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Questões de Concurso: Provas Multiprofissional em Atenção em Oncologia Psicologia Multiprofissional em Atenção Cardíaca Psicologia Multiprofissional em Saúde da Criança Psicologia Multiprofissional em Saúde da Família Psic

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No que tange aos processos psicofarmacológicos, julgue o item a seguir.

Clorpramazina, haloperidol e diazepam são considerados agentes antipsicóticos.

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    Somos obrigados a renunciar à pretensão de determinar para as múltiplas investigações psicológicas um objeto (um campo de fatos) unitário e coerente. Consequentemente, e por sólidas razões, não somente históricas, mas doutrinárias, torna-se impossível à psicologia assegurar-se uma unidade metodológica.

JAPIASSU, H. A psicologia dos psicólogos. Rio de Janeiro: Imago, 1983,

p. 24, com adaptações. 

Com base no texto e nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

A subjetividade é considerada o objeto por excelência para todas as psicologias.

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Considere um paciente de 52 anos de idade, diabético e hipertenso crônico, que está internado em razão de um infarto. Essa é a terceira internação dele que possui histórico de descompensação das doenças. Em entrevista, a equipe multiprofissional evidencia a dificuldade do paciente em adotar certos comportamentos e mudar hábitos que possam favorecer a respectiva condição de saúde, mesmo após inúmeras orientações fornecidas pela equipe que o acompanha.  

No que se refere a esse caso clínico e com base nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

A técnica grupal indicada no caso clínico desse paciente, visando à adesão e ao engajamento ao seu tratamento, seria o grupo reflexivo, que se caracteriza por ser uma abordagem de fundo cognitiva, cujo objetivo é modificar pensamentos e comportamentos automáticos.

🧠 Mapa Mental

    Somos obrigados a renunciar à pretensão de determinar para as múltiplas investigações psicológicas um objeto (um campo de fatos) unitário e coerente. Consequentemente, e por sólidas razões, não somente históricas, mas doutrinárias, torna-se impossível à psicologia assegurar-se uma unidade metodológica.

JAPIASSU, H. A psicologia dos psicólogos. Rio de Janeiro: Imago, 1983,

p. 24, com adaptações. 

Com base no texto e nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

A unidade metodológica defendida por Japiassu refere-se às perspectivas experimentais.

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    Um conhecimento, para ser considerado científico, requer um objeto específico de estudo. [...] Qual é, então, o objeto específico de estudo da psicologia? [...] Se dermos a palavra a um psicólogo comportamental, ele dirá: “o objeto de estudo da psicologia é o comportamento humano”. Se a palavra for dada a um psicólogo psicanalista, ele dirá: “o objeto de estudo da psicologia é o inconsciente”. Outros dirão que é a consciência humana, e outros, ainda, a personalidade.

BOCK, A. M. B.; TEIXEIRA, M. de L. T.; FURTADO. O. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 15. ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2018, p. 2, com adaptações.

Considerando a multiplicidade dos objetos de estudos psicológicos desenvolvidos a partir do século 19, julgue o item a seguir.

Na perspectiva Behaviorista, os reforçamentos positivos podem ser entendidos como ações/eventos que levam à estagnação da frequência de determinado comportamento.

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    O campo do desenvolvimento humano concentra-se no estudo científico dos processos sistemáticos de mudança e estabilidade que ocorrem nas pessoas. Os cientistas do desenvolvimento (ou desenvolvimentistas) - indivíduos empenhados no estudo profissional do desenvolvimento humano - observam os aspectos em que as pessoas se transformam desde a concepção até a maturidade, bem como as características que permanecem razoavelmente estáveis.

PAPALIA, D.; FELDMAN, R. Desenvolvimento Humano. Porto Alegre: AMGH, 2013, p. 36. 

Acerca do desenvolvimento humano, julgue o item a seguir.

No estudo do desenvolvimento humano, utilizam-se diversificados modelos de pesquisa. Exemplos deles são os estudos transversais, que se caracterizam por avaliar pessoas em diferentes idades ou estágios de desenvolvimento, em um único momento.

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Um paciente de 16 anos de idade, morador de certo bairro periférico de uma grande cidade brasileira, reside em uma casa de três cômodos com a mãe (de 43 anos de idade, desempregada, que trabalha como diarista) e mais cinco irmãos mais novos (com idades que variam de 3 anos a 14 anos). Atualmente, o paciente está cumprindo medida socioeducativa em meio aberto, de liberdade assistida, e comparece três vezes por semana à Unidade de Atendimento em Meio Aberto (UAMA), para a realização de atividades diversas, referentes à respectiva medida, junto com equipe multiprofissional (composta por psicólogas, pedagogas e assistentes sociais). No momento atual o paciente frequenta um programa de aceleração educacional na escola pública do próprio bairro, a fim de concluir o ensino fundamental que abandonou há três anos, para tentar ajudar no sustento da família, quando iniciou trabalho de engraxate no centro da cidade. Foi nesse mesmo período que começou um histórico de cometimento de atos infracionais: frequentemente realizava pequenos furtos a pedestres e comerciantes da região, além de vender pequenas quantidades de substâncias ilícitas (trouxinhas de maconha), como “aviãozinho” (mediador entre o comprador e o traficante). Em uma abordagem da polícia, foi flagrado com alguma quantidade de maconha, além de objetos decorrentes dos furtos, fato que o levou a ingressar no sistema socioeducativo. Hoje em dia, participa de diversas atividades grupais e individuais na UAMA, bem como de ações que têm sido desenvolvidas em parceria dessa instituição com a escola que o paciente frequenta, além da unidade básica de saúde (UBS) do bairro. 

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

Uma das possíveis atividades grupais das quais o paciente pode participar, no âmbito da UAMA, são os grupos reflexivos temáticos. Essa técnica trabalha com temas específicos, com metodologia embasada na educação popular em saúde.

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A respeito das teorias da personalidade, julgue o item a seguir

A teoria do traço fatorial-analítico, de Raymond Cattell baseia-se na perspectiva de análise dos processos semi-inconscientes, que sustentariam um conjunto de traços simbólicos da personalidade de uma pessoa. A teoria afirma, ainda, que esses traços são resultado de um processo que se inicia no Édipo e estrutura-se ao fim da adolescência, consagrando a personalidade adulta.

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    O campo do desenvolvimento humano concentra-se no estudo científico dos processos sistemáticos de mudança e estabilidade que ocorrem nas pessoas. Os cientistas do desenvolvimento (ou desenvolvimentistas) - indivíduos empenhados no estudo profissional do desenvolvimento humano - observam os aspectos em que as pessoas se transformam desde a concepção até a maturidade, bem como as características que permanecem razoavelmente estáveis.

PAPALIA, D.; FELDMAN, R. Desenvolvimento Humano. Porto Alegre: AMGH, 2013, p. 36. 

Acerca do desenvolvimento humano, julgue o item a seguir.

Para Jean Piaget, o processo de adaptação dá-se pelo interlúdio de dois outros importantes processos: o de assimilação e o de equilibração.

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Um paciente de 16 anos de idade, morador de certo bairro periférico de uma grande cidade brasileira, reside em uma casa de três cômodos com a mãe (de 43 anos de idade, desempregada, que trabalha como diarista) e mais cinco irmãos mais novos (com idades que variam de 3 anos a 14 anos). Atualmente, o paciente está cumprindo medida socioeducativa em meio aberto, de liberdade assistida, e comparece três vezes por semana à Unidade de Atendimento em Meio Aberto (UAMA), para a realização de atividades diversas, referentes à respectiva medida, junto com equipe multiprofissional (composta por psicólogas, pedagogas e assistentes sociais). No momento atual o paciente frequenta um programa de aceleração educacional na escola pública do próprio bairro, a fim de concluir o ensino fundamental que abandonou há três anos, para tentar ajudar no sustento da família, quando iniciou trabalho de engraxate no centro da cidade. Foi nesse mesmo período que começou um histórico de cometimento de atos infracionais: frequentemente realizava pequenos furtos a pedestres e comerciantes da região, além de vender pequenas quantidades de substâncias ilícitas (trouxinhas de maconha), como “aviãozinho” (mediador entre o comprador e o traficante). Em uma abordagem da polícia, foi flagrado com alguma quantidade de maconha, além de objetos decorrentes dos furtos, fato que o levou a ingressar no sistema socioeducativo. Hoje em dia, participa de diversas atividades grupais e individuais na UAMA, bem como de ações que têm sido desenvolvidas em parceria dessa instituição com a escola que o paciente frequenta, além da unidade básica de saúde (UBS) do bairro. 

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

Um encaminhamento correto da equipe de saúde seria direcionar o paciente a um programa de tratamento do uso de drogas, utilizando recursos técnicos de comunidades terapêuticas, que são dispositivos integrantes do Sistema Único de Saúde (SUS).

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