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Questões de Concurso: Prefeitura de Itatiba SP Professor de Educação Básica PEB II Língua Portuguesa

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No tocante aos sinais diacríticos, julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I - Acento agudo: marca a posição da sílaba tônica e o timbre aberto.
II - Acento grave: marca a posição da sílaba tônica e o timbre fechado.
III - Acento circunflexo: marca o fenômeno da assimetria suspensa.
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Concernente à regra dos compostos, julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I - Os tenentes-coronéis foram recebidos pela autoridade.
II - Os arroz-doces que comemos estavam ótimos.
III - Fizeram poucos-casos dos presentes.
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No que se refere ao uso do “por que”, julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I - Por que chovia muito, cancelamos o encontro.
II - Não querer estudar hoje? Por que?
III - Não entendo o porquê da confusão.
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No que se refere à análise sintática, considere o trecho sublinhado e, ao final, assinale a alternativa correta:

I - As mágoas da infância atormentavam-lhe fortemente (complemento nominal).
II - Ela necessita de sua atenção para concluir a tarefa (objeto direto).
III - De todo aquele episódio apenas restou algo: uma forte decepção. (aposto).
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Assinale a alternativa onde a palavra “exemplares” exerce a função de adjetivo:

I - Ele nunca encontrou tais exemplares.
II - Obtivemos resultados exemplares na avaliação.
III - Ele comprou diferentes exemplares da obra.
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No que se refere à Fonologia, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I - Sempre que uma palavra tiver dígrafo, o número de letras será maior que o de fonemas.
II - Se as palavras terminal em -AM, -EM, - EN(S), tais terminações não são dígrafos vocálicos, mas sim ditongos decrescentes nasais.
III - A letra “H” é chamada de letra etimológica, pois se manteve do latim até o português atual; não representa fonema algum.
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Concernente à classificação das consoantes, analise os critérios abaixo:

I - quanto ao modo de articulação.
II - quanto à zona de articulação.
III - quanto ao papel das cordas vocais.
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