Questões de Concursos Públicos: Prefeitura de Moreilândia PE Agente Comunitário de Saúde

Encontre aqui questões Prefeitura de Moreilândia PE Agente Comunitário de Saúde de Concursos Públicos com gabarito ou respostas comentadas. Acesse milhares de exercícios com perguntas para treinar online. Baixe o PDF!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

Sobre o Agente Comunitário de Saúde, julgue os itens a seguir:

I- O Agente Comunitário de Saúde tem como atribuição o exercício de atividades de prevenção de doenças e de promoção da saúde, desenvolvidas mediante ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas.

II- Não é exigido curso de capacitação específico para realizar suas atividades.

III- É atribuição do Agente Comunitário de Saúde a realização de mapeamento da área e identificar área de risco.

IV- É papel do Agente Comunitário de Saúde estimular a participação da comunidade nas políticas públicas voltadas para a área da saúde.

Assinale a alternativa correta:

Com a cultura do corpo perfeito e o endeusamento dos padrões de beleza impostas pela sociedade, os transtornos alimentares vêm crescendo em incidência nas últimas duas décadas e se manifestando cada vez mais precocemente, em especial em adolescentes. Os agentes comunitários de saúde devem estar atentos aos sinais e sintomas das doenças provocadas pelos distúrbios alimentares. São características da bulimia nervosa, exceto:
O lixo quando descartado incorretamente pode contaminar o solo e a água. O que viabiliza uma coleta seletiva são as cores diferentes utilizadas nas lixeiras indicando o tipo de material a ser destinado. Com base no contexto, enumere as colunas corretamente.
(1) Lata de lixo azul (2) Lata de lixo verde (3) Lata de lixo vermelha (4) Lata de lixo amarela (5) Lata de lixo branca
( ) Resíduos ambulatoriais ( ) Vidro ( ) Papel e papelão ( ) Plástico ( ) Metal
Assinale a alternativa que corresponde à sequência correta:
A respeito da doença leishmaniose visceral, assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso.
I- Os agentes etiológicos da leishmaniose visceral são protozoários tripanosomatídeos do gênero Leishmania. II- Na área urbana, o gato é a principal fonte de infecção. III- Os vetores da leishmaniose visceral são insetos denominados flebotomíneos, conhecidos popularmente como mosquito palha. IV- É considerada uma doença de notificação compulsória.
Marque a sequência correta:
O acompanhamento do crescimento e desenvolvimento da criança é uma etapa fundamental e prioritária no trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde. Dessa forma, complete as lacunas do texto com as informações adequadas.
Na visita domiciliar do recém-nascido, deve-se orientar para a realização dos testes do pezinho, da orelhinha e do olhinho, mais conhecidos como ______. Orienta-se também para as vacinas que são aplicas ao nascer: _____ e ______.
Em conformidade com o estatuto da criança e do adolescente, assinale a alternativa incorreta:
A lei Nº 10.741, de 01 de outubro de 2003, dispõe a respeito do Estatuto do idoso. De acordo com a lei, é correto afirmar:
O Agente Comunitário de Saúde exerce papel fundamental na consolidação do SUS, devendo para o desempenho adequado de suas funções, deter conhecimento sobre o sistema. Dessa forma, embasado na Lei Nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, julgue os itens a seguir:
I- É objetivo do Sistema Único de Saúde a assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização integrada das ações assistenciais e das atividades preventivas. II- A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício. III- Não compete à direção nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) formular, avaliar e apoiar políticas de alimentação e nutrição.
Assinale a alternativa correta:
A doença causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi é um problema de saúde a ser enfrentado no país. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, maior o sucesso do tratamento. Ao identificar um paciente com suspeita de infecção aguda, o profissional do Serviço de Saúde deve preencher uma ficha de notificação do Ministério da Saúde. É correto afirmar que a doença em questão é:
Atualmente, a vacina Pentavalente protege contra as doenças difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e as infecções causadas pelo Haemophilus influenzae b. Seguindo o calendário Nacional de Vacinação, o imunobiológico Pentavalente deverá ser administrado na faixa etária: