Entrar

Questões de Concurso: Prefeitura de Santana do Livramento RS Professor de Educação Física

Confira aqui questões de Prefeitura de Santana do Livramento RS Professor de Educação Física para Concurso grátis com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de questões resolvidas e organizadas para treinar online. Se preferir, baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Selecione apenas 2 campos por vez e clique em filtrar.


Complete a lacuna a seguir: O________________ é a capacidade de realizar trabalhos musculares de forma satisfatória. No entanto, atualmente, observa-se uma grande contribuição do conceito de saúde dentro dos paradigmas do ________________, sendo ele retratado por eficiência cardiorrespiratória, composição corporal ideal para o organismo e ótima manutenção músculo esquelético para a manutenção das atividades do ser humano.
🧠 Mapa Mental
No jogo e no desenvolvimento afetivo-social existem diversos aspectos emocionais indesejados e identificados como agressores do processo ensino/aprendizagem, sendo um deles
🧠 Mapa Mental
Assinale a alternativa que corresponde a faltas por indisciplina no futsal:
🧠 Mapa Mental
No Período que compreende após 2ª Guerra Mundial, início do período da Ditadura brasileira, a Educação Física, nas escolas, mantinham o caráter gímnico e calistênico do Brasil República. Com a tomada do Poder Executivo brasileiro, pelos militares, ocorreu um crescimento abrupto do sistema educacional, onde o governo planejou usar as escolas públicas e privadas como fonte de programa do regime militar. O período histórico acima compreende ao:
🧠 Mapa Mental
A psicomotricidade, nas aulas de Educação Física, pode auxiliar na aprendizagem escolar, contribuindo para um fenômeno cultural que consiste de ações psicomotoras exercidas sobre o ser humano de maneira a favorecer comportamentos e transformações. Por isso, é INCORRETO afirmar que:
🧠 Mapa Mental
Nessa fase, ocorre uma grande evolução na coordenação e controle motor, facilitando a aprendizagem de habilidades motoras cada vez mais complexas. Durante esse período, a criança tem condições de entender as regras do esporte e participar em programas estruturados de treinamento, sendo ainda aconselhável uma grande diversificação dos movimentos. A adoção de jogos reduzidos, com regras simples e voltadas para a realização de diversas habilidades, é bastante válida.
🧠 Mapa Mental
Combatem a alienação dos alunos e defendem uma postura de superação das injustiças sociais, econômicas e políticas. São também denominadas abordagens progressivas, exigem do professor de Educação Física uma visão da realidade de forma mais política. As abordagens da Educação Física escolar, citadas acima são:
🧠 Mapa Mental
Sobre à importância do lazer, no espaço pedagógico assinale a alternativa INCORRETA:
🧠 Mapa Mental
A Educação Física é considerada componente curricular obrigatório da Educação Básica e sua proposta pedagógica deve encontrar-se integrada à proposta da instituição escolar, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96), que também apresenta a necessidade da educação escolar vincular-se ao mundo do trabalho e à prática social. Diante desse quadro, apresentamos a necessidade de repensar a proposta curricular escolar na sua abrangência na sociedade atual e multicultural e democrática. Contudo, é INCORRETO afirmar que:
🧠 Mapa Mental
Sabendo que Educação Física, na escola, se relaciona, diretamente ,com a corporalidade e o movimento humano, que implica, portanto, uma atuação intencional sobre o homem como ser corpóreo e motriz, abrangendo formas de atividades físicas como o esporte, o jogo, a ginástica, as lutas, a dança, entre outras. Referente ao contexto acima analise as afirmativas abaixo:
I-Por isso, deve contribuir de maneira significativa com a formação e desenvolvimento dos alunos, oportunizando momentos pedagógicos de modo que possam interagir por meio da vivência de diversas situações de ensino-aprendizagem.
II-Estar envoltas por pouco movimentos que envolvem apenas os atos motores, sendo somente de significados, expressividade, alegria e prazer.
III-A vivência dessas situações oportuniza o desenvolvimento não só de habilidades, mas de competências importantes para uma melhor convivência em grupo, como a capacidade de compartilhar, trocar, ouvir e aprender uns com os outros.
Assinale a alternativa CORRETA:
🧠 Mapa Mental