Em 28 de fevereiro de 2024, o presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira, afirmou que o banco está reorientando sua atuação para colocar os clientes no centro das decisões e, para tanto, está mudando suas estruturas internas em busca de um maior foco nos clientes.
Disponível em: https://exame.com/brasil/estamos-trazendo-o- -cliente-para-a-centralidade-das-nossas-decisoes-diz-presidente- -da-caixa/. Acesso em: 8 abr. 2024. Adaptado.
As organizações que adotam o clientecentrismo podem usufruir de vários benefícios, mas também precisam gerenciar desafios.
Na criação de um mindset clientocêntrico, o maior desafio é a
a) coleta de dados demográficos para o entendimento das necessidades e dos desejos do cliente.
b) falta de uma cultura organizacional centrada no cliente e de líderes que estimulem essa cultura e a disseminem.
c) personalização e a customização de soluções mediante gatilhos de incentivo na primeira compra, para que o consumidor queira fornecer seus dados de cadastro.
d) cocriação de valor com os clientes, para criar serviços ou experiências que ofereçam valor adicional.
e) medição da satisfação e da fidelização do cliente, com o intuito de destacar áreas que necessitam de melhorias.