“A linguagem ocupa um papel central nas relações sociais vivenciadas por crianças e adultos. As crianças, desde cedo, convivem com a língua oral em diferentes situações: os adultos que as cercam falam perto delas e com elas.
Por meio da oralidade, as crianças participam de diferentes situações de interação social e aprendem sobre elas próprias, sobre a natureza e sobre a sociedade. Na instituição escolar, elas ampliam suas capacidades de compreensão e produção de textos orais, o que favorece a convivência delas com uma variedade maior de contextos de interação e a sua reflexão sobre as diferenças entre essas situações e sobre os textos nelas produzidos.
O mesmo ocorre em relação à escrita. As crianças e os adolescentes observam palavras escritas em diferentes suportes, como placas, outdoors, rótulos de embalagens; escutam histórias lidas por outras pessoas etc. Nessas experiências culturais com práticas de leitura e escrita, muitas vezes mediadas pela oralidade, meninos e meninas vão se constituindo como sujeitos letrados.”
www.ufrgs.br
Cabe à escola, responsável pelo ensino formal da leitura e da escrita:
a) repassar os ensinamentos relativos à gramática da língua para que crianças e jovens leiam com desenvoltura e escrevam sem erros.
b) transmitir as histórias da cultura brasileira e treinar a habilidade da escrita através de produção de redações com temas variados.
c) instruir os alunos quanto à diversidade vocabular existente na Língua Portuguesa e a utilização correta da ortografia.
d) mostrar com precisão os textos consagrados da literatura nacional e debater sobre as peculiaridades da língua.
e) ampliar as experiências das crianças e dos adolescentes de modo que possam ler e produzir diferentes textos com autonomia.