Entrar

Questões de Concurso: Psicopedagogo

Confira aqui questões de Psicopedagogo para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


Gerir uma escola reflexiva é gerir uma escola com projeto. Nesse sentido, a escola reflexiva tem a capacidade de se pensar para se projetar e desenvolver.

Dentre as variáveis que sintetizam o que vem a se constituir em uma escola reflexiva, podem ser citadas as seguintes, EXCETO:
🧠 Mapa Mental
O objetivo da anamnese em um trabalho psicopedagógico é conhecer a história de vida da pessoa em avaliação. Esse importantíssimo instrumento possibilita dimensionar passado, presente e futuro do cliente, e por isso é muito importante que o psicopedagogo realize o seu trabalho de investigação considerando todas as situações vivencias, muito alem das causas da queixa inicial.

Assim sendo, assinale abaixo, a alternativa que NÃO é correta em se tratando de uma anamnese psicopedagógica:
🧠 Mapa Mental
As conquistas da classe trabalhadora, tanto nas relações de trabalho, como no acesso à escola, não resultam da simples existência das contradições, nem representam um avanço apenas resultante do aproveitamento das brechas deixadas pela burguesia. Elas resultam, sobretudo, da organização da classe trabalhadora na luta por seus interesses.

Nesse sentido, a discussão final do trabalho da escola sobre a dimensão política e técnica da prática educativa deve se articular: 
🧠 Mapa Mental
No processo de desenvolvimento humano, sabemos que a família exerce uma função primordial no processo de aprendizagem. No trabalho psicopedagógico, é fundamental que o psicopedagogo conheça algumas características importantes do sistema familiar de seu cliente. Dentre eles podemos citar: ______________, que estabelece como se dá a tomada de decisão na família; _____________, que determinam as fronteiras dos possíveis; _______________ que estabelece qual o nível de discurso existente no âmbito interfamiliar.

As lacunas são corretamente preenchidas por:
🧠 Mapa Mental
A Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem (EOCA) é um instrumento inspirado na psicologia social de Pichon-Rivière, nos postulados da psicanálise e no método clínico da escola de Genebra. Foi idealizada por Jorge Visca e é um instrumento de uso simples que avalia a aprendizagem em uma entrevista. É a partir da análise desses aspectos, que seu idealizador propõe que se trace o primeiro sistema de hipóteses para continuação do diagnóstico.

Assinale abaixo o único aspecto que NÃO precisa ser levado em conta pelo psicopedagogo durante a realização da sessão de EOCA:
🧠 Mapa Mental
A concepção de conhecimento presente na metodologia expositiva é aquela em que o aluno é visto como uma tábula rasa, na qual, desde que ele preste atenção e o discurso seja claro e lógico, o professor conseguirá transferir o saber para o cérebro do aluno.

Essa visão de educação tem seu fundamento na seguinte concepção filosófica:
🧠 Mapa Mental
As provas de Diagnóstico Operatório constituem, ainda hoje, um dos instrumentos mais utilizados como ferramenta auxiliar na elaboração de diagnósticos psicopedagógicos. Elas apresentam como base as estruturas operatórias próprias de cada etapa do desenvolvimento humano.

Assim, é correto dizer que elas avaliam:
🧠 Mapa Mental
 O jogo tem valor formativo porque supõe relação social, interação. Por isso, a participação em jogos contribui para formação da personalidade dos aprendentes. Ele é, uma ferramenta importante no trabalho psicopedagógico.

No entanto, ao fazer uso do jogo em suas atividades o psicopedagogo deve cuidar dos seguintes aspectos, EXCETO:
🧠 Mapa Mental
A implementação do sistema de ciclos no currículo escolar veio exigir um maior envolvimento de todos os que conduzem o dia-a-dia da escola e sua relação com o processo ensino-aprendizagem e, em especial, do professor e dos pais.

Entre outras vantagens que a adoção do sistema de ciclos trouxe, uma se destaca na lógica da avaliação e do desenvolvimento, a saber:
🧠 Mapa Mental