Entrar

Questões de Concurso: Primeiro Tenente Serviço Social

Confira aqui questões de Primeiro Tenente Serviço Social para Concurso grátis com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de questões resolvidas e organizadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


Texto associado.
TEXTO 1
Em 2060, o percentual da população com 65 anos ou mais de idade chegará a 25,5% (58,2 milhões de idosos). enquanto em 2018 essa proporção era de 9,2% (19,2 milhões). Já os jovens (0 a 14 anos) deverão representar 14,7% da população (33,6 milhões) em 2060, frente a 21,9% (44,5 milhões) em 2018.
                        Disponível em:<<https://agenciadenoticias.ibae.qov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-denoticias/releases/21837-projecao-da-populacao-2018-numero-de-habitantes-do-pais-deve-parar-decrescer-em2047» (adaptado).
TEXTO 2
Cuidado com os idosos
        De acordo com Ana Amélia Camarano, pesquisadora do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a população que mais cresce no pais hoje é a de pessoas com 80 anos ou mais.
        E as pessoas que devem chegar a essa idade são as nascidas durante o chamado baby boom, ocorrido no país entre 1950 e 1960, quando as taxas de fecundidade foram mais altas, estimou a pesquisadora.
       "Esses idosos se beneficiaram da redução das mortalidades infantil, jovem e adulta nas últimas décadas no país e, agora, da diminuição da mortalidade nas idades mais avançadas em razão dos avanços na Medicina”, avaliou.
        Essa guinada no número de “idosos muito idosos" no país, contudo, demandará não só mais cuidados, mas também mais tempo para cuidar deles, indicou.
        O número de idosos que deverão receber mais cuidados no Brasil poderá aumentar entre 30% e 50% até 2020, estimou Camarano.
                                Disponível em:<http://agencia.fapesp.br/brasil-tera-sexta-maior-populacao-de-idosos-no-mundo-ate2025/23513/>  (adaptado)
Referenciando-se nos textos acima e nas Leis n° 10.741/2003 (Estatuto do Idoso), Lei n° 8.842/1994 (Política Nacional do Idoso) e no Decreto n° 1.948/1996 (Regulamenta a Política Nacional do Idoso), avalie as assertivas a seguir:
I- No texto 2 afirma-se que a faixa etária que mais cresce no Brasil é a de pessoas com 80 anos de idade ou mais. Tal fenômeno de crescimento tem sido considerado no Estatuto do idoso nos aspectos relativos à prioridade especial, bem como no atendimento judiciário e em saúde.
II- O Decreto n° 1.948/1996 regulamenta as competências dos órgãos e entidades na implantação da Política Nacional do Idoso, a qual objetiva assegurar os direitos sociais do idoso, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade.
III- Com o expressivo crescimento da expectativa de vida no Brasil nos últimos anos, providência dos órgãos públicos foi tomada a partir do Decreto n° 1.948/1996, regulamentando a modalidade asilar para atendimento ao público idoso, em regime prioritário, estendendo-a a toda a população acima de 60 anos de idade.
IV- As Leis e Decreto citados preparam os órgãos públicos para o advento do envelhecimento populacional da população brasileira, a qual vem ocorrendo gradativamente e completa o seu ciclo em 2020. Tais medidas visam, particularmente, à adequação do sistema de saúde diante do amplo crescimento do atendimento ás pessoas com idade acima de 80 anos.
V- O processo de envelhecimento e longevidade alcançará cada vez mais os brasileiros, segundo os textos 1 e 2. Desse modo, tal assunto diz respeito à sociedade em geral, devendo ser objeto de conhecimento e informação para todos, conforme preconiza a Política Nacional do idoso.
São verdadeiras as afirmativas:
🧠 Mapa Mental
A Encarregada da Seção de Atendimento ao Público do Serviço de Veteranos e Pensionistas da Marinha solicitou ao sargento do setor que adequasse a placa indicativa de atendimento prioritário, de acordo com as modificações recentes, datadas de 2017, efetuadas na Lei n° 10.741 (Estatuto do Idoso). Desse modo, a placa de atendimento prioritário passou a ser registrada da seguinte forma:
🧠 Mapa Mental
Texto associado.
[... ] Estou, estou na moda. 
É doce andar na moda, ainda que a moda 
Seja negar minha identidade, 
Trocá-la por mil, açambarcando 
Todas as marcas registradas, 
Todos os logotipos do mercado. 
Com que inocência demito-me de ser 
Eu que antes era e me sabia 
Tão diverso de outros, tão mim mesmo,
Ser pensante sentinte e solidário 
Com outros seres diversos e conscientes 
De sua humana, invencível condição. 
Agora sou anúncio 
Ora vulgar ora bizarro. 
Em língua nacional ou em qualquer língua (Qualquer principalmente.) 
[...] 
ANDRADE, Carlos Drummond de. Eu, Etiqueta. In: Corpo. São Paulo: Record, 1984 (adaptado).
O fragmento do poema de Carlos Drummond de Andrade acima retrata um tema analisado na obra “Vida para Consumo: a transformação das pessoas em mercadoria”, de Zygmund Bauman, o qual é definido como: 
🧠 Mapa Mental
"Os desastres não são coisa de Deus e não estão fora do controle humano. Por outro lado, não basta estudar os processos meteorológicos, geológicos e hidrológicos envolvidos. É preciso associar a eles o conhecimento dos processos sociais como elementos centrais da prevenção de desastres" (GONÇALVES e SOUZA apud CARMO e VALENCIO, 2014, p. 127). Tomando como referência o estudo de Gonçalves e Sousa (2014) sobre a prevenção de desastres, marque a opção INCORRETA.
🧠 Mapa Mental
Uma estudante de Serviço Social, após concluir as disciplinas obrigatórias de Estágio Curricular, fez a seguinte declaração para a professora responsável pela Disciplina de Estágio Supervisionado: “Fiquei profundamente decepcionada e confusa com o estágio que realizei, pois não consegui correlacionar nenhuma intervenção com o que aprendi na faculdade". A partir da situação apresentada e dos estudos de Santos (2011), avalie as afirmativas abaixo e em seguida assinale a opção correta.
I- É fundamental que se garanta na formação profissional, a partir da concepção marxista de teoria/prática, o ensino do "como operacionalizar os instrumentos”, porque é um dos elementos que constitui os “meios” de organização da prática. 
II- É necessário um conhecimento sobre as particularidades dos instrumentos e técnicas que dão operacionalidade à profissão, apesar do conhecimento teórico e da realidade serem fundamentais ao exercício profissional. 
III- Sendo a prática proveniente da teoria, é necessário priorizar a apreensão dos instrumentais técnicos a partir das teorias que embasam o saber profissional. 
🧠 Mapa Mental
lamamoto (in Bonetti, 2012), no esforço de apreender a profissão como um produto histórico, como uma especialização do trabalho coletivo, que adquire inteligibilidade na história social de que é parte e expressão, afirma que o Serviço Social:
🧠 Mapa Mental
Portes e Portes (in Lavoratti e Costa 2016) defendem a ideia de que apesar de não existir um receituário do fazer profissional, não se pode eximir de fazer a discussão sobre a concretude da ação profissional que se dá pelo uso e manejo de Instrumentos, técnicas e procedimentos interventivos. Tendo como base os apontamentos das autoras acerca da observação, é correto afirmar que:
🧠 Mapa Mental
A partir da Carta Constitucional, Título VIII - Da ordem Social, sobre a Seguridade Social, marque a opção correta.
🧠 Mapa Mental
Segundo Barroco (2010), no campo da moral, a alienação da vida cotidiana se expressa, especialmente, pelo moralismo, movido por preconceitos. Tendo como base as reflexões da autora sobre moralismo e preconceito, é correto afirmar que: 
🧠 Mapa Mental
“O debate contemporâneo em torno da matricialidade sociofamiliar na política social reaviva a discussão sobre a família, que por muito tempo ficou relegado a segundo plano no campo do Serviço Social brasileiro” (MIOTO, R. apud DUARTE e ALENCAR, 2011, p. 3, adaptado). Desse modo, conforme a autora citada, no âmbito do Serviço Social demanda-se avançar na discussão sobre família, sobretudo, por sua importância especial no campo da política de assistência social porque: 
🧠 Mapa Mental