Entrar

Questões de Concurso: Residência em Área Profissional da Saúde

Confira aqui questões de Residência em Área Profissional da Saúde para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


A criação da fisioterapia teve como base o modelo assistencial curativo, destinando-se, quase exclusivamente, ao controle de danos de determinadas doenças. Sua atuação é destinada à cura de algumas enfermidades e ao manejo de sequelas e complicações. Nessa fase, destacavam-se os locais de atuação profissional como as clínicas especializadas e os hospitais. Com o passar dos anos, os novos desafios da sociedade brasileira, as mudanças no quadro epidemiológico e a reorganização dos sistemas de saúde exigiram um redimensionamento do objeto de intervenção fisioterapêutica que, a partir dessa transformação, deveria aproximar-se do campo da promoção da saúde e da nova lógica de organização dos modelos assistenciais. Esse avanço na profissão ampliou as possibilidades de atuação e desenvolvimento profissional tanto para o controle de danos como para o controle de riscos. Por isso, surgiram possibilidades de atuação do fisioterapeuta na atenção básica como, por exemplo, na vigilância dos distúrbios cinesiofuncionais e posturais, na promoção de ambientes saudáveis, e como incentivador da adoção de estilos de vida saudável.

A partir desse texto e dos vários aspectos a ele relacionados, julgue os itens seguintes.

Conforme o texto, atualmente compete ao fisioterapeuta o desenvolvimento de ações para um ambiente saudável, por meio de realização de adequações mobiliárias nos domicílios dos pacientes, minimizando os riscos de acidente. Aos demais profissionais da equipe interdisciplinar compete prestar orientações acerca da adoção de hábitos alimentares saudáveis, combate ao álcool e às drogas ilícitas.
🧠 Mapa Mental

Um fisioterapeuta foi contratado, com carga horária de trinta horas semanais, pela secretaria de saúde de uma região, para compor a equipe profissional do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) juntamente com um médico, uma assistente social, um farmacêutico e um psicólogo. O fisioterapeuta foi informado que o NASF se constituiria como a principal porta de entrada do paciente ao Sistema Único de Saúde (SUS) da região. O NASF teria horário de funcionamento das sete às treze horas, enquanto as Equipes de Saúde da Família (ESF) funcionariam das quatorze às dezoito horas, ambos de segunda a sexta-feira. Em uma reunião entre os profissionais do NASF, foi definido que a atuação junto à comunidade seria de forma individual e coletiva, com o objetivo de ampliar a abrangência e o escopo das ações da atenção básica, bem como sua resolubilidade. Entre as ações de cada profissional, o fisioterapeuta ficou responsável pela utilização dos recursos de terapia manual, terapia manipulativa e acupuntura.

Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

A alternância de horários entre a equipe do NASF e a ESF, conforme descrita na situação hipotética, é recomendada com o fim de se possibilitar maior oferta de horários de assistência à população.
🧠 Mapa Mental
Com base no que dispõem o Código de Ética Profissional do Assistente Social e as resoluções do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), julgue os próximos itens. Cabe ao CFESS a execução das decisões proferidas nos processos disciplinares.
🧠 Mapa Mental
Com base no que dispõem o Código de Ética Profissional do Assistente Social e as resoluções do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), julgue os próximos itens. Independentemente de atuar em equipe interdisciplinar, o assistente social é legalmente reconhecido como profissional da saúde.
🧠 Mapa Mental
Com base no que dispõem o Código de Ética Profissional do Assistente Social e as resoluções do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), julgue os próximos itens. É princípio fundamental do Código de Ética Profissional do Assistente Social o exercício da profissão sem discriminação de classe social, de etnia, de gênero, de religião, de nacionalidade, de orientação sexual, de identidade de gênero, de idade e(ou) de condição física.
🧠 Mapa Mental

Os profissionais de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de um município realizaram um seminário de capacitação para os Agentes Comunitários da Saúde (ACS). O residente de fisioterapia ficou responsável por apresentar uma atividade prática acerca dos procedimentos recomendados para a mensuração adequada da pressão arterial (PA) e por dar orientações acerca do tratamento não medicamentoso da hipertensão arterial sistêmica (HAS). Na simulação com um voluntário, o residente explicou e orientou que o paciente deverá, previamente à aferição, permanecer em repouso por pelo menos um minuto e não conversar durante o procedimento. Orientou, ainda, que o paciente esvazie a bexiga, não ingira alimentos, bebidas alcoólicas ou café e não fume nos trinta minutos anteriores. Em seguida, posicionou o voluntário na posição sentada, com as pernas descruzadas, com os pés apoiados no chão e o dorso recostado na cadeira. O braço de aferição da PA foi apoiado na altura do coração (nível do ponto médio do esterno), livre de roupas, com a palma da mão voltada para cima e o cotovelo ligeiramente fletido. O manguito foi colocado no terço médio do braço, com a borda a cerca de três centímetros acima da fossa cubital e, após a palpação da artéria braquial, o diafragma do estetoscópio foi colocado sobre a artéria. Em seguida, inflou rapidamente o manguito até ultrapassar um valor estimado de 20 mmHg a 30 mmHg (estimado pela palpação da artéria) e procedeu com a deflação lentamente. A pressão sistólica foi confirmada pela ausculta do primeiro som (fase I de Korotkoff), que é, em geral, fraco, seguido de batidas regulares, e a pressão diastólica foi confirmada no desaparecimento dos sons (fase V de Korotkoff). Ao final da atividade prática o residente informou que os exercícios aeróbios (isotônicos), complementados pelos exercícios resistidos, promovem reduções da PA, estando indicados para o tratamento da hipertensão arterial sistêmica (HAS). Destacou ainda que, pa O repouso do paciente de, no mínimo, um minuto é importante e adequado para que ocorra a estabilização hemodinâmica e a medida da PA se torne mais precisa.

🧠 Mapa Mental
Com base no que dispõem o Código de Ética Profissional do Assistente Social e as resoluções do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), julgue os próximos itens. O profissional contratado sob a denominação de cargo genérico, ainda que desempenhe atividades atribuídas ao assistente social, fica dispensado de se inscrever em conselho regional de serviço social de jurisdição da sua respectiva área de atuação.
🧠 Mapa Mental
O uso de VNI deve ser monitorado por um profissional à beira-leito por um período de trinta minutos a duas horas. Caso não ocorra sucesso nesse período de tempo, é recomendada a intubação orotraqueal. O exercício físico intenso pode levar à fadiga muscular, devido à intensa utilização da via aeróbica para a produção de energia.
🧠 Mapa Mental
No que se refere aos fundamentos éticos que orientam o exercício do profissional de serviço social, julgue os itens que se seguem. A moral profissional envolve a relação entre a ação profissional do indivíduo singular, os sujeitos nela envolvidos e o produto concreto da intervenção profissional.
🧠 Mapa Mental
Na unidade de terapia intensiva, o manuseio dos pacientes doentes requer o entendimento das repercussões cardiopulmonares associadas à respiração espontânea e à ventilação mecânica. A respeito desse tema, julgue os itens que se seguem. A pressão positiva exercida pelo ventilador mecânico no sistema respiratório provoca um aumento do pós-carga do ventrículo direito e uma redução da fração de ejeção ventricular, o que gera uma diminuição do débito cardíaco.
🧠 Mapa Mental