Questões de Concursos Públicos: Prefeitura de Passagem PB Nutricionista

Encontre aqui questões Prefeitura de Passagem PB Nutricionista de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

O metabolismo energético é o conjunto de reações químicas que produzem a energia necessária para a realização das funções vitais dos seres vivos.
O metabolismo pode ser dividido em:
Assinale (1) para Anabolismo e (2) para Catabolismo:

( ) Reações químicas que permitem a formação de moléculas mais complexas. São reações de síntese.

( ) Reações químicas para a degradação de moléculas. São reações de degradação.

( ) É o processo metabólico que decompõe moléculas complexas, transformando-as em moléculas menores.

( ) Processo metabólico que sintetiza moléculas complexas por meio de substâncias simples.

( ) São hormônios relacionados com esse processo: Estrogênio, testosterona, hormônio do crescimento, insulina, etc.

( ) Adrenalina, cortisol, glucagon, citocinas são alguns dos hormônios relacionados com esse processo.

A sequência CORRETA é:
Em consonância com o código de ética do Nutricionista, em seu Art. 28, diz que é dever do nutricionista:

Assinale a alternativa CORRETA:
O patógeno atinge o organismo do indivíduo e lá produz as toxinas que causam danos e os demais sintomas de DTA. Exemplos desse tipo de doença são as infecções causadas por Escherichia coli enterotoxigênica e Vibrio cholerae. A descrição anterior refere-se a:

Assinale a alternativa CORRETA:
De acordo com o Código de Ética do Nutricionista em seu Art. 20 diz que é dever do nutricionista manter o sigilo e respeitar a confidencialidade de informações no exercício da profissão, salvo em caso de exigência legal, considerando ainda as seguintes situações:

I. Primar pelo trabalho adequado, digno e justo, apontando falhas existentes nos regulamentos, processos, recursos e estruturas dos locais e manter o sigilo de qualquer documento relacionado ao paciente.

II. Impedir o manuseio de quaisquer documentos sujeitos ao sigilo profissional por pessoas não obrigadas ao mesmo compromisso. Caso considere pertinente, o nutricionista poderá fornecer as informações, mediante assinatura de termo de sigilo ou confidencialidade pelo solicitante.

III. Respeitar o direito à individualidade e intimida- de da criança e do adolescente, nos termos da legislação vigente, em especial do Estatuto da Criança e do Adolescente, sendo imperativa a comunicação ao seu responsável de situação de risco à saúde ou à vida.

IV. Executar as atribuições e assumir as responsabilidades profissionais inerentes à função executada conforme legislação vigente, em especial a lei que dispõe sobre o serviço voluntário.

Estão CORRETAS:
Sobre a conduta alimentar do paciente acometido da doença celíaca, analise os itens:

I. O essencial é evitar alimentos que contenham glúten: pães, biscoitos, macarrão, bolos e outros.

II. Reduzir o consumo de açúcares e laticínios, pois se tornam agressores.

III. Aumentar o fracionamento da dieta e consequentemente reduzir o volume.

IV. Aumentar o consumo de proteínas para a regeneração da mucosa intestinal.

V. Observar as vitaminas lipossolúveis (A,D,E,K) e minerais como cálcio, ferro, potássio e sódio.

Estão CORRETAS:
Doença inflamatória intestinal que apresenta causa e origem desconhecidas. Pode comprometer todo o tubo digestivo, desde a boca até o ânus. A conduta alimentar de um paciente acometido dessa patologia deve:

I. A alimentação deve ser rica em carboidratos complexos e proteínas.

II. Aumentar o aporte de calorias (40 Kcal/Kg) devido ao catabolismo presente no processo inflamatório, elevando a temperatura do corpo

III. Diminuir o consumo de gorduras saturadas, devido à presença de esteatorreia; evitar leite e produtos lácteos (observar antes a tolerância do paciente).

IV. Aumentar o fracionamento da dieta em 7-8 refeições e consequentemente reduzir o volume.

V. Em relação às vitaminas e minerais, observar o ferro, a vitamina C, a B12 e o ácido fólico.


Estão CORRETAS:
Assinale (1) para Prebióticos, (2) Probióticos e (3) para Simbióticos.

( )Alguns exemplos são bifidobactérias com galactooligossacarídeos, bifidobactérias com frutooligossacarídeos e Lactobacillus com lactitol.

( ) São micro-organismos vivos presentes em alimentos como o iogurte e leites fermentados. Atuam na imunomodulação intestinal evitando a translocação bacteriana, favorecendo a recuperação da permeabilidade intestinal, suprimindo algumas cepas bacterianas e a produção de citocinas como o TNF-?, levando ao aumento da imunoglobulina.

( ) São carboidratos não digeríveis que promovem o crescimento de certas bactérias no cólon, proporcionando benefícios à saúde.

( ) Atuam na proliferação de bactérias benéficas, preservação da mucosa intestinal, manutenção de eletrólitos e fluidos intestinais, defesa contra microorganismos patogênicos, estimulação da imunidade e de certas propriedades nutricionais no trato gastrointestinal.

A sequência CORRETA é:
A anorexia nervosa (CID 10 - F50.0), ou apenas anorexia, é um distúrbio alimentar que provoca uma perda de peso acima do que é considerado saudável para a idade e altura. É caracterizada por uma imagem distorcida do próprio corpo e abuso de dietas ou exercícios para emagrecer, mesmo quando já se está abaixo do peso ideal.

Sobre o Tratamento nutricional para a pessoa com anorexia, é correto afirmar que:

I. O Tratamento nutricional inicia-se por uma avaliação nutricional, com determinação do IMC atual e percentagem de perda de peso, bem como o estabelecimento de metas gradativas de ganho de peso para atingir o peso saudável.

II. Na sequência, faz-se um recordatório dietético usual, com horários, tipos de alimentos e quantidades consumidas, para averiguar o hábito alimentar do paciente. “

III. A recomendação mais adequada e sensata é restabelecer o hábito alimentar saudável, respeitando-se as preferências alimentares, na medida do possível, com aumento gradativo das porções e número de refeições. É aconselhável que se estabeleçam seis refeições diárias, de modo que o paciente possa comer menores quantidades por vez.

IV. A pirâmide dos alimentos pode ser utilizada como um instrumento de educação para auxiliar o paciente em suas escolhas alimentares, destacando-se a importância dos nutrientes (e não só o valor energético) de cada alimento.

Estão CORRETAS:
O valor nutricional dos alimentos é o principal norte do trabalho do nutricionista. Também é de suma importância para a população, que tem o direito de conhecer informações nutricionais que influenciam diretamente na sua saúde. Para o cálculo do valor energético, são usados fatores de conversão para carboidratos, gorduras e proteínas:

I. Para cada grama de carboidrato: 4 kcal (ou 17 kJ).
II. Para cada grama de carboidrato: 10 kcal (ou 20 kJ).
III. Para cada grama de proteína: 4 kcal (ou 17 kJ).
IV. Para cada grama de proteína: 5 kcal (ou 15 kJ).
V. Para cada grama de gordura: 9 kcal (ou 37 kJ).
VI. Para cada grama de gordura: 12 kcal (ou 40 kJ).

Estão CORRETAS:
Todas as referências de consumo diário do valor nutritivo dos alimentos levam em conta uma dieta de 2000 kcal. De acordo com o consumo diário, é correto afirmar que:

I. Valor energético (calorias): 2000
II. Proteínas: 75 gramas.
III. Gorduras Totais: 55 gramas.
IV. Gorduras Saturadas: 22 gramas.
V. Gorduras Saturadas: 32 gramas.
VI. Carboidratos: 300 gramas.
VII. Fibras: 25 gramas.
VIII. Fibras: 45 gramas.
IX. Sódio: 2400 miligramas.

Estão CORRETAS: