Entrar

Questões de Concurso: Professor de Atendimento Educacional Especializado na Educação Infantil

Confira aqui questões de Professor de Atendimento Educacional Especializado na Educação Infantil para Concurso grátis com gabarito. Acesse milhares de exercícios com perguntas e respostas resolvidas e comentadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


“Eu sempre aceitei estes alunos e nunca tive problemas. Também não os deixo num canto só para dizer que estão integrados. Já aprendi muito com eles, muito mais do que com os outros que têm apenas uma deficiência.” Essa fala possui um entendimento sobre os desafios lançados à escola e aos profissionais na elaboração de situações de aprendizagem a serem desenvolvidas para a inclusão de deficientes múltiplos. Nesse sentido, são consideradas pessoas com deficiência múltipla, aquelas que possuem:

I. No mínimo, cinco deficiências associadas.

II. No máximo, duas deficiências associadas.

III. Mais de uma deficiência associada.

Quais estão corretas?

🧠 Mapa Mental

Teberosky e Colomer afirmam que, do ponto de vista da perspectiva construtivista, o ambiente material e o ambiente social em que a aprendizagem ocorre estão estreitamente relacionados com a possibilidade de que a aprendizagem se desenvolva. Esse ambiente é o que permite à criança comprovar as suas

🧠 Mapa Mental

Uma professora assim se expressou: “Quando a gente fala da inclusão, eu não consigo entender. A gente se diz educador e ao mesmo tempo só quer ensinar alunos que não tenham nenhum tipo de problema. É isso que é ser educador?”. Sobre o assunto, é importante ressaltar que o acolhimento das diferenças só terá sentido quando o professor:

I. Desempenhar o seu papel formador de ensinar unicamente os alunos especiais

II. Adotar práticas escolares que implicam um ensino adaptado para alguns alunos.

III. Romper com suas ideias positivas sobre o desempenho padronizado e homogêneo dos alunos.

Quais estão corretas?

🧠 Mapa Mental

A competência profissional dos professores, sua capacidade para planejar situações de aprendizagem, realizar processos de adaptação de currículo, elaborar pontos de trabalho em equipe (...) adquire uma grande relevância, que parece decisiva para o êxito ou para o fracasso do processo educativo. Conforme Torres Gonzáles, algumas características organizativas podem favorecer uma escola aberta à diversidade, EXCETO:

🧠 Mapa Mental

Coll, Marchesi e Palácios citam Wallon, um psicólogo evolutivo francês, o qual afirma que a relação que as crianças mantêm com os estímulos é, em grande parte, mediada pela intervenção dos adultos. Nesse contexto, esses autores afirmam que os meios considerados mais importantes para o desenvolvimento infantil são o ___________, o ___________ e não o ___________.

Assinale a alternativa cujos termos completam correta e respectivamente as lacunas da frase acima.

🧠 Mapa Mental

Segundo Teberosky e Colomer, as crianças aprendem a ler e a escrever da mesma forma que aprendem outros aspectos do mundo. Na concepção dessas autoras, as crianças aprendem da seguinte forma:

🧠 Mapa Mental

Antunes afirma que, na aquisição da lecto-escrita e da leitura, é de grande relevância a implementação de metodologias diversificadas, pois é o momento em que o educador tem de oferecer aos pequenos atividades com caráter lúdico sem perder o objetivo, que é o desenvolvimento da leitura e da escrita. Mas para esse desenvolvimento é necessário que as atividades das crianças sejam

🧠 Mapa Mental

“Houve um tempo em que era extremamente nítida a separação entre o brincar e o aprender. Os momentos de uma atividade e os momentos de outra eram separados por rígido abismo e não se concebia que fosse possível aprender quando se brincava.”

Qual dos autores abaixo formulou essa ideia sobre o aprender brincando?

🧠 Mapa Mental

Para Fávero, uma instituição especializada, ou escola especial, é assim reconhecida justamente pelo tipo de atendimento que oferece, ou seja, o atendimento educacional especializado. Logo, as escolas especiais não podem ser substitutivas, mas ___________ à escola comum __________. E, ainda, conforme a LDBEN, artigo 60, as instituições especializadas são aquelas com atuação exclusiva em educação especial, para fins de apoio técnico e _________ do poder público.

🧠 Mapa Mental

Para atuar na Educação Infantil, os profissionais devem ter, no mínimo, o magistério em nível médio, tendo em vista que o trabalho direto com crianças pequenas exige que o professor tenha uma competência polivalente. É considerado polivalente, o professor que:

I. Trabalha com conteúdos de naturezas diversas que abrangem desde cuidados básicos essenciais até conhecimentos específicos provenientes das diversas áreas do conhecimento.

II. Reflete constantemente sobre sua prática, debatendo com seus pares, dialogando com as famílias e a comunidade e buscando informações necessárias para o trabalho que desenvolve.

III. Utiliza instrumentos essenciais para observação, registro, planejamento e avaliação na reflexão sobre a prática direta com as crianças.

Quais estão corretas?

🧠 Mapa Mental