Questões de Concursos Públicos: Prefeitura de São Francisco MG Professor Geografia

Encontre aqui questões Prefeitura de São Francisco MG Professor Geografia de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

“A expansão das fronteiras do capital no campo maranhense com o agro-hidro-mínero-negócio tem impactado negativamente o modo de vida das comunidades tradicionais e povos indígenas em seus territórios de vida. Os agressores seguem uma matriz histórica de controle e poder de grandes extensões de terras desde o início da colonização”.

Fonte: CPT (org.). Atlas de conflitos na Amazônia. Goiânia: CPT; São Paulo: Editora Extramares, 2017.

Considerando os resultados da expansão do capital aplicável à situação a que o texto se refere, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Empresários de economia privada (madeireiros, sojeiros e outros) estão entre os agressores.

( ) Apoio do governo federal às comunidades tradicionais inibe os conflitos com os fazendeiros.

( ) Há observância através de madeireiros das áreas de quilombolas e indígenas.

( ) Há violência no campo com ameaças e ocorrências de mortes nesses territórios.

( ) Indígenas aceitam sem resistência as ações decorrentes da expansão do capital.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

“Para que cada ponto da superfície da Terra pudesse ser localizado no mapa, foi criado um sistema de linhas imaginárias os meridianos e os paralelos. Os meridianos são linhas imaginárias que cortam a Terra no sentido nortesul. Os paralelos são linhas imaginárias que circulam a Terra no sentido leste-oeste”.

Fonte: IBGE. Atlas geográfico escolar. Rio de Janeiro: IBGE, 2012. Adaptado.

A interseção de um paralelo com um meridiano está implícita em:

É uma instituição formada por povo, território e governo. Representa, portanto, um conjunto de instituições públicas que administra um território, procurando atender os anseios e interesses de sua população. Espaço soberano reconhecido internacionalmente. Limites bem definidos ou não muito claros. As fronteiras podem variar de acordo com o espaço em análise. O espaço geográfico apropriado é delimitado por relações de soberania e poder.

Disponível em: http://revista.fct.unesp.br/index.php/geografiaematos/issue/view/421/showToc. Acesso em: 5 fev. 2020.

Os conceitos aos quais os parágrafos se referem são, respectivamente:

“A fragilidade dos ambientes naturais diante das intervenções humanas é maior ou menor em função de suas características genéticas. Em princípio, salvo algumas regiões do planeta, os ambientes naturais mostravam-se em estado de equilíbrio dinâmico até o momento em que as sociedades humanas passaram a intervir cada vez mais intensamente na exploração dos recursos naturais para gerar riquezas, conforto, prazer e lazer”. Fonte: ROSS, Jurandyr Luciano Sanches. Ecogeografia do Brasil: subsídios para planejamento ambiental. São Paulo: Oficina de Textos, 2009.
O erro lógico do argumento a que o texto se refere é:

Segundo Hartshorne, o objetivo central da Geografia deve ser descrever e explicar como o inter-relacionamento entre os fenômenos contribui para produzir configurações geográficas em extensões inerentes ao globo.

Fonte: COSCIONI, F. J. Reflexões sobre as posições epistemológicas de Richard Hartshorne em The Nature Of Geography. GEOUSP - Espaço e Tempo, São Paulo, v. 19, n. 1, p. 011-024, 2015.

A alternativa que corresponde ao estudo de Hartshorne é

“A formação da territorialidade moderna compreende a estruturação de uma geografia de países, sob a qual se desenvolvem os processos que vão lhe negar seus princípios fundadores, como a estruturação do sistema internacional, a transnacionalidade e, finalmente, a globalização. Tanto as três dinâmicas repercutem umas nas outras, como também há uma autêntica articulação delas em diferentes escalas”. Essas dinâmicas são denominadas dinâmicas da mundialização.

Fonte: HEIDRICH, A. L. A relação entre espaço mundial e território nacional sob as dinâmicas da mundialização. In: OLIVEIRA, M. P.; COELHO, M. C. N; CORRÊA, A. de M. (org.). O Brasil, a América Latina e o Mundo: espacialidades contemporâneas. Rio de Janeiro: Lamparina; Anpege, Faperj, 2008, v. 1, p. 77-91.

Considerando as relações e as dinâmicas mundiais a que o texto se refere, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Paridade cambial.

( ) Globalização de mercados.

( ) Sistema internacional.

( ) Mundialização financeira.

( ) Dinâmicas mundiais.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

“Os estudos culturais, utilizados em pesquisas do campo das ciências humanas, entre as quais a Geografia, contribui para o entendimento e a interpretação das práticas dos pequenos grupos, das minorias e dos excluídos da sociedade globalizada, e nos apontam que existe uma série de grupos organizados, de fóruns, de ONG organizadas e articuladas internacionalmente, em uma onda transnacional. Dentro desse contexto, a tecnologia social desenvolvida por esses grupos hoje é vendida como know-how”.

Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/ensinodegeografia/article/view/240454>. Acesso em: 5 fev. 2020. Adaptado.

A sentença que apresenta a ideia central do texto é