitar os funcionários responsáveis pelo preparo da alimentação escolar sobre diversos temas como boas práticas de fabricação.
V Realizar acompanhamento nutricional dos escolares, a fim de verificar seu estado nutricional.

São de responsabilidade do nutricionista, no programa social PNAE, as ações:
🧠 Mapa Mental
O controle qualitativo dos produtos alimentícios que serão utilizados em uma unidade de alimentação é uma etapa vital para a adequada e segura produção de refeições. O responsável pelo recebimento de alimentos deve:
🧠 Mapa Mental
Assinale a alternativa correta em relação aos procedimentos relativos ao armazenamento e transporte do alimento preparado:
🧠 Mapa Mental