Em uma escola estadual da periferia da cidade de Goiânia, professores e direção constataram a necessidade de melhorar os serviços da cantina. Organizaram um projeto para a nova cantina. Em seguida, escolheram a comissão de educadores, pais e alunos que iria implementar o projeto. Em poucas semanas, a equipe já havia organizado uma concorrência para admitir novos administradores para a cantina. Com o esforço da comissão, conseguiram uma verba junto à Secretaria de Estado da Educação para a reforma do espaço físico. Depois de três meses, a nova cantina já estava em funcionamento. É importante ressaltar que a verba foi conseguida pela escola graças a uma pesquisa dos participantes do projeto. O grupo descobriu que havia um fundo destinado a construção ou reforma de cantinas e a outros equipamentos escolares. Essa experiência ilustra bem uma das características de um bom projeto, ou seja, a capacidade de conseguir os recursos materiais, financeiros ou humanos necessários para a sua conclusão.
Considerando essa situação hipotética, assinale a alternativa correta.
a) O caso relatado não aponta um projeto que interfere nas ações de gestão da escola, por isso não pode ser considerado com um projeto pedagógico.
b) Os projetos de sala de aula devem ser coerentes com os livros didáticos, não podendo fugir dos conteúdos propostos ali.
c) Considera-se projeto pedagógico somente aquele que pode ser medido por meio de avaliações da aprendizagem.
d) O caso relatado é um projeto de gerenciamento que independe de ações didáticas para ser resolvido, pois não se relaciona com o projeto político-pedagógico da escola.
e) A equipe de educadores de uma escola deve sempre estar atenta para os diversos problemas que podem ser resolvidos com a criação e a implementação de um projeto.