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Questões de Concurso: Técnico de Nível Superior Comunicação Social

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Em sentido estrito, marketing significa o mercado atuando. Por isso mesmo, a
principal dificuldade que as empresas e instituições públicas enfrentam na atualidade
é acompanhar as mudanças do mercado, especialmente com a entrada das novas
tecnologias digitais. Deste modo, o marketing digital, quando se trata do
relacionamento com o público, deve se preocupar em
I.atualizar os sistemas de relacionamento com o consumidor ou usuário,usando as
redes sociais e os ambientes digitais.
II. desenvolver campanhas com base na responsabilidade social para as plataformas
de propaganda e publicidade nos ambientes digitais, com o objetivo de posicionar a
marca com relação às questões socioeconômicas.
III. transformar o consumidor em um aliado,considerando o processo de engajamento
social dos clientes, que caracteriza, em boa medida, as ações de participação e
colaboração que caracterizam a cultura do consumo.
IV. ignorar a concorrência, uma vez que a competição nos mercados globais deixou
de ser vertical para ser horizontal; em outras palavras, empresas pequenas não
devem ser consideradas como peças importantes no posicionamento mercadológico.
Está(Estão) correto(s) o(s) item(itens)
🧠 Mapa Mental
A sociedade da informação transformou a comunicação social em um produto de
grande valor não apenas como a narrativa de fatos do cotidiano, mas principalmente
pela possibilidade de influenciar pessoas através de conteúdos nas plataformas
digitais, como Twitter, Facebook, WhatsApp. Mas ao mesmo tempo vive-se um
paradoxo, ou seja, dispõem-se de mais informações, mas acelera-se um processo de
desinformação com a disseminação de fake news. A produção de fake news
🧠 Mapa Mental
A sociedade midiatizada contemporânea aprendeu a lidar com as tecnologias digitais
como um sistema complexo que envolve a dualidade entre informação e
comunicação, como formas interligadas dos processos de mediação do conhecimento
e dos fatos. Neste sentido, pode-se afirmar que
🧠 Mapa Mental
A atividade de criação publicitária busca, entre outros resultados, a produção do
anúncio ou comercial, que reúne,numa peça, a informação sobre o produto, sobre a
empresa e sobre a perspectiva de consumo. Neste sentido, o comercial se constitui
como uma peça publicitária que tem como objetivo
I) informar o consumidor sobre preço do produto,buscando influenciá-lo na hora da
compra, pois este é o único fator que produz efeito objetivo na decisão.
II) informar e atrair o consumidor de forma persuasiva para influenciá-lo na sua
decisão de compra, motivo principal da criação do anúncio.
III) influenciarpelo valor estético, uma vez que o consumidor orienta a sua compra
exclusivamente pela beleza do anúncio e pela retórica usada para apresentar o
produto.
IV) orientar o consumidor no sentido da sua decisão de compra, trazendo, por isso
mesmo, informações precisas sobre o produto ou serviço,aliadas a uma forma
estética que possa influenciar o consumidor na sua decisão final.
Está(Estão) correto(s) o(s) item(itens)
🧠 Mapa Mental
O marketing digital pressupõe o uso de tecnologias da informação e processos de
comunicação que potencializem a relação da empresa com os seus consumidores. O
uso dessas tecnologias e processos provocou mudanças importantes nos
instrumentos de marketing.Estas mudanças afetam
I) o perfil do consumidor, que passou a se engajar em causas sociais e ambientais — o que se está chamando de consumo sustentável — necessitando cada vez mais
de ações de inovação como instrumento de marketing.
II) a forma de compra com a oferta nas lojas virtuais, pela internet, que trabalham de
forma constante com estratégias promocionais.
III) o perfil do consumidor, que passou a ter um maior poder pela via da conexão por
meio da participação e comunicação, criando uma relação com o mercado pelas
mídias sociais, dando às pessoas a sensação de pertencimento a determinadas
comunidades.
IV) os planos de marketing e as pesquisas de mercado, que tornaram-se
instrumentos sem efeito, uma vez que as estratégias estão diretamente ligadas ao
consumidor e a suas redes sociais.
Está(Estão) correto(s) o(s) item(itens)
🧠 Mapa Mental
Nas relações da empresa com seus colaboradores, entende-se que os
canais e as estratégias de comunicação interna
I. tratam de todo processo de informação e comunicação preparado pela
imprensa para ser divulgado por empresas como formas exclusivas de
divulgação de suas marcas e com o objetivo de motivação para a
produtividade.
II. referem-se à circulação de informações de forma vertical, ou seja, da
direção para os níveis subordinados; e horizontal, isto é, entre os
empregados de mesmo nível de subordinação.
III. têm várias funções importantes, no sentido de fazer circular as
informações novas, entre elas, promover o debate e a interação entre os
vários segmentos da organização e, sobretudo, capacitar os funcionários
para os novos desafios gerenciais e de produtividade.
IV. têm por objetivo a motivação nos processos de interação, de trocas e de
relacionamentos dentro de uma empresa ou instituição.
Está(Estão) correto(s) o(s) item(itens)
🧠 Mapa Mental
Com o surgimento das novas tecnologias de informação e, consequentemente, das
redes sociais, o jornalismo também acompanhou estas mudanças, inclusive com a
divulgação de notícias em tempo real nas plataformas digitais, pautando as rádios, os
jornais impressos e a televisão. Do ponto de vista prático, o jornalismo online,
produzido para internet, é conhecido como
🧠 Mapa Mental
A Comunicação Organizacional tem importância direta sobre as questões da prática
de administração de relacionamentos entre as organizações e o público,
principalmente por constituir-se como um campo de conhecimento teórico e prático
que
🧠 Mapa Mental
A comunicação intensificada no século XXI trouxe para o jornalismo uma dinâmica
que ultrapassa questões como atualidade, proximidade, controvérsia, próprias da
atividade jornalística, com a participação e colaboração do cidadão comum na
divulgação de informações.
Neste sentido, pode-se afirmar que o jornalismo se organiza
🧠 Mapa Mental