Questões de Concursos Públicos: Técnico de Nível Superior Geólogo

Encontre aqui questões Técnico de Nível Superior Geólogo de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

Texto associado.

Os minerais são formados pelo processo de cristalização, que é o crescimento de um sólido a partir de um gás ou líquidos cujos átomos constituintes agrupam-se segundo proporções químicas e arranjos tridimensionais cristalinos adequados. Sobre os processos de formação de minerais, assinale a alternativa que não representa um processo correto de constituição de minerais.
Texto associado.

Os minerais são formados a partir da ligação entre diferentes elementos químicos. Estas ligações químicas podem ser principalmente de caráter iônico, covalente e metálica e a ligação ou força de Van der Waals. Cumpre destacar, que em um mineral as ligações não são puras, de um único tipo, mas uma mistura de tipos diferentes de ligações. Sendo que a contribuição maior ou menor de cada tipo de ligação depende da diferença de eletronegatividade entre os átomos envolvidos. Sobre os tipos de ligações e as caraterísticas químicas de um mineral, analise as afirmativas abaixo: I. Minerais com predomínio de ligações covalentes possuem alta dureza, são bons isolantes térmicos, alto ponto de fusão e baixo coeficiente de expansão térmica.
II. Minerais com predomínio de ligações iônicas, são geralmente incolores, possuem dureza moderada (dependendo das distâncias interatômicas), possuem elevado ponto de fusão III. Minerais metálicos, possuem alta densidade, dureza baixa a moderada, alta ductibilidade, alta condutibilidade térmica e elétrica Estão corretas as afirmativas:
Texto associado.

Leia o texto publicado na Revista Exame:
Estudos desenvolvidos por pesquisadores das Universidades Federal do Pará e do Amazonas, aponta que a Amazônia possui uma reserva de água subterrânea com volume estimado em mais de 160 trilhões de metros cúbicos...O volume é 3,5 vezes maior do que o do Aquífero Guarani... “A reserva subterrânea representa mais de 80% do total da água da Amazônia. A água dos rios amazônicos, por exemplo, representa somente 8% do sistema hidrológico do bioma e as águas atmosféricas têm, mais ou menos, esse mesmo percentual de participação”,
O estudo indicou que o aquífero, teria um depósito de água doce subterrânea com volume estimado em 86,4 trilhões de metros cúbicos...O Aquífero Alter do Chão integra um sistema hidrogeológico que abrange as bacias sedimentares do Acre, Solimões, Amazonas e Marajó. De forma conjunta, essas quatro bacias possuem, aproximadamente, uma superfície de 1,3 milhão de quilômetros quadrados... Denominado pelos pesquisadores de Sistema Aquífero Grande Amazônia (Saga), o sistema hidrogeológico começou a ser formado a partir do período Cretáceo, há cerca de 135 milhões de anos. Em razão de processos geológicos ocorridos nesse período foi depositada, nas quatro bacias sedimentares, uma extensa cobertura sedimentar, com espessuras da ordem de milhares de metros...O Saga é um sistema hidrogeológico transfronteiriço, uma vez que abrange outros países da América do Sul. Mas o Brasil detém 67% do sistema”...Uma das limitações à utilização da água disponível no reservatório, contudo, é a precariedade do conhecimento sobre a sua qualidade, apontaram os pesquisadores.
Além disto, a Amazônia transfere, na interação entre a floresta e os recursos hídricos, associada ao movimento de rotação da Terra, cerca de 8 trilhões de metros cúbicos de água anualmente para outras regiões do Brasil. Essa água, que não é utilizada pela população que vive aqui na região, representa um serviço ambiental colossal prestado pelo bioma ao país, uma vez que sustenta o agronegócio brasileiro e o regime de chuvas responsável pelo enchimento dos reservatórios produtores de hidroeletricidade nas regiões Sul e Sudeste do país”, avaliam os pesquisadores. (Fonte: Revista Exame. Amazônia tem oceano subterrâneo. https:// exame.abril.com.br/tecnologia/amazonia-tem-oceano-subterraneo/)
Sobre o tema discutido no texto, analise as afirmativas abaixo:
I. O texto trata sobre aquíferos de porosidade primária. II. O desmatamento em curso na Amazônia tende a aumentar os eventos climáticos extremos em outras regiões do Brasil, como a seca na região Sudeste em 2014. III. O Saga hoje é o maior aquífero do mundo, porém é muito pouco estudado. IV. Os pacotes sedimentares que compõem o Saga, são todos compostos de grãos bem selecionados, com predomínio de areias.
Estão corretas as afirmativas:
Texto associado.

Os estudos geofísicos apontam para uma terra dividida em camadas, desde o núcleo interno até a exosfera (última camada da atmosfera). Sobre os fatores de diferenciação em camadas concêntricas, relativamente homogêneas do planeta terra, assinale a alternativa que apresenta quais dos fatores abaixo melhor explicam esta distribuição.
Texto associado.

Sobre a geocronoestratigráfia, sua relação com o estudo e compreensão do passado geológico da terra, assinale a alternativa incorreta.
Texto associado.

O monitoramento, utilizando Sensoriamento Remoto, tem levado a análise ambiental para um novo patamar, permitindo o inventário de características do meio ambiente, jazidas de recursos minerais, avaliação de impactos ambientais etc., permitindo uma gestão mais eficiente pelos órgãos responsáveis. Neste contexto, temos uma série de satélites em órbita que possuem diferentes resoluções, espaciais, radiométricas, temporais e espectrais. Sobre estes satélites, podemos destacar a série de satélites do programa Landsat que foram desenvolvidos para monitoramento e observação da terra. O último destes satélites colocado em órbita foi o Landsat 8. Sobre as características e funcionalidades da série Landsat, assinale a alternativa incorreta.
Texto associado.

Os solos tropicais mais comuns, como os Latossolos e Argissolos são conhecidos por seus processos de pedogênese, que ocorrem normalmente em regimes hídricos údico e áquico, ou seja, com até 3 meses secos ao ano. Sobre estes solos e suas características, assinale a alternativa correta.
Texto associado.

Os feldspatos são os minerais mais abundantes em rochas ígneas e metamórficas. Quando estes sofrem processos de alteração eles podem evoluir para a formação de diferentes minerais secundários, os quais são determinados principalmente em função do clima. Sobre os processos de alteração dos minerais silicáticos, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Em regiões de clima mais seco e subtropical temos o predomínio da bissialitização, onde a partir do Ortoclásio são formados argilominerais de tipo 2/1 (Ilita, ou em áreas de drenagem insuficiente, Esmectitas e Montmorillonitas).
II. Em regiões com clima tropical, as rochas são submetidas a processos de monossialitização, ou caulinização, onde ocorre uma maior lixiviação do silício e total do potássio, com produção de minerais argilosos de tipo 1/1 (Caulinitas).
III. Em regiões tropicais úmidas, há o predomínio dos processos de alitização ou laterização, onde todo o silício é lixiviado. Resta apenas um hidróxido de alumínio, a Gibbssita, na qual razão Si/Al é nula.
Estão corretas as afirmativas:
Texto associado.

Sobre a radiação eletromagnética (EM) e suas leis, analise as afirmativas abaixo. I. A radiação EM do espaço é incapaz de atingir a superfície da Terra, exceto em muito poucos comprimentos de onda, tais como o espectro visível e as frequências de rádio.
II. De acordo com a Lei de Stefan – Boltzmann, a energia emitida aumenta na quarta potência da temperatura. III. De acordo com a Lei de Wein, o comprimento de onda aumenta com aumento da temperatura. IV. De acordo com a Lei de Planck, o espectro da radiação eletromagnético emitido na temperatura T, depende do comprimento de onda. Estão corretas as afirmativas:
Texto associado.

Sobre a teoria tectônica de placas, assinale a alternativa incorreta.